domingo, 27 de março de 2016

Feliz Páscoa

Feliz Páscoa

Páscoa é um período extremamente feliz para nós católicos, momento em que se concretizam os desígnios do Pai através da ressurreição do Filho, quando o sepulcro fica vazio e Jesus vence a morte e rola a pedra para retornar ao convívio dos seus. A Paixão de Cristo é a passagem bíblica mais marcante para mim, pois mostra ali o quanto Deus nos ama, nos ama tanto, que permitiu que seu Filho amado sofresse todas as agruras por nós, para nos redimir de nossos pecados e nos conduzir a vida eterna, através da nova e eterna aliança que é Cristo. E o que nós fazemos com essa benevolência divina?
O período da Quaresma, culminando com a festa da Páscoa, é um período de reflexão, de introspecção, onde precisamos meditar sobre a nossa vida, sobre nossas escolhas, sobre nossos caminhos, onde nos é permitido um recomeço, uma ressureição em Cristo. Deus nos permite renascer novamente a cada Páscoa, para que sejamos pessoas melhores, pessoas de bem, pessoas valorosas, pessoas de bom coração, pessoas que pensam no próximo, pessoas que querem um mundo melhor, pessoas mais santas, pessoas de Deus.
Ocorre, que muitos de nós, estamos virando as costas para tudo isso, deixando de lado a benevolência divina e aproveitando para nos jogarmos mais no mundo, nos esquecendo do sacrifício divino na Cruz. Viramos de costas para os ensinamentos, esquecemos que Ele nos mandou amar ao próximo como a nós mesmos, propagamos o mal, mentimos, maltratamos, afastamos os outros, pensamos cada vez mais em nós, queremos acumular cada vez mais riquezas, esquecemos os escrúpulos, nos tornamos indiferentes, esquecemos os ensinamentos de Cristo.
Que você não seja católico, muito menos cristão, mas você sabe o que essa festa significa e conhece os ensinamentos de Cristo. Eu não sou daquelas pessoas que julgam que só a sua religião está certa, muito pelo contrário, eu acho que o importante é você ter fé, acreditar em algo maior que nossa compreensão, que seja capaz de nos dar sentido à vida, pregando o bem, o amor e a justiça, tirando isso, se você acredita em Buda, Maomé, Vishnu, em um Deus Sumério, Jah, Fadas, Gnomos, Odin, Zeus ou qualquer outro tipo de divindade, isso de nada me importa, o que me importa é você querer fazer o bem, conhecer os ensinamentos de bondade, de fraternidade, de união, de amor, de paz e harmonia.
Então, se você sabe quem é Cristo, entende os seus ensinamentos, sabe que a humanidade está cada vez mais de costas para o seu simbolismo, para o que Ele significa. Entenda, não falo com isenção, eu mesmo em diversos momentos acabo me virando de costas para a Cruz. A questão é, nós, Católicos, acreditamos plenamente na ressureição em Cristo, sabemos que através dEle, nossos pecados serão redimidos e nós também renasceremos.
Mas o que significa o renascer em Cristo? Renascer em Cristo é você, literalmente, nascer de novo, começar nova vida, dar um reboot no que você era e se tornar novo ser. E um novo ser em Cristo, alguém que tem Jesus dentro de si, que é capaz de abandonar velhos hábitos ruins e passar a praticar o bem, a praticar uma nova vida.
Na Páscoa passada, eu estava em uma situação totalmente diferente da minha vida, estava meio perdido, meio errático, depressivo, desestimulado, desacreditado na vida, acreditando que nada na vida podia mais dar certo para mim. Rezei muito para voltar a me encontrar, voltar para o caminho, entender o meu plano nesse mundo, parecia até que eu era o personagem da música Crucifixo, quando realmente, um dia, como que de repente na parede eu vi, Ele abrindo os braços para mim e alguma coisa em Seu olhar, mudou tudo dentro de mim.
E desde então, eu realmente renasci, ressurgi em Cristo, mudei hábitos, alcancei novos objetivos, alterei minha vida, abandonei o que eu era antes, para ser uma nova pessoa. Poucas pessoas conseguiram perceber a diferença, afinal, não sou exemplo de santo, não me julgo uma pessoa especial, daquelas com o dom da palavra e da oratória, não sou daquelas pessoas que ao passar, enchem o lugar de graça, nem sou daqueles que consegue irradiar a glória de Deus, mas eu sou um servo de Cristo, abnegado, com um grande coração, capaz de cometer diversas falhas, mas que confia no perdão divino.
Sou devoto de São Pedro, figura incontroversa para muitos, mas que pra mim, justamente é a sua controversa figura que me atrai. Pedro foi capaz de sacar espadas para lutar pro Cristo, mas também foi quem Lhe negou 3 vezes, foi quem repreendeu Jesus por querer seguir o caminho da Cruz e também quem quis Lhe erguer 3 tendas para que Ele pudesse ficar mais tempo com Elias e Moisés no alto do monte, foi aquele que quase se afogou ao tentar seguir Cristo caminhando sobre as águas, mas foi também sobre ele que Jesus ergueu sua Igreja. Pedro é santo por ser homem, por ser humano, por saber errar, por saber buscar a santidade, afinal, os santos também foram homens de pecado.
Assim sendo, num momento como esse, onde podemos Renascer, nos fazer de novo, nos recomeçar, que coloquemos a mão na consciência, abandonemos os hábitos que nos tornam indignos, retiremos de nossas mentes os pensamentos que nos tornam ruins, neguemos as nossas atitudes que nos afastam do amor, da paz, da fraternidade, da alegria, da humanidade, da verdade, da vida, do convívio com os outros, dos ensinamentos de Cristo, pois só assim, poderemos construir um mundo melhor.
Que nessa Páscoa, a morte de Cristo não tenha sido em vão, que você tenha a chance de recomeçar, que você possa abandonar o seu antigo ser, aquele cheio de pecados, cheio de erros e se erga do sepulcro junto com Ele um novo você, alguém capaz de trazer ao mundo mais coisas boas, mais motivos para alegrias, sorrisos e felicidades. Que você saiba usar a Cruz como guia. Tenha uma ótima ressurreição, aproveite a oportunidade que você está tendo, de nascer de novo e se faça uma pessoa melhor. Amém!

3 comentários: