terça-feira, 2 de agosto de 2016

Saiba O Seu Valor, Mas Não Tenha Preço

Saiba O Seu Valor, Mas Não Tenha Preço

Eu ando numa fase meio crítica em relação aos pensamentos alheios, refletindo muito sobre o que andam pensando, falando, postando e acima de tudo, fazendo as pessoas a minha volta. Pra variar, as pessoas me veem com alguma aura mágica quando o assunto é relacionamentos, acham que eu tenho uma visão mais coerente com a realidade, embora elas se choquem com os meus pensamentos nada ortodoxos sobre os assuntos. Eu, particularmente, sempre julguei minhas ideias sobre relacionamentos totalmente normais, sem quaisquer necessidades de exaltações e muito menos dignas de serem consideradas exemplos a serem seguidos ou ainda que merecessem serem ouvidas pelos outros.
Apesar disso, conversando com uma amiga minha ontem, ela veio me questionar sobre o seu relacionamento, pois ela por muito tempo ela ficou com um cara e o mesmo a enchia de mimos, fazia-a se sentir uma mulher diferente das outras, mas que ao meu ver, nunca houve amor entre eles. Nunca mesmo, pois o cara sempre a exibiu como um troféu e nunca a tratou como sua companheira, sempre fez questão de dar um preço a ela, nunca valor. E aí é que está o grande problema do relacionamento deles e de vários outros relacionamentos hoje em dia, as pessoas dão preços as outras e não valor.
Me questiono, se é isso que nossa sociedade está pregando, pessoas que tenham preço e não valor. Pergunto isso, pois ela se sujeitou durante anos a esse relacionamento, em nome de uma estabilidade que ele dava pra ela. Sendo que ela, em teoria não precisava mesmo se submeter a ele, não mesmo, afinal, o cara não agregava nada de bom a ela, não dava a ela qualquer valor, apenas preço.
Eu acredito que todas as pessoas têm algum valor nesse mundo, mas nem todo mundo tem um preço, embora algumas pessoas façam questão de que isso ocorra. O problema maior é que algumas pessoas acreditam nesse preço dado por outras pessoas a elas. E aí se apegam a esses preços, sem nem ao menos perceberem que valem muito e muito mais.
No caso dessa minha amiga, ela se sujeitou ao preço que o namorado dela deu a ela, ele não valorizava que ela é uma boa amiga, que ela é engraçada, divertida, sabe contar boas piadas, têm gostos super interessantes, gosta de boa música, consegue conversar e emitir opinião sobre diversos assuntos, é uma mulher interessantíssima, contudo, ele não vê isso, só vê o que ele enxerga com seus olhos de garotinho mimado, não consegue ver que ela é muito mais que um rosto e um corpinho bonito, que ela tem conteúdo e isso vale muita coisa quando o assunto é relacionamentos.
Você precisa valorizar as pessoas a sua volta, saber o que realmente elas têm de valor nesse mundo, não deem preço as pessoas, agreguem valor a elas, façam com que elas sejam mais e mais do que são, abram espaço para elas brilharem, não as subestimem, não tratem-nas como mercadoria e muito menos como se elas pudessem ser compradas.
Daí eu me pergunto, de que adianta você ter uma mulher só para você exibir?! Se você não pode dialogar com ela, não será uma experiência agradável, você apenas terá um bibelô e não uma companheira. Isso se aplica as mulheres também, pois a recíproca é verdadeira, entende? Se você não valoriza a pessoa ao seu lado, ela vai acabar buscando o seu devido valor em outro lugar.
Voltando a falar dessa minha amiga, ela concordou com as minhas loucas ideias sobre relacionamentos, aliás, ela faz isso há anos, acho que há quase 15 anos já, ela sempre acaba concordando comigo sobre seus relacionamentos, mas eu nunca digo pra ela que ela deve terminar um namoro, apenas a faço se lembrar que ela vale mais do que o valor que ele tá dando pra ela.
Acho que no fim das contas isso que importa, a gente tem que saber qual o nosso valor e mostrar ao mundo que temos um valor e não um preço. Que as pessoas podem ser gratas por nos terem em suas vidas e não tentarem comprar a nossa presença. Mais vale uma pessoa que curte a nossa companhia pelo que a gente é, do que alguém que queira impor a sua vontade a nós, por julgar que temos um preço.
Acredite mais em si mesmo, não se deixe enganar, você vale muito mais do que qualquer pessoa pode te atribuir de preço, nada paga o caráter, a dignidade e a sua integridade. Você ter uma consciência limpa não tem valor, você estar com alguém por gostar da companhia, pelo companheirismo, isso tudo é o mínimo e é bom demais. Quando você passa a estar com alguém por interesses financeiros ou ganhos pessoais, além das coisas básicas de um relacionamento, isso é uma merda.
Minha amiga disse que não vai mais aceitar que o cara não a valorize, que ela é uma mulher realmente linda, que não vai mais ter que se matar pra ficar em forma, ou gastar horas no cabeleireiro, ou então, passar horas levantando ferro na academia. Ela tem duas faculdades, não precisa do corpo pra sobreviver. E o homem que quiser ficar com ela, vai ter que entender isso, que ela não é uma bonequinha de luxo, ela é uma mulher, que tem sonhos, ambições e quer ser feliz hoje e sempre.
Espero que mais mulheres entendam isso, que elas podem mais, que elas são mais, afinal, a beleza um dia vai embora, se perde o viço e a juventude, mas fica o caráter, a dignidade e a integridade, e se esses conceitos não forem bem reservados, bem cuidados, todos eles terão um preço e não valor, aí já viu, né? Então, valorize-se, não deixe ninguém te dar um preço, mas exija o seu valor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário