terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Viver É Deixar Viver

Viver É Deixar Viver

Conversando com uma amiga minha, falando sobre o texto de ontem, ela me disse que ainda não está se permitindo, que pra ela a coisa ainda não está fluindo, que ela ainda tem uma certa resistência e abrir sua vida para uma outra pessoa, daí eu dei um conselho pra ela que viver é deixar viver.
Sim, é a parte de uma música do Barão Vermelho chamada Enquanto Ela Não Chegar. Sim, eu sou mega musical, adoro música e me identifico, até porque o meu lado poeta escreve em forma de canção, então, acabo aprendendo a identificar as coisas através das músicas.
Mas falei isso, pois essa música me fala muito sobre uma pessoa que eu espero aparecer na minha vida e ela de repente aparece e pra mantê-la, você precisa viver e deixar viver. E mais, fala ainda da questão de deixar as coisas acontecerem até a pessoa certa realmente chegar.
Acredito que precisamos abrir nossos corações para que as coisas aconteçam, isso em tudo na nossa vida, seja na parte emocional, afetiva, espiritual, amorosa ou profissional, se você não estiver aberto a outras coisas, aberto a mudanças, nada vai acontecer de diferente em sua vida.
Eu estou numa fase em que estou aberto a todas as mudanças possíveis e imagináveis. Esse espaço mesmo é uma das possibilidades que abri pra minha vida, onde estou me permitindo expor o meu eu para qualquer pessoa que queira me conhecer, com isso estou desenvolvendo muito mais a minhas capacidades de expressão, de entendimento, de autoconhecimento e de convencimento.
É um trabalho árduo se abrir a mudanças, o ser humano é aventureiro por essência, mas é conservador por natureza. Vou explicar melhor, nós temos um comichão dentro da gente, que sempre nos faz querer buscar novas coisas, experiências, vivências e por aí vai, mas ao mesmo tempo, quando estamos na nossa zona de conforto, tendemos a nos acomodar, a não querer alterar o status quo, a não buscar mais alterar a nossa vida, a deixar as coisas do jeito que estão.
É aquilo, somos um ser adaptável, mas depois que nos adaptamos, ficamos menos propenso a alterações e coisas do tipo, ficamos presos ao que nos deixa parados. Não queremos mais arriscar, não queremos mais mudar, e isso é algo que nos mata um pouco a cada dia, pois só as novas experiências, o frio na barriga, aquela sensação de não saber o que está para acontecer que nos joga pra frente, nos alimenta a alma, nos faz querer novas coisas.
É como quando você está lendo um livro que você não faz ideia do final e você lê um capítulo, depois lê o seguinte, lê o seguinte, sempre sem saber o que virá a seguir, mas com a esperança de que tudo acabe como você imagina no final.
Com a vida também é assim, você pode projetar, arquitetar, planejar etc., que no final, será sempre feita a vontade de Deus, no tempo de Deus. Basta a você confiar nessa força suprema que rege o universo ou não. Sim, você pode dar uma forcinha, do tipo, querendo mudar de emprego, lançar seu currículo em alguns lugares, como sites de emprego, para que seja visto. Querendo passar num concurso, estudar com afinco. Querendo um relacionamento sério, realmente abrir seu coração e sua vida para conhecer pessoas diferentes.
É assim, a vida é desse jeito, a gente pode querer fugir dela de diversas maneiras, mas não tem como escapar da força inevitável do acaso. Mas o acaso só acontece se você estiver disposto que ele aconteça. As coisas só se encaixarão, se você deixar. Por exemplo, quantas vezes você que está procurando uma pessoa legal para namorar não pensou que aquela pessoa que você deixou passar não era a certa? Quantas vezes você não se pegou pensando se tinha que ter agido de outra forma? De repente, ter se esforçado mais, ou ter se aberto mais a possibilidade?
Pois é exatamente isso, pra quem não está aberto, até estar ao ar livre é uma sensação claustrofóbica. Sem que você ponha seu coração disposto a receber um novo sentimento, você ainda vai ficar cheio de dúvidas, ressentimentos e sentimentos ruins.
Abra-se a possibilidade de ser feliz, não tenha medo, podemos cometer novos erros, mas como diz a canção: “Errar é aprender e viver é deixar viver”! Então se permita, não tenha medo, não deixe de viver a sua vida, não deixe de vivenciar novas experiências, sentimentos, desejos, vontades, escolhas... Se permita mudanças, se permita sonhar, se permita levantar novos voos. Mas que você erre pela ação e não pela omissão, o sentimento de “ E se...” é o pior e mais torturante dos sentimentos humanos.
Por fim, se abra, sem essa abertura, você acaba deixando passar uma porção de possibilidades que a vida te apresenta e você está recluso demais para reconhecer. Então, permita-se viver e deixar viver. E Carpe Diem, aproveite o dia.

Texto dedicado a minha amiga e leitora deste espaço Angélica Santos.

4 comentários:

  1. Ohhhh que fofo!
    Já falei que seus textos fazem muito bem para mim. Pode deixar que estou mudando, tudo ao seu tempo. RS
    Beijos amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, minha amiga, a ideia é essa mesmo. Espero que você possa ouvir os conselhos e aplicar na sua vida. Beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Risos!!! Roberto, deixa de ser implicante.
      A Angel conversou comigo e eu resolvi escrever sobre o assunto. Já fiz isso com vc tbm.

      Excluir