quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Prosa X Poesia

Prosa X Poesia

Eu tô diferentão mesmo essa semana, estou escrevendo dois textos por dia, pois estou com tempo livre e também porque estou querendo adiantar os trabalhos aqui no blog para os dias em que não poderei escrever no mesmo, devido as atividades que realizarei neste meu recesso. Então, estou aproveitando que as coisas estão fluindo e estou caindo dentro dos textos, entrando em algumas polêmicas, falando de alguns temas mais sérios, outros nem tanto, mas no fim das contas, o que vale é estar mantendo o foco.
Mas essa semana eu tô meio eficiente e estou fazendo mais crônicas que o normal, quando consigo ter tempo para analisar mais o mundo a minha volta eu acabo conseguindo fazer mais textos assim. Creio que eu não seja um cronista, pois as minhas crônicas saem de mim com muita dificuldade, preciso de muito da minha capacidade para conseguir fazê-lo, concentração, dedicação e empenho.
Já minhas poesias saem com mais facilidade. Talvez, eu seja mesmo um poeta metido a besta, que escreve crônicas de vez em quando, não só para emitir sua opinião, mas para também poder retirar um pouco da sua frustração de só saber contar o mundo em versos. Saber que acho que as poesias acabam me levando a ver sempre o mundo com bons olhos, com mais benevolência e parcimônia, tirando um pouco da crueza que ocorre nas crônicas.
Minhas poesias são sempre líricas, com uma taxa de romantismo e uma pitada de bons sentimentos, que servem para levar ao mundo bons pensamentos, bons fluídos, enquanto que as minhas crônicas são mais secas, realmente são mais críticas, com menos cores, mais duras e isso é até uma característica do estilo. Cada estilo acaba me jogando pra um lado, enquanto nas poesias eu acabo jogando o que tenho de melhor e mais bonito, nas crônicas eu sou mais livre para falar de qualquer coisa, e certos assuntos despertam o que há de mais crítico em mim, me fazem sair do sério, falando coisas que não cabem no lirismo poético.
Por isso mesmo, acabo me forçando a ser escritor e não poeta ou cronista, eu acabo me forçando a ter esses dois lados da mesma moeda, que é essa minha vida de escritor. Queria um dia conseguir juntar as duas características no mesmo texto, conseguir ser mais crítico nas minhas poesias e mais lírico em minhas crônicas. Mesmo sabendo que esse tipo de característica é pros craques das plavras.
Mas estou numa fase crítica mesmo, meu lado cronista está mais aflorado, estou falando de diversos assuntos, diversas polêmicas, diversos temas impróprios para as minhas poesias. Apesar de que, em algumas poesias eu falei de assuntos polêmicos, falei de ménage à trois, de morte, de suicídio, de tantas outras coisas, que realmente acho que estou forçando o meu estilo literário, não querendo me encaixar em rótulos, apenas escrevendo e querendo que as coisas façam sentido para mim e talvez para quem mais se dê ao trabalho de ler meus textos.
Acredito que a vida é cíclica, que nós passamos por momentos que se repetem, até que tem algum acontecimento que nos faz quebrar esse ciclo, nos fazendo evoluir, entrando em um novo ciclo e assim sucessivamente. Que cada ciclo é importante em nossas vidas para a gente aprender, crescer e seguir a diante. É aquele tal de ser sempre a gente mesmo, mas nunca sermos o mesmo. Precisamos nos reinventar, nos permitir crescer, evoluir, sermos mais do que somos hoje (Mas isso é tema pra outro texto). Nunca regredir, sempre avançar.
Isso se aplica em todos os aspectos de nossas vidas, seja na forma como escrevemos textos, seja no amor, seja profissionalmente, seja em nível pessoal, tudo é cíclico e tudo evolui, cabe a nós saber a hora de quebrarmos os ciclos e a hora em que vamos evoluir. Podemos evoluir pelo amor ou pela dor, mas de qualquer forma, em algum momento isso acontece.
Por exemplo, eu hoje sou uma pessoa muito diferente da que eu era há 5 anos atrás, e em termos literários, hoje sou um escritor diferente também, aceitei os desafios. Se antes eu escrevia ocasionalmente, hoje eu escrevo diariamente e me sinto mal quando fico sem escrever. Claro que arrumar tema para escrever diariamente é complicado, ainda mais quando você precisa atualizar o blog e não está com cabeça para isso, mas, nos tempos atuais, as ideias estão fluindo, os temas brotam, escrever está fácil, está tranquilo, está longe de ser penoso ou cansativo.
Conseguiria escrever até mais do que dois textos por dia, mas creio que para ter um bom fluxo de leitura no blog, as pessoas precisam se interessar pelo tema e ter tempo para fazê-lo, então, não adianta lançar mais de dois textos num único dia, com dois a pessoa consegue ler e ficar numa boa, sem se sentir enjoado de mim, do blog ou das minhas ideias e da minha forma de escrever. Então, vou me aproveitar dessa maré, escrever enquanto a minha capacidade e criatividade me permitem, para seguir o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário