domingo, 6 de março de 2016

A Vida É Uma Montanha Russa

A Vida É Uma Montanha Russa

O mundo dá voltas mesmo, as coisas acontecem sem a gente nem perceber, nessa montanha russa que chamamos de vida. Num dia você tá por baixo, noutro você tá por cima, numa hora você está indo em linha reta, na outra tá fazendo zigue zague, em determinado momento tem um giro de 180º e por aí vai.
Essa semana foi muito louca pra mim, pois estava me abrindo para uma pessoa, e de repente tudo mudou, não foi nada do que eu estava pensando, afinal, me obriguei a me abrir pra essa pessoa e logo depois acabei me dando mal. Mas é aí que vem a graça da vida, a gente não está no controle dela, como sempre julgamos, muito pelo contrário, a gente simplesmente acaba sendo levado pelo destino.
A vida é tudo aquilo que vem no meio entre o nascer e o morrer. Chega a ser uma afirmação meio boba, mas ao analisar essas coisas de uma forma menos boçal, se pegando realmente para analisar essa assertiva, você sai do lugar comum e começa a pensar o que é a vida realmente.
A montanha russa chamada vida, é diferente das montanhas russas que conhecemos, nela, não sabemos o final, só sabemos o que já passou, não sabemos se vai acabar bem, se vai acabar mal, não sabemos nem quando ela vai acabar. Ou seja, você só vê no máximo o que está acontecendo no exato momento, o que virá no futuro, você nunca sabe.
Na vida só temos duas certezas: Morte e Impostos. O resto é apenas o acaso. É a manifestação de coisas que não prevemos que não sabemos e ainda por cima, que não temos controle. Vão falar que eu estou variando, que eu sempre digo que somos nós que fazemos o nosso destino, mas é uma coisa louca mesmo, a gente faz o nosso destino, até onde o acaso nos permite fazê-lo.
É como aquele caso em que você está afim de arrumar alguém, sai, vai pra lugares interessantes, convida pessoas para sair com você e nada acontece. Daí, de uma hora para outra, quando você já está desesperançoso e desistiu de procurar, você tá comprando um podrão no boteco da esquina e como que por um passe de mágica, você acaba encontrando alguém muito interessante para você, totalmente sem influência sua, só por obra do acaso.
O que eu quero dizer, é que você tem poder para mudar certas coisas no seu destino, por exemplo, você nunca vai conhecer alguém deitado na sua cama, enfurnado no seu quarto, no escuro, você precisa sair, conhecer e ver gente, mas a pessoa certa só vai aparecer quando o acaso permitir.
Essa coisa toda é muito esquisita, mas ao mesmo tempo é excitante, vibrante e revigorante, afinal, você não precisa mesmo saber o caminho para conseguir chegar ao final de uma corrida, certo? Você apenas vai correndo, correndo e se achando pelo percurso. Assim também é com a vida, a gente vai dando um passo de cada vez.
Uma vez, um sábio, que agora não me recordo o nome, disse que a vida se assemelha a um rio, onde o rio só é aquele rio naquele instante que você olha, quando você torna a olhar, ele já mudou, já é outra coisa, completamente diferente. A vida também é assim, você vivencia o momento, aquele instante, não tem como antecipar as coisas. Só lhe é permitido viver aquele exato momento, você não viverá nunca no futuro, pois a sua vida será sempre no presente.
Saiba viver bem a sua vida, não se deixando enganar por falsas promessas de destinos. O seu destino é certo, você pode mudá-lo, mas só se o acaso permitir. Seja o que você acredite ser o acaso, ele é poderoso, cheio de força e em certos momentos ironia. E é sempre importante saber como lidar com o acaso.
Existem pessoas que se desesperam, não aceitam as decisões do acaso, outras se resignam, mas algumas procuram aprender com o acaso e buscar tirar o melhor proveito dele. Pessoas otimistas sempre conseguem ver o lado bom até de coisas ruins. Como por exemplo, quando você é demitido do emprego em que você estava estagnado e isso te obriga a mudar sua vida, buscando um outro emprego. Logo depois, você é contratado para um emprego muito melhor, que realmente te realiza. Ou ainda, quando você termina um relacionamento que você julgava ser com a pessoa dos seus sonhos, mas que com o passar do tempo, depois, você vê que não era bem aquilo e logo em seguida você arruma uma pessoa que é sim a sua alma gêmea.
O acaso é cheio de truques, segredos, ironia, mas acima de tudo, o acaso é justo, ele vai te por sempre no caminho para ser feliz. Mesmo que você não seja capaz de perceber isso na hora, quando daqui algum tempo você olhar para o rio, vai perceber que as águas que passaram, só serviram para te preparar para as águas que agora você está navegando.
Curta a viagem, aproveite o passeio, curta a sua montanha russa, sem pensar no fim, viva apenas o caminho, sem se preocupar com o que está por vir, apenas aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário