quarta-feira, 6 de abril de 2016

O Que Você Entendeu É Um Problema Muito Seu

O Que Você Entendeu É Um Problema Muito Seu

Não posso ser responsável pelo que você pensa a meu respeito, sobre o que você entende do que eu te falo, muito menos sobre o que você imagina que eu estou pensando. Interpretação de texto é sempre necessária, mesmo que o texto seja uma simples frase dita na hora da discussão como um: Então tá – assim como um texto machadiano, cheio de nuances a serem percebidas, com a sutileza que os mestres das palavras sabem aplicar.
Pois comigo não é diferente, eu tenho o costume de tentar ser o mais simples e direto possível nas minhas falas, textos, colocações e afins. Até meus pensamentos eu tento deixá-los da forma mais simples, pois sei o quanto pensamentos complexos podem causar problemas.
Falo isso, pois por muitas vezes acabo sendo mal interpretado, muitas pessoas acreditam que eu quis dizer algo completamente distinto do que eu estava falando quando me comuniquei com aquela pessoa. Embora eu seja muito irônico em muitos momentos e as pessoas não percebam muito a minha ironia, não é nesses momentos em que as pessoas me interpretam mal, as pessoas me interpretam mal, justamente quando não estou usando da minha ironia, do meu sarcasmo ou do meu deboche.
É assim, simplesmente quando eu estou dando uma mensagem simples e direta as pessoas querem mensagens subliminares, subtextos ou ideias enviesadas, acho que talvez por elas estarem com essas ideias em suas mentes e estarem sugestionadas a ouvirem isso.
Por exemplo, quantas e quantas vezes, alguma mulher já não falou pra mim que achava que eu tava dando mole para ela? Ou mais, quantas e quantas vezes, eu apenas fiz um comentário simples e a pessoa achou que eu estava querendo falar algo com mais malícia ou mais suingue do que realmente eram as coisas que eu disse?
Sim, isso ocorre até com uma certa frequência. Até pessoas que me conhecem muito bem, acabam se confundindo e querendo ver chifre em cabeça de cavalo. Afinal, sou um cara direto, se quero dizer uma coisa diretamente, vou e digo, não me importando muito em disfarçar esses comentários, para evitar que a pessoa se iluda com algo.
Com pessoas que pouco me conhecem, acho até normal elas ficarem na dúvida, pois muitas me dizem que a primeira impressão que tiveram de mim é que eu era sonso, dissimulado ou até mesmo que eu era falso, justamente por eu não ficar muito fazendo rodeios, vai entender. Me acusam de ser assim quando me conhecem, justamente por não saberem que eu não gosto muito dessa coisa de mentiras, ter duas caras ou coisas do gênero.
Sou uma pessoa simples, eu observo a pessoa, tenho a empatia, acabo tendo uma boa impressão e aí passo a gostar da pessoa, gostar do seu convívio, gostar de ter ela por perto, agora, se ocorre o oposto, eu não fico fazendo milongas, eu apenas busco me manter o mais longe possível da pessoa, para não ter que ser honesto com ela e ter que dizer o que penso a seu respeito.
Claro, minha mãe me deu educação, por isso mesmo, evito de entrar em conflitos desnecessários. Nem todo imbecil precisa saber que eu o acho um imbecil, não? Nem todo canalha precisa que a gente diga na cara dele essas coisas. O problema todo é quando a pessoa não se julga essas coisas e fica te oprimindo a emitir uma opinião que seja favorável a ele.
Sou um cara de opiniões fortes, então, não gosto muito de expô-las, pois sei o quanto elas podem causar mal. Já fiz muita gente chorar com minhas palavras sobre elas e ainda, já fiz muitas pessoas repensarem suas vidas ao expor também o que eu pensava sobre a pessoa.
Não, não sou uma pessoa especial, muito menos melhor ou pior do que os outros, sou apenas diferente, mas o que eu quis dizer com isso, é que eu não sou culpado pela forma como cada um interpreta uma coisa ou outra do que eu falo, digo ou penso, afinal, interpretação de texto é de cada um, é pessoal e não me diz respeito.
Contudo, caso, por algum acaso, role alguma dúvida sobre o que eu falei, pensei, escrevi ou qualquer coisa do gênero, é só você vir me perguntar, só chegar em mim e questionar, que não terei qualquer problema em te explicar o que eu quis dizer, acabando com qualquer tipo de mal-entendido ou estranheza para que isso não se torne um problema entre nós.
Assim, concordo com a frase que vi rolando essa semana: Tá faltando amor, mas também está faltando interpretação de texto. E como isso tá faltando, mas não é interpretar como você acha que é o certo, mas sim interpretar o que o outro realmente quis dizer, nem que pra isso você precise perguntar diretamente pra pessoa. Faça isso, vai valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário