sábado, 30 de janeiro de 2016

O Medo De Apenas Deixar Rolar

O Medo De Apenas Deixar Rolar

Falei ontem do meu novo jeito de lidar com as relações e fui questionado por uma amiga se isso não seria uma insegurança minha ou um comodismo, já que poderia estar com a pessoa sem assumir um compromisso sério. Respondi que muito pelo contrário, é muito mais difícil você estar com alguém quando você não tem uma obrigação, um acordo, um contrato assinado, quando você está com a pessoa simplesmente por vontade própria, porque quer estar com ela.
Daí a questionei, sobre qual a importância de mostrar para o mundo o que as duas partes envolvidas já tinham certeza. Ela ficou sem me responder por alguns longos minutos, pensei até que tivesse ficado com raiva da minha pergunta, daí me respondeu que não era uma questão de necessidade, mas questão de segurança.
Falei que não entendia isso, e nos despedimos, pois ela estava se preparando pra sair e a conversa comigo estava atrapalhando ela a se arrumar. Depois de nos despedirmos, fiquei ainda pensando em porque alguém teria essa necessidade patológica de ter um rótulo para a sua relação. Afinal de contas, vale muito mais ter uma relação saudável em que as pessoas estão dispostas a estarem juntas porque querem do que uma relação em que há obrigações por conta de um status.
Falo isso, principalmente por conta daquele momento inicial, em que as pessoas estão se conhecendo melhor, buscando estar juntas, mas que sempre rola aquela pressão externa para dizer que já tem que oficializar a relação, perguntando sobre namoro, noivado, casamento... Acho muito mais louvável você deixar fluir, as coisas se encaixam naturalmente, no momento certo o casal decide o que está acontecendo entre eles.
Já aconteceu comigo, de em um momento estar deixando a coisa fluir e de uma hora pra outra, a relação era um namoro, agíamos como namorados, sem nunca termos usado essas palavras antes. Simplesmente olhamos um pro outro e falamos: Então estamos namorando, não é mesmo? E a coisa foi.
Acho natural as pessoas quererem deixar as coisas se acomodarem, deixarem tudo acontecer naturalmente, não forçar nenhuma situação, afinal, iniciar um relacionamento é uma decisão que envolve muito mais do que simplesmente escolher a pessoa com quem você vai passar o seu tempo livre, é escolher a quem você vai dedicar o seu tempo livre pra fazer aquela pessoa feliz. Entende?
Então, não é porque você saiu uma vez com a pessoa, o encontro foi incrível, a transa fenomenal, que aquela pessoa é a pessoa certa para você. Não temo como você saber isso, se não estiver em diversas situações de vivência, se você não se expor a outra pessoa e a outra pessoa não se expor a você. Até porque, as pessoas tendem a mostrar apenas o seu melhor no início de um namoro, afinal, um cara que é violento, não sai esmurrando a mulher no primeiro encontro e a mulher que é ciumenta também não sai dando demonstração logo na primeira saída. As pessoas escondem seus maiores defeitos num primeiro momento.
Já disse em algum post que as pessoas se apaixonam pelas qualidades, mas só amam pelos defeitos, né? E é bem isso, a mulher que ama o cara, mesmo ele sendo violento, que acredita mesmo que ele vai mudar, ou o cara que fica com a mulher que tem ciúme até da mãe dele, com a convicção de que aquilo foi só um vacilo, ambos amam a pessoa com quem estão.
O que quero dizer na verdade, é que pouco importa ao mundo quem tem compromisso com quem, pouco importa o status de relacionamento no Facebook, pouco importa a imensa quantidade de fotos postadas pelo casal em redes sociais, pouco importa as cartas escritas se as pessoas não estão na vibe de estarem juntas. Se não querem ter o relacionamento. Até porque o relacionamento começa muito antes da sua oficialização.
Daí minha questão, porque as pessoas ainda têm medo de deixar as coisas rolarem? Querem sempre uma posição, que às vezes não é a ideal. Busco ter sempre mais certezas do que dúvidas quando entro num relacionamento, busco expor a relação a todo tipo de situação, para não acabar surpreendido, busco sair várias vezes, conversar sobre N tipos de assuntos, para que eu conheça realmente a pessoa.
Admiro as pessoas que são menos meticulosas que eu, nesse assunto, que namoram após a primeira saída. Tipo namoro fast food! Sai na sexta pra uma night, conhece a pessoa, saem no sábado de novo, no domingo iniciam um namoro e na segunda já estão fazendo juras eternas de amor nas redes sociais.
Não consigo ser assim, sou muito mais cauteloso e busco ser o mais verdadeiro possível. Não tento esconder meus defeitos, não tento esconder quem eu sou, penso que a pessoa para estar comigo, tem que gostar do pacote completo, não adianta me achar charmoso e não gostar das minhas piadas, ou ainda, se admirar com o meu intelecto e não gostar de ir pros lugares que eu gosto de ir, ou mais, curtir minha careca, mas odiar a minha barba. Essas são coisas que me caracterizam, não vou abrir mão delas por conta de alguém.
Então, acho que assim como eu, muitas pessoas não têm medo do compromisso, apenas estamos avaliando bem a situação, não é questão de comodismo ou de canalhice que não se começa um relacionamento só porque estão perguntando. Começar um relacionamento, é uma questão de se avaliar algo que se pretende duradouro.
Nunca fui do tipo de pessoa que namora muito. Tive poucos namoros, sempre respeitei muito o tipo de pessoa que iria apresentar para a minha família, trazer para o convívio do meu lar, dos meus familiares, dos meus amigos. Se não for pra ser algo sério, não preciso me colocar na situação de ser questionado pelos outros sobre alguém que não será definitiva, ou ao menos pretensamente definitiva. Se é alguém transitório, não vejo porque de fazer isso.
Um conselho que eu dou, permitam deixar rolar! Descubram quem é realmente a outra pessoa, descubra se você sente amor por ela e então, só assim, depois, o relacionamento irá surgir, de forma natural, sem pressão, sem meias verdades, sem ilusões, será uma relação verdadeira e madura. No mais, curtam bastante a vida a dois. Mesmo que seja só por uma noite. 

2 comentários: