quinta-feira, 24 de março de 2016

Chega De Falar De Política

Chega De Falar De Política

Nada contra política, até porque é uma das ciências que mais gosto e valorizo, ela está em nossas vidas em todos os aspectos, política é a arte de se relacionar com os outros, para que alcancemos um objetivo comum maior. Política da boa vizinhança, do bem-estar social, antidrogas, política pessoal, política propriamente dita... Todas essas formas de política envolvem a nossa vida.
Mas estou cansado dessa postura de nós contra eles que se criou, de qualquer forma, você acaba sendo o vilão para alguém, independente da sua posição, mesmo ela sendo coerente e bem embasada, o que conta na verdade é a opinião de quem está te julgando e aí, cairá para essa pessoa a imagem de herói ou vilão que você terá.
Não me cansei da política, afinal, acho ainda que essa é a única forma de se organizar o Estado Democrático de Direito, contudo, me cansei de expor minhas opiniões e também de ler a dos outros. Estou abdicando do meu direito de demonstrar o que penso pelo bem da minha sanidade mental.
Quando você defende causas impopulares como os direitos humanos, o Estado Democrático de Direito, as minorias, o bem-estar social, igualdade de gêneros, liberdade sexual e tantas outras causas que vão contra o senso comum, você acaba sendo tachado de chato ou até mesmo de ignorante ou de inimigo.
Cansei de ler opiniões políticas contrárias as minhas e simplesmente ignorar o que as pessoas estavam falando, somente pelo bem da amizade e do convívio com a pessoa. Muitos amigos meus, bem próximos não pensam como eu e nem por isso acho eles pessoas piores por isso, acho apenas que eles possuem uma outra experimentação do mundo, afinal, cada um tem uma experiência com o mundo, pois somos únicos e a vivência que temos é única.
Assim sendo, não vejo mais como necessária a minha exposição de ideias sobre política, sobre a situação do país, ou até mesmo sobre a justiça do país, meu campo de formação e minha fonte de renda.
Eu observo as coisas e noto que acima de tudo, está faltando amor. Amor ágape. Amor fraternal, amor pelas pessoas em geral. Amor que se traduz com respeito mútuo, com empatia, com solidariedade, com fraternidade, com querer bem, com desejo de justiça, com alegria em ver todos bem... Esse tipo de amor está cada vez mais escasso.
MV Bill fala em uma música assim: “(...) Fechar a boca e não expor meus pensamentos/Com receio que eles possam causar constrangimentos/Será que é isso? Não cumprir compromisso/Abaixar a cabeça e se manter omisso/A hipocrisia, a demagogia se entregue à orgia/Sem ideologia, a maioria fala de amor no singular/Se eu falo de amor é de uma forma impopular (...)” – Me vejo na mesma situação hoje, prefiro me calar a causar constrangimentos, mas sei também que o amor a que me referi antes, é totalmente impopular, por isso mesmo, prefiro parar por aqui meus relatos políticos e voltar a me dedicar a um assunto mais agradável aos corações em geral, falar de temas água com açúcar, coisas pouco controversas.
As pessoas estão muito irredutíveis em seus discursos, tanto para um lado, quanto para o outro. Num país com proporções continentais e com tantos político, partidos e líderes, não é de surpreender que as maiores empresas do país pagassem propinas para ver seus interesses respeitados, o que me causa real estranheza é a postura das pessoas que acham que corrupção tem um único rosto, um único partido ou uma única forma de ver o mundo.
Corrupção é realmente democrática, ataca em homens ou mulheres, heteros ou homos, altos ou baixos, esquerda ou direita e por aí vai, a corrupção em nosso país está endêmica, a ponto de as pessoas torcerem até para quem cometa crimes, desde que esses mesmos crimes sirvam para ajudar a por outros criminosos na cadeia.
No Estado Democrático de Direita, você precisa sempre zelar pelo bem do Estado, querer que o Estado seja soberano, que suas leis sejam respeitadas e aplicadas a todos e por todos, sendo assim, não basta a um agente do Estado parecer honesto, ele realmente precisa ser honesto, não podendo pairar sobre ele qualquer suspeita de parcialidade, de desonestidade ou de benefício próprio, seja o agente um Juiz, um Político ou um Funcionário Público, o Estado tem responsabilidade civil objetiva, que lhe imputa responsabilidade direta sobre os atos praticado por seus agentes, criando a sensação de credibilidade necessária para que a sociedade permaneça unida.
Quando o Estado se corrompe e suas instituições se mostram deterioradas por conta disso, não há mais o que se falar sobre divisões, lados ou facções, o que se deve perceber é que o povo todo perde com isso, o povo todo sai prejudicado, desde os mais poderosos até os mais fragilizados. A partir do momento que você só enxerga a coisa de uma maneira unidimensional, você acaba esquecendo o todo o macro, a realidade como um todo.
Perguntei a um amigo o que fazer depois que tirar a Dilma da cadeira de presidente, diante do panorama em que todos os que estão na linha sucessória também estão envolvidos em denúncias de corrupção e a oposição também está corrompida. Ele simplesmente me respondeu que lidaríamos com um problema de cada vez.
E a minha diferença de pensamento em relação aos outros é essa, eu vejo o Macro, vejo além da Dilma, vejo que o problema está justamente no nosso sistema político, num esquema onde todos os poderes se interligam e não dão a real autonomia de um em relação aos outros, quando deputados vendem votos para ajudar a passar uma emenda do Presidente, ou quando o Presidente nomeia um Ministro de um tribunal superior ou quando os congressistas sabatinam um ministro ou ainda, quando esses ministros vão julgar os processos das pessoas que lhes deram o cargo... Esse sistema está errado, está falho, causa interdependência, onde a autonomia não existirá.
Entenda, não estou defendendo nenhum dos partidos, nenhum dos políticos e muito menos, nenhum dos lados, hoje, pra mim, todos são errados, todos são farinha do mesmo saco. Apenas, vejo o problema como algo ainda mais profundo, não acho que a alteração de A ou B seja a solução, acho que a questão é se de a A a Z, são corruptos, usemos novas letras, usemos o alfabeto grego, se também não der certo, passemos para os números, o importante é trocar o paradigma, alterar os personagens, modificar a forma como a política é feita em nosso país.
Temos que acabar com o atual Status Quo, onde não temos a chance de acabar com a corrupção pois os personagens se misturam com o problema, assim, ou mudamos o nosso sistema político, diminuindo o número de personagens, redefinindo os seus papéis e ainda assim será necessária a reforma política e um novo pacto federativo para que o nosso país volte aos trilhos.
Então, essa é a última vez que pretendo falar sobre política aqui nesse espaço e aguardo que todos entendam e possam compreender essa minha decisão, afinal, embora um grande apaixonado por política, sou ainda mais apaixonado pelos meus amigos, pela minha família, pela minha vida e pelas pessoas que me cercam, sendo assim, prefiro manter o foco nas coisas boas e não nas ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário