segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Feliz Dia Dos Pais

Feliz Dia Dos Pais

Eu acho que ser pai é diferente de ter filho, saca? Realmente vejo diferença, não é só uma questão de semântica, é uma questão de atitude, de vontade, de respeito, de vivência, de hombridade e ainda pro cima, uma questão de humanidade.
Para ser pai, você não precisa ter feito o filho, e o fato de fazer um filho não é certeza de ser pai. Eu, graças a Deus, sempre tive a minha volta grandes exemplos de PAIS, sejam eles naturais, adotivos ou apenas aqueles que estão no lugar certo na hora certa, mas todos eles assumiram o papel que a vida lhes impôs.
Como já disse uma vez, meu pai é sim o meu principal modelo de pai, embora com algumas críticas, achando que algumas coisas poderiam ser diferentes, sei que ele fez e faz o melhor que ele pode por mim e pelos meus irmãos, mas não só por eles, fez também pelos sobrinhos e pelos agregados da família.
Foi através do meu pai que eu aprendi diversas coisas, aprendi a ter amor pela família a cima de tudo, que sacrifícios são necessários pelo bem dos filhos, que um pai não precisa ser necessariamente o homem da casa, que para você ser pai é preciso muito mais que apenas o nome na certidão, ser pai é se fazer presente.
Quando você pergunta para um filho quem é o seu maior herói, todos dizem que é o seu pai, não é? Pois comigo não é diferente, meu pai é sim o meu herói. Não somente por ter feito e ainda fazer de tudo pela minha felicidade e dos meus irmãos, mas também porque ele me ensinou diversas coisas importantes, que me fazem ser o homem que eu sou, porém, acima de tudo, meu pai me deu gostos especiais.
Desses gostos especiais, posso destacar alguns, como por exemplo, meu pai me ensinou a amar a minha família acima de tudo, além disso, me ensinou a ser Flamengo (não, ele nunca me obrigou, em alguns momentos eu até desconfie que ele até torce contra o nosso time), me ensinou a ser Mangueira (novamente, sem me obrigar, apenas me fez me apaixonar, ao mostrar como ele enxergava o samba da verde e rosa), me ensinou a gostar de boa música (como eu me lembro dos fins de semana de manhã, quando ele colocava seus LPs de diversos  ritmos musicais, o que me fez ter um excelente gosto musical até hoje), me ensinou a gostar de comer bem, mesmo que de forma simples (quantas vezes comi lanche surpresa – pão com queijo e Coca-Cola  - ou então gororoba – mexido de linguiça, ovo e farinha, que é sucesso até hoje), me ensinou a gostar de cerveja (adorava bancar o adulto quando ele tava bebendo a cerveja dele e me deixava dar uma bicada na dele), me ensinou ainda a curtir esportes (seja comigo praticando ou apenas como espectador)...
Meu pai me ensinou realmente muitas coisas boas, coisas que me forjaram a ser o homem que sou hoje e me foi um modelo de como se deve ser um pai, mas acima disso, como é ser um homem, de verdade, daqueles que assume a sua responsabilidade e não se deixa abater pelas adversidades da vida, e encara tudo isso de peito aberto, sorriso no rosto e disposição.
Quando eu tiver meus filhos, espero ser pros meus filhos ao menos 10% do pai que meu pai foi pra mim e pros meus irmãos, quero poder ser o modelo e o exemplo que eles venham a precisar, quero poder ensiná-los a ouvir boa música, a apreciar boa comida, a beber boas cervejas, a serem Flamengo e Mangueira, a curtirem esportes, mas acima de tudo, eu quero ensiná-los a serem pessoas de bem, seres humanos descentes e cheios de respeito e amor ao próximo, pois essas foram as maiores lições que recebi do meu pai.
Como eu disse, tenho o prazer ainda de conviver com diversos outros pais em minha vida, como o meu avô materno, que embora os pouco mais de 11 anos de convívio, ainda assim pude aprender muito com ele, como meu avô paterno eu aprendi que a vida é pra ser vivida com muita leveza, com muita alegria e simpatia, tive ainda meu tio e padrinho, que embora nunca tenha sido pai biológico, sempre foi um paizão, estando sempre disposto a nos ensinar que a vida embora muito dura, sempre nos daria motivos para sorrir. Convivo ainda com meu tio Cristóvão, que é um homem impressionante, o único capaz de sair com 8 crianças endiabradas, cheias de energia e vontade de brincar, fazer elas se divertirem e ainda assim, manter a ordem e a segurança de todos.
Além deles, tenho me cercado de uma nova geração de pais, sejam eles primos, amigos, compadres... Cada um deles me dando lições de como a paternidade nada tem a ver como laços sanguíneos, mas sim é uma profissão que muitos são selecionados, mas poucos são aqueles que realmente preenchem os pré-requisitos, poucos são aqueles que realmente podem hoje ser chamados de pais, podem hoje ter comemorado esse dia, sem qualquer dúvida, sem qualquer senão.
Agradeço a todos vocês, que me inspiram cada dia mais e mais, que me mostram que eu realmente pretendo um dia passar por essa experiência, de poder ser pai, de poder assumir essa missão de ser responsável por guiar alguém desde os seus primeiros movimentos fora da barriga da mãe, até o seu desenvolvimento pleno, até que meus filhos se tornem pessoas que me darão muito orgulho e mais, que sejam realmente pessoa que me façam querer dizer para todo mundo, que sou o super-herói deles.
Para todos os pais, um grande beijo, sejam vocês quem forem, estejam vocês aonde estiverem, saibam que não consideramos fácil a missão de vocês, mas tenham certeza que vocês merecem todas as glórias e todos os méritos por nos tornarem, ou melhor, forjarem quem somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário