terça-feira, 8 de março de 2016

Rainhas: Codinome Mulher

Rainhas: Codinome Mulher

Hoje seria muito simples falar das mulheres, afinal, é o dia internacional delas. Se eu fosse simplesmente pegar e rasgar elogios aqui, seria uma coisa piegas e não combina muito comigo isso. No mais, eu admiro muito as mulheres, tenho uma simpatia grande por elas, além de ter esse respeito, por conta da força, da luta, mas isso sem nunca perder a ternura, o carinho e a compreensão de mãe.
Por falar em mãe, tenho certeza que a minha é a pessoa responsável por eu ter todo esse fascínio com as mulheres. Minha mãe é a pessoa mais forte que eu conheço, ela se assemelha a flor do deserto, é linda, delicada, mas aguenta as piores intempéries, se mantendo firme, inteira, bela e imponente, assim também é minha mãe, uma mulher que já enfrentou muitas batalhas em sua vida, criou três filhos, comandou nossa família e ainda hoje, ainda encara as batalhas diárias e ainda assim mantém sua ternura e sua sapiência.
Minha mãe forjou o modelo de mulher que eu admiro e o tipo de mulher que eu quero para mim. Não curto mulheres dondocas. Quando a mulher vem pra mim com papo de que homem é quem sustenta a casa, eu fico com vergonha alheia, de verdade, afinal, dentro da minha casa, minha mãe sempre ralou muito para segurar as barras da casa.
Não, meu pai não é um encostado, muito pelo contrário, é um homem de quem me orgulho muito, mas ele soube entender que na dinâmica familiar a minha mãe é a viga mestra, ela é quem sustenta a família inteira, mais emocionalmente do que financeiramente, mas essa parte, ela também ajuda muito, mantendo-nos num padrão financeiro compatível com as nossas aspirações.
Mas voltando ao assunto, minha mãe é símbolo de força, sabedoria, mas ainda assim, é a certeza de que eu tenho de que a mulher é o sexo forte sim. Ela me fez ver tudo o que as mulheres são capazes, me fez valorizá-las, respeitá-las, admirá-las e acima de tudo, amá-las. Acima de tudo, aprendi com a minha mãe a sempre valorizar as mulheres além da sua beleza. Não curto mulheres que têm dom pra Amélia, aquelas que só querem cuidar da casa, aprendi com a minha mãe que uma mulher molda um homem, que uma mulher é capaz de fazer um homem ser ainda mais, além da sua capacidade inicial.
E é isso que eu procuro numa mulher para mim. Falo para todas as mulheres que entram na minha vida, que é difícil ser uma imagem tão forte quanto a minha mãe. Você pode estar se perguntando hoje se eu não sou um filhinho da mamãe, que tem complexo de Édipo e tal, mas já corto logo essa sua ideia da cabeça, não tenho essas ideias sobre a minha mãe, não a idealizo como mulher ideal pra mim, apenas aprendi com ela o que é uma mulher.
A mulher ideal pra mim não tem que se parecer fisicamente com a minha mãe, até porque essa mulher se pareceria muito comigo, afinal, tenho muito dos traços da minha mãe, mas sou vidrado na personalidade da minha mãe, uma mulher de bem com a vida, inteligente, batalhadora, engraçada, simpática... Ela têm defeitos também, ela é cabeça dura, é turrona, difícil de se convencer do contrário, mas são coisas fáceis de se relevar diante de tantas qualidades. Acho que a minha mulher tem que ter essas qualidades também.
E isso é engraçado, porque você se espelha em quem está por perto, certo? Eu me espelho em minha mãe, ela me faz querer ser sempre mais do que eu sou, ela me olha com olhos de mãe, claro, mas esse olhar que ela me lança, me faz realmente ser aquela pessoa que eu vejo refletida nos olhos dela, por conta dela, supero medos, encaro desafios, busco ser sempre uma pessoa melhor.
Eu tenho várias heroínas na minha vida, minha mãe é a maior delas, mas tive grandes professoras, que me mostraram também que eu poderia ser uma pessoa melhor. Minha madrinha, minhas tias, minha irmã, minhas primas, minhas comadres, minha afilhada, minhas sobrinhas, minhas amigas, de todas as mulheres da minha vida eu aprendi a ver o mundo um pouco mais cor de rosa (algumas vão me xingar por falar isso, pois elas odeiam essa cor) e saber que o mundo é transformado em um lugar melhor, sempre que um jovem aprende como deve tratar as mulheres.
Não estou falando de bajulação ou sacanagem, afinal, hoje vemos cada vez mais os homens não sabendo tratar as mulheres, sendo cada vez mais machistas e cada vez mais misóginos, eu penso que sou único no mundo, contudo, ainda temos esperanças, pois toda rainha cria príncipes e esses vão buscar manter o reino, passando adiante os ensinamentos recebidos.
Hoje, parabenizo a todas as mulheres da minha vida, em especial a minha mãe, que me fez ser o homem que sou, que apesar de não ser perfeito, busca sempre enaltecer as mulheres, valorizando as suas lutas, defendendo a igualdade sexual, entendendo que nos dias atuais, é inadmissível ainda existir homens que se julguem melhores do que as mulheres e essa nossa sociedade ainda permitir que tantas mulheres sejam subjugadas e prejudicadas.
Obrigado mãe, por ser essa mulher tão maravilhosa. Minha rainha, que você seja eterna em meus pensamentos e que seus ensinamentos sejam passados para as nossas futuras gerações, para que de alguma forma, o seu exemplo sirva para mudar a nossa sociedade. Te amo!

PS: Texto dedicado à minha mãe, Magda Maria de Souza Mendes, minha madrinha Fátima Maria de Souza e também a todas as mulheres da minha vida. Obrigado por sua luta e por servirem como exemplos para um mundo melhor.


2 comentários: