sábado, 27 de fevereiro de 2016

Eu Sou O Que Sou

Eu Sou O Que Sou

Cada um tem seu jeito de ver as coisas, cada um de nós tem uma forma de interagir com o mundo, um estilo de falar, um jeito de ser, uma linha de pensamento, um olhar peculiar sobre o mundo, algo que pode ter pontos em comum com uma ou várias outras pessoas, contudo, sua forma de enxergar o mundo é só sua, é única e totalmente particular, ninguém vai poder te falar como ser, como agir, como viver, como você deve se portar e tudo mais.
Muita gente me fala que eu devo ser assim ou assado, me preocupei já muito com a opinião alheia, já me submeti aos caprichos das pessoas, pensando que de alguma forma eu seria considerado uma pessoa melhor por seguir mais os padrões delas e estar mais envolvido em suas formas de pensar ou agir.
Nessa época eu ainda era um ser em formação, ainda não tinha certeza do certo e do errado, do que eu queria e do que eu não queria, do que me fazia bem e do que me fazia mal, das coisas que eram boas pra mim e das que não eram. Nessa época, eu como todos os seres, somos sujeitos aos rótulos que nos são impostos, aquilo que as pessoas acham que conhecem de nós e nos forçam a sermos aquilo que elas esperam de nós, aquilo que elas projetam de nós.
Quando estamos ainda moldando a nossa personalidade, o nosso jeito de ser, o nosso próprio ser, a gente acaba querendo agradar a todos, acaba se deixando levar pelo pensamento de querer ser aceito, e nisso, abrimos concessões para que todos se sintam bem em nossas vidas, para que nossa companhia agrade a todos. É aquela fase em que nos sujeitamos aos outros, em que a opinião dos outros realmente acaba fazendo diferença para nós.
Nessa fase, apesar de querer agradar aos outros, me lembro que sempre tinha alguém que não gostava de mim, que não ia com a minha cara, que tinha a ideia de que eu era chato, antipático, metido e tudo mais. Não que por um lado essas coisas não fossem verdades, eu, adolescente, tinha um ar mesmo de não gostar de todo mundo, não tinha paciência pra idiotices, era mais sarcástico, irônico e tinha um humor ainda mais ácido, então, entendo hoje porque algumas pessoas não iam com a minha cara naquela época.
Contudo, eu sempre queria saber os motivos da pessoa não gostar de mim, me importava a opinião dessas pessoas, por conta de ter muitos amigos, saber que o que as pessoas não gostavam de mim pensavam de mim e muitas vezes acabar mudando a sua opinião era uma obsessão minha. Em alguns casos consegui mudar realmente o que eles pensavam, em outros eu simplesmente acabei percebendo que não valia a pena.
Acho que essa questão de perceber que não valia a pena foi o que me fez perceber que realmente algumas pessoas não valiam a pena pra mim. Manter essa postura de me importar com o que os outros pensavam, me fez crer que não valia a pena me importar com a opinião alheia. Passou a ser um pensamento normal pra mim que cada um ia ter uma forma de interagir comigo, independente do que eu fizesse.
Teriam pessoas que iriam gostar de mim por eu ser como sou e teriam pessoas que iriam me odiar justamente pelo mesmo motivo. É aquilo, eu não sou responsável pela forma como as pessoas interpretam minhas atitudes, eu sou responsável apenas pelas minhas atitudes, mas a forma como você interpreta isso, é um problema exclusivamente seu.
Acredito que as pessoas que realmente me conhecem a fundo, e são poucas as que conseguem isso, gostam de mim, me aceitam como eu sou e vivenciam bem a experiência de conviver comigo. Algumas muitas pessoas, mesmo não me conhecendo a fundo, também conseguem ter simpatia por mim e conviver bem comigo. Agora, as pessoas que não me conhecem nada, que tem comigo uma relação meramente superficial, não conseguem ver o que eu realmente tenho pra oferecer e acabam fazendo um julgamento superficial da minha pessoa.
Esse julgamento errado que já me torturou muito na vida, hoje pouco me importa, hoje me faz indiferente a ele, pouco me importo com a opinião alheia, não vou mudar quem sou por conta dos outros, não deixarei de ser quem sou pra agradar alguém.
Creio que uma pessoa pra conviver bem comigo, tem que aceitar quem eu sou, tem que saber que sou uma pessoa assim e que não vou deixar de ser, ela tem que aceitar os meus defeitos, minhas qualidades, minha forma de agir, de pensar... Ou seja, tem que aceitar quem eu sou e não tem essa de querer que eu seja diferente, você me conheceu assim e pronto.
Hoje já não dependo mais da opinião alheia, já sei quem sou, sei o que quero, quem eu quero, como quero, hoje tenho a convicção de que ou a pessoa gosta de mim pelo que eu sou ou ela que fique realmente longe, não preciso em minha vida de pessoas que não curtam quem eu sou. Me sinto bem comigo mesmo sendo quem eu sou, fico feliz em ser desse jeito e saber que apesar de algumas pessoas não irem com a minha cara e não gostarem de mim, devo me importar mais com as milhares de pessoas que me querem bem e gostam de mim. E é só isso que importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário