segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A Amizade É Viva

A Amizade É Viva

Hoje me peguei pensando em como o tempo pode ser cruel. Estou lendo um livro que é uma conversa entre dois caras que admiro muito não só como escritores, mas como pensadores também, Luiz Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura.
Nesse livro, eles falam da amizade deles, de mais de 30 anos e o quanto eles tiveram que lutar para manter essa amizade e tudo mais, falam de família, de amigos que perderam com o tempo, seja por morte, por vida ou por simples afastamento natural. Nesse ponto, me peguei pensando em alguns dos meus amigos, que eu deixei que a amizade se transmutasse e virasse outra coisa, não mais aquela amizade de irmandade.
Você reencontrar depois de anos alguém que foi muito seu amigo, é uma sensação estranha e nostálgica ao mesmo tempo, Veríssimo é muito certeiro ao retratar isso no livro, falando que é uma mistura de sentimentos de vergonha, nostalgia, alegria e desilusão. Fica um gosto meio agridoce na boca, você não sabe se foi boa ou ruim essa experiência, já que não consegue mesmo ficar contente com aquela situação, mas também não é uma coisa para se entristecer.
Muitas vezes as amizades não acabam, elas apenas se transformam e quando você vai ver, ela já não é mais nada daquilo que ela era quando vocês andavam juntos, aí fica um certo constrangimento no encontro, pois ninguém teve culpa de a amizade ter se transformado em outra coisa, mas ao mesmo tempo, ambos negligenciaram a amizade.
Por exemplo, qual foi a última vez que você sentou com seu melhor amigo para beber e botar o papo em dia? Eu sei que com o meu já faz um bom tempo, não por minha causa, mas também não por causa dele, as circunstâncias nos fizeram adiar o encontro, seja trabalho, estudos, vida pessoal, vida amorosa, sejam os motivos que forem, ambos deixamos muito de lado a amizade, hoje não somos o que éramos, mas ainda nos amamos como irmãos e um quer o bem do outro e faz de tudo para conseguir isso.
Mas é curiosa essa situação. Existem amigos que você se separa por anos, fica meses sem que vocês se encontrem, mas mantém contato através das redes sociais. Por diversas vezes um acaba sabendo da vida do outro por meio de publicações aqui e ali, mas não se encontram fisicamente há tempos, mas mesmo assim, ao se encontrarem é como se tivessem se visto ontem, conversado ontem, estado juntos ontem.
Por outro lado, existem aquelas amizades que você fica uma semana sem encontrar com a pessoa e a relação fica esquisita, já fica parecendo que tem um problema, a pessoa já começa com uma cobrança, já pede logo uma explicação, já diz que vocês estão com algum problema, quando na verdade, vocês apenas não tiveram tempo, até tentaram se encontrar, mas não conseguiram e tudo mais. A pessoa fica nervosa, tensa, achando que você não é mais um bom amigo e tudo mais.
Amizade pra mim é um tipo de amor, que não envolve sexo, que não pode ter ciúmes, que tem que ser dado de forma natural, por livre e espontânea vontade, sem cobranças. Algumas pessoas confundem a amizade, exigem exclusividade, prioridade... Ficam com raiva se você arruma uma pessoa legal pra compartilhar sua vida também.
Eu sou do tipo de pessoa que quero ver a felicidade de todos a todos os momentos, principalmente dos meus amigos, que são pessoas de quem eu gosto muito, tenho carinho especial.  Assim mesmo, acabo querendo que todos sejam felizes. Tenho a teoria, assim, quase uma ciência exata isso, de que gente feliz não enche o saco, então, acho que quanto mais gente feliz, melhor o mundo para se viver. Claro que meus amigos já tornam o meu mundo melhor, só por eles estarem neles, mas gosto de compartilhar a felicidade deles, os momentos felizes, as alegrias, as vitórias, as glórias, as bênçãos, os milagres... Tudo isso faz com que eu me sinta realizado e parte também de tudo o que acontece na vida deles.
Por esse mesmo motivo, entendo muito quando um amigo (homem ou mulher), me deixa de lado para buscar sua felicidade, eu quero que ele seja feliz e têm certas coisas, que eu não posso fazer pela felicidade dos meus amigos. Então, não tenho essa de ciúmes, acho que tudo são fases, muitas das vezes, acabamos nos aproximando mais de umas pessoas e nos afastando de outras por circunstâncias da vida, mudanças de pensamentos, mudança de estilo de vida, mudança de atitudes.
Nós somos nós mesmos, mas nunca somos os mesmos, somos seres de constante mudança, sendo assim, acabamos nos permitindo alterar gostos, estilos, modo de vida, status social, status de relacionamento, tipo de música que gostamos, os locais que frequentamos, alteramos nossos hobbies, nossas vontades, sonhos, perspectivas e tudo isso, influi em como compartilhamos de certos aspectos de nossa vida com os outros, no caso, nossos amigos.
Desta feita, me apego ao que diz o Oswaldo Montenegro na música A Lista, pegue uma lista de grandes amigos e veja quem eram eles há 10 anos atrás, quais deles você ainda vê hoje em dia e quem desses você nem encontra mais. Há 10 anos eu estava começando a faculdade de Direito e não vejo quase nenhum dos meus amigos daquele tempo. Era membro de uma paróquia, com grande atividade entre os jovens e dessas pessoas, poucas eu ainda mantenho em minha vida, mas felizmente, ainda conservei alguns poucos amigos desta época.
Assim, penso que, não há uma fórmula para se viver as amizades, o único conselho que posso dar é para que curta seus amigos, curta a vivência com eles, busque sempre que achar que estão se distanciando, não deixe de lado por coisas poucas e pequenas, se existe alguma mágoa, fale diretamente com ele, não alimente, não tente esconder e não espere que ele te procure, pois ele pode nem saber que essa mágoa existe. Corra atrás de quem faz a sua vida melhor, quem te fez ser uma pessoa melhor, valorize, considere e mais, faça por onde manter essa amizade. A amizade é um animal insaciável, que precisa de atenção e alimentação e seu alimento são as risadas, abraços e momentos de felicidade entre os amigos. Muitas vezes a gente esquece que amigos servem para nos tornar pessoas melhores e não apenas para pedir favores.
Aos meus amigos, um agradecimento por vocês serem quem são, estarem presentes e não me abandonarem, mesmo quando eu sumo, mesmo quando eu não estou tão aí pra vocês, saibam que saber que vocês me procuram, me valorizam e me querem bem já é muito pra mim e sou grato por Deus ter posto vocês em minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário