sábado, 16 de abril de 2016

Seja O Motorista da Sua Vida

Seja O Motorista da Sua Vida

Muita gente comenta comigo que a vida anda parada, que as coisas parecem que não estão caminhando como elas gostariam, que o rumo das coisas não é exatamente aquele que eles esperam, que tá difícil encontrar o rumo pra uma vida feliz, com objetivos bem definidos e com a realização dos seus sonhos.
Isso tem sido uma coisa até comum nas conversas que tenho com amigos, conhecidos ou até mesmo com desconhecidos. É muita gente se dizendo infeliz, frustrada ou até mesmo deprimida por achar que a vida está lhe negando grandes oportunidades, que a vida não lhe permite ser feliz por suas próprias vontade.
Mas aí, eu digo, a vida não é justa! Sendo Deus justo, a verdade é que cada um de nós é o senhor da sua vida. Somos nós que fazemos as escolhas, nós que tomamos as decisões, nós que fazemos ou deixamos de fazer algo, nós que estamos no controle de nossas vidas, não existe uma força mística superior que nos joga num abismo ou num poço sem fundo, isso quem faz somos nós.
Por isso mesmo, eu dou como conselho pras pessoas que elas precisam sentar no banco do motorista das vidas delas. Ninguém está aqui no mundo para tomar conta da vida dos outros, apesar de muitas, mas muitas pessoas mesmo ficarem fazendo isso. Mas ninguém vai sentar ao volante da sua vida e vai guiá-la realmente para você, vai no máximo dar umas voltas, mas depois vai abandonar o seu cockpit, pois não vai deixar a vida dele desgovernada por você.
E aí você vai me perguntar: Mas eu não tenho a menor condição de cuidar da minha vida, como eu faço? Vai fazer como todas as outras pessoas, vai ter que aprender a dirigir a sua vida na marra. Algumas pessoas conseguem isso com a maior aptidão, parecem que são natas, nasceram para aquilo, controlam suas vidas na boa. Outros, têm que ralar, precisam sofrer, acabam sendo obrigados a se lascar para aprender a dirigir suas vidas. Mas precisam aprender a dirigir as próprias vidas.
Você pode até achar que não é obrigado a dirigir a própria vida, e não é mesmo. O problema dessa postura é que você dependerá da boa vontade dos outros e deixará sua vida ao bel prazer dos outros, sujeito ao humor e intempéries de cada um a quem você sujeitar sua vida. Isso é extremamente estressante e ruim, além de te deixar sem qualquer condição de questionar as escolhas, afinal, se você que é o maior interessado em decidir sua vida não se empenhou por fazer uma escolha descente sobre o seu destino, porque uma outra pessoa faria?!
Quando me questiono sobre que tipo de pessoa eu sou pra dirigir a minha vida, me considero uma pessoa que teve que aprender na marra a tomar conta, afinal, cometi muitos erros, me meti em várias furadas, já fui pra lugares em minha vida em que achava que não tinha saída, mas nesse caminho até aqui, aprendi que pra quem sabe olhar pra trás, nenhum caminho é sem saída.
Ninguém é infalível, ninguém é certo o suficiente para não cometer qualquer deslize, para não se questionar sobre o caminho, para não ter dúvidas sobre as suas escolhas, mas a principal característica que faz pessoas felizes sobre as suas vidas é que elas não se arrependem de suas decisões. A partir do momento que a decisão é tomada, elas seguem em frente, são capazes de encarar de frente as suas consequências e por isso mesmo, não têm medo de errar, de falhar nas escolhas.
Assim sendo, como disse um grande personagem de nossa história: Grandes poderes vêm com grandes responsabilidades. Nada é mais aplicável ao caso do que essa frase, você precisa ter a certeza de que suas escolhas são capazes de te trazer grandes consequências para a sua vida, por isso mesmo, precisa pensar muito antes de tomar qualquer atitude. Você precisa ser uma coerente com as suas escolhas, não ter arrependimento delas, mas não achar que elas sejam infalíveis, você pode voltar atrás de uma decisão, mas se arrepender da decisão tomada, jamais!
Assim sendo, tome conta da sua vida, seja guardião, protetor, responsável e motorista da sua vida, não ache que alguém fará o papel de guiar sua vida melhor do que você, afinal, ninguém sabe dos seus verdadeiros anseios, das suas verdadeiras vontades, das suas necessidades, melhor do que você. Então, encare o desafio, ser um bom motorista da sua vida é o que é capaz de fazer a diferença entre você ter uma vida medíocre e ter a vida dos seus sonhos. Mas saiba, nada será fácil, nada será como num piscar de olhos ou num passe de mágica, você tem que lutar por isso, querer e fazer por onde. De resto, é levar sua vida sempre rumo a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário