quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O Valor De Uma Amizade Verdadeira

O Valor De Uma Amizade Verdadeira

O tema de hoje me é muito grato, pois eu tenho muitos amigos. Amigos mesmo, daqueles que você pode contar nos momentos bons e nos momentos ruins. Aqueles amigos que você realmente pode ficar tempos sem encontrar e quando encontra é como se tivesse estado com eles ontem. Saca?
Pois bem, a minha amiga Angélica, me sugeriu falar sobre o valor de uma verdadeira amizade. Eu resolvi ir além resolvi falar um pouco do que eu considero realmente amizade e juntar com isso o meu desejo de ter vários amigos, desses amigos que são realmente especiais, com quem se pode contar para qualquer coisa, daquelas que marcam para a vida inteira.
Eu sou um cara que tenho facilidade de me relacionar com as pessoas, para o bem ou para o mal, eu consigo bater papo com alguém logo de cara, eu converso por horas com alguém que eu acabei de conhecer, sou tido extrovertido, daqueles que chega em qualquer lugar mesmo sem conhecer ninguém e ao final já ter um novo amigo. Contudo, sei que isso não é uma realidade, uma amizade é forjada com troca, parceria, comprometimento, dedicação, mas nada disso se dá por obrigação, mas sim por vontade de fazer bem ao amigo.
Uma amizade é um casamento sem sexo. É você estar com alguém que você sabe o que está pensando só de olhar, é você precisar dizer muito, mas quando chega ao lado da pessoa, você não precisa mais falar nada, ela só te abraça e fica tudo na boa, seus problemas todos se vão e fica tudo bem. Quando você tem um amigo de verdade, você pode ligar pra ele a qualquer hora do dia e ele vai ter prazer em te atender. Um verdadeiro amigo se alegra quando você está feliz e fica triste quando você está triste e faz de tudo para colocar um sorriso novamente no seu rosto.
Um amigo não é aquela pessoa que está sempre te dando tapinha nas costas, é aquele que realmente está disposto a te dar um tapa na cara, pra te fazer acordar pra realidade, mas que é o mesmo capaz de te dar um colo quando o mundo parece estar desabando, embora você não entenda o porquê, você encontra a paz ao estar com aquela pessoa.
Bem, falei muito sobre amigos, amizades, como são na verdade, para poder agora falar do valor de uma verdadeira amizade. Ter amigos é algo que não é pra qualquer um, afinal, você muitas vezes não consegue se entender, quem dirá entender o outro. Você encontrar alguém que realmente gosta de você sem que essa pessoa fique te julgando, que fique achando que você é assim, que você é assado, isso é uma experiência libertadora. Você conversar com alguém sobre qualquer assunto e saber que aquela pessoa não está te julgando que está entendendo o seu drama, sua vida e encarando aquilo de uma forma simples, certo de que você merece toda a atenção e dedicação dele.
Hoje, costumamos chamar todos de amigos, afinal, no Facebook, qualquer pessoa que esteja na sua lista, é chamada pela rede social de amigo. Mas aquela pessoa é sua amiga mesmo? Você conhece todo mundo que está na sua timeline? Você realmente faria um sacrifício de sair numa noite de chuva para ajudar todas as pessoas que se dizem suas amigas? Pois é, então, não há essa história de que temos tantos amigos assim.
Eu, como disse acima, tenho facilidade para fazer amigos, sou um cara mega de boa, e isso me fez adquirir muitos amigos durante esses meus 33 anos de vida. Alguns estão na minha vida desde sempre e estarão para sempre, como meus irmãos, meus primos, outros são de infância, de adolescência, outros são de alguns anos, alguns são de fé, outros da vida, alguns do samba, outros dos esportes, alguns de estudos, alguns de saídas, mas o mais importante é que todos são pessoas que me fizeram ser quem sou hoje em dia.
Meus irmãos são os meus primeiros amigos, não é questão do sangue, é questão de amizade mesmo, é fato de você saber o que pode contar com alguém em qualquer momento de sua vida. Meus primos são pessoas que eu realmente tenho amizade absurda, Thiago, Vanessa, Rafael, Júlia, Thaís, Thaísa, Bia, Marina, foram os meus primeiros amigos fora do meu núcleo familiar. São meus primos, mas a realidade é que são irmãos.
Sendo católico, eu aprendi a comparar os meus amigos com anjos que Deus lança em minha vida, eu, sou abençoado por ter muitos anjos, pessoas que me querem bem, que olham e oram por mim, cuidam de mim, me querem bem. Meus amigos são capazes de chegar na minha casa e já abrirem a minha geladeira, se sentem em casa, assim como eu me sinto à vontade na casa deles. Eles são pessoas surpreendentes, com corações enormes, capazes de serem totalmente diferentes de mim, mas nem por isso me acharem estranho, de sumirem por anos, mas quando a gente se encontra, ser como era há anos, estarem todos os dias comigo e mesmo assim eu não enjoar deles, estarem na mais perfeita bagunça e mesmo assim pra gente ser a paz. Meus amigos são os melhores amigos do mundo.
Eu realmente queria ter um milhão de amigos, como bem cantou o Roberto Carlos, queria sim, ter amigos é você ter um tesouro inestimável, você saber que precisando de alguém pra chorar o seu choro, que possa sorrir seu sorriso, isso tudo sem o menor interesse, só com a certeza de que tudo o que você faz, seu amigo retribui.
Muita gente fala que amigos de verdade você não enche nem uma mão. Eu sou um cara que é iluminado por Deus nesse quesito, pois além de encher as minhas mãos, posso chamar meus amigos para me ajudarem a preencher as mãos deles para contar quantos amigos verdadeiros eu tenho.
O valor de uma amizade verdadeira é você ter a certeza de que não precisa ter nem ouro nem outras riquezas, mas ao ter um amigo verdadeiro, você ter tudo que precisa no mundo para o seu mundo ser um lugar melhor. Obrigado, meus amigos!


PS: Esse texto é dedicado a Angélica Santos e Renatinha Félix, que hoje faz aniversário, e além de serem leitoras fiéis aqui do blog, são amigas que Deus me deu! Parabéns, Renatinha, que Deus continue olhando hoje e sempre por você!

6 comentários:

  1. Obrigada você amigo/anjo!!
    Adorei a reflexão! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Victor a amizade é realmente muito importante , mais importante do que ela é saber valoriza-la . Sei que para muitos pode ser besteira , mas só eu sei da diferença que você fez na minha vida ,o apoio que tive, as palavras de força, o carinho, sem se quer me conhecer, então agradeço a Deus por ter colocado você na minha vida e ter me dado essa oportunidade de ter mais do que um amigo , de ter um anjo, que me acompanha e me protege , sempre . Muito , muito obrigada . beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, assim eu fico emocionado, de verdade, Renatinha!
    Deus coloca realmente as pessoas em nossas vidas no momento em que a gente está precisando, e eu acho q eu precisava mais escrever aquelas palavras, pq eu realmente estava de palavras de incentivo e acredito que quando vc planta o bem, ele cresce e volta pra vc. Então, obrigado por trazer de volta o bem pra mim. Beijos, minha amiga!

    ResponderExcluir