quarta-feira, 9 de março de 2016

Você Não É O Centro Do Mundo

Você Não É O Centro Do Mundo

O mundo é um lugar realmente bizarro. As pessoas agem como se fossem as únicas capazes de merecerem glórias, benesses e afins. Parecem ter o rei na barriga, que eles são o Romário: aquele que Deus olhou lá de cima e falou, desce lá e vai ser grande. E muitas pessoas realmente acreditam nisso e fazem de tudo para que o mundo a sua volta seja e muito, o seu parque de diversões.
É impressionante mesmo isso, pois as pessoas realmente acreditam que as outras são inferiores ou indignas de glórias. Muita gente é no estilo que tudo tem que ser do seu jeito, mudam de opinião, de posição, de palavras, de caráter, de atitude, tudo isso, para que saia sempre beneficiada de tudo, sem qualquer ônus.
Nunca reparou nisso? Não estou falando de pessoas meramente egoístas não, estou falando de pessoas que se julgam realmente as pessoas mais importantes, que o mundo realmente gira em volta do seu umbigo, ou mais ainda, que todo o universo gira em torno de si. Daquelas pessoas que acham que todos devem servi-lo, agradá-lo e cuidar de seus mandos e desmandos.
Eu não consigo lidar bem com essas pessoas, me causa uma certa ojeriza, talvez por eu saber que eu tenho muita personalidade e não gosto de ser mandado por qualquer um, ainda mais, quando a pessoa não tem porque de mandar em mim. Além disso, tenho outra dificuldade, eu acho que quem pensa que é melhor que os outros, o faz por ser na verdade uma pessoa com poucas capacidades de realmente ser reconhecido por suas qualidades e tenta impor essa situação na marra.
Aliás, é curioso, porque acho que as pessoas acabam sendo magnetizadas pelas outras, justamente por essas pessoas demonstrarem qualidades, poder de liderança, capacidade de serem admiradas, de terem personalidade, aquelas pessoas chamadas de líderes natos, aqueles que lideram por opção e não por imposição, é uma coisa natural e não uma obrigação que ele seja o líder.
Muitas vezes acabamos sendo obrigados a lidar com pessoas assim em nosso ambiente de trabalho, pessoas que acabam fazendo da nossa vida profissional um inferno, a ponto de nos questionar se vale a pena continuar ou não naquele ambiente.
Claro que essa não é uma tarefa simples de se julgar, afinal, na atual conjectura do país, estar empregado por si só, já é um diferencial para qualquer um, que nos faz aceitar engolir alguns sapos, sem pestanejar, já que precisa manter seu emprego para pagar seus compromissos, o que nos força sempre a reconsiderar quando pensamos em largar tudo.
Fica claro pra mim, que essas pessoas agem assim não por ego, mas por inabilidade social mesmo, é muita incapacidade de conviver bem com outras pessoas, justamente por achar que todos estão ali apenas para lhe agradar, não se importando se essas pessoas desejam ou não agradá-los.
No mundo corporativo isso acontece com muita frequência, pois ali o mundo é de animais ferozes e vorazes, onde é cada um por si e que se dane o mundo, mas nos outros ambientes, isso não é muito apropriado, as pessoas tendem a se ajudarem, ainda mais quando o seu trabalho exige muito da equipe como um todo e não tem como ter muito individualismo.
O individualismo nessas pessoas não chega a ser algo surpreendente, é apenas uma forma deles chamarem a atenção para que sejam notados por todos, uma coisa fútil, sem qualquer utilidade prática para o indivíduo no ambiente de trabalho e muito menos ainda para os seus colegas de trabalho.
Sou um cara muito de boa, quem me conhece sabe disso, ainda mais no ambiente de trabalho, gosto de deixar o ambiente leve, pois já aprendi, que gente feliz não enche o saco e trabalha melhor. Ocorre, que muitas vezes, tive que aprender da maneira mais difícil que nem todo mundo pensa assim, que muitas pessoas pensam que só elas merecem um lugar ao sol e não importa se você fez mais por merecer que ela uma promoção ou algo assim, ela vai dizer que aquele lugar era dela, de fato e de direito, afinal, o mundo conspira para que essa pessoa seja a única a ser feliz nessa vida.
Fujo de problemas em ambiente de trabalho, acho que já passamos por várias coisas no mundo, que faz com que ter que lidar com um ambiente de trabalho carregado, com problemas de relacionamento por conta de picuinha dos outros, isso é péssimo. Busco sempre a felicidade, até mesmo no mundo corporativo.

3 comentários:

  1. Infelizmente meu amigo no meu ambiente de trabalho têm umas pessoas que se acham e não sabem o que é a palavra "leve" no trabalho. Mas o meu truque para passar o dia, é simplesmente procuro o que fazer sem ter tempo para bater boca.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente é o melhor a se fazer, minha amiga!
      É complicado isso, mas a gente tenta!

      Excluir
  2. Infelizmente meu amigo no meu ambiente de trabalho têm umas pessoas que se acham e não sabem o que é a palavra "leve" no trabalho. Mas o meu truque para passar o dia, é simplesmente procuro o que fazer sem ter tempo para bater boca.rs

    ResponderExcluir