sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Não Gosta? Ignora!

Não Gosta? Ignora!

Cara, eu fico impressionado como que as pessoas têm que tomar conta da vida umas das outras. Já repararam que sempre tem alguém que se julga melhor do que tudo e todos e por isso mesmo, acaba reclamando que os outros gostam disso ou daquilo, fazem isso ou aquilo e ela, a pessoa, sempre está por cima da carne seca?!
Falo isso, porque passei por uma situação esses dias muito desagradável. Quem me conhece, sabe que adoro carnaval, curto ir pra blocos, escola de samba, sambódromo, festas, bailes e tudo mais que tem a ver com a festa, com o samba e com a diversão momesca. Ocorre que, meu bloco é um bloco pequeno, inclusive ele se chama É Pequeno Mas Não Amolece, e depois de muitos anos a gente fazendo a festa de forma discreta, conseguimos, finalmente, a autorização da RioTur para desfilarmos.
Com essa autorização, ficamos “famosos” e saímos em duas reportagens sobre o carnaval 2016 no jornal O Globo. Ficamos muito felizes com isso e em muitos momentos compartilhamos essas informações via Facebook e Instagram. Muitos amigos ficaram muito felizes, muita gente curtiu mesmo a nossa vitória e tudo mais, mas é impressionante, sempre tem um ou outro que ainda é chato. Chato mesmo, que reclama de tudo.
Eu tenho como posição em minha vida, me alegrar com as vitórias dos outros e não criticar os gostos dos outros. Claro que sei que não posso cobrar esse tipo de atitude de todos, sei que nem todas as pessoas podem agir assim, mas posso cobrar que a pessoa não seja babaca. Afinal, ser babaca é uma escolha, a pessoa decide ou não ser babaca e acho que muitas pessoas realmente escolhem ser babacas, simplesmente por gostarem de ser.
Assim, comigo ocorreu de uma amiga publicar em sua linha do tempo a reportagem sobre o bloco e um conhecido fazer um comentário totalmente ridículo, falando mal do bloco e tudo mais. Eu preferi não entrar em conflito, porque se fosse pra fazê-lo, melhor seria logo dar umas porradas pra resolver o problema, mas não acho que vou ganhar muito com isso.
Daí me veio à mente, porque as pessoas fazem esse tipo de coisa?! Porque você tem que criticar algo que você nem conhece ou que você nem sabe o que se passa ou o que ocorre de verdade? Você pra falar mal, tem que se inteirar da coisa toda, tem que saber o porquê disso, o que levou a aquilo... Tem que realmente ter conhecimento de causa, para poder emitir uma opinião embasada.
Criticar algo só porque você não gosta de algo, não vai mudar em nada aquela coisa, pois ela provavelmente já tem seus fãs e adeptos. O carnaval, por exemplo, mesmo que você não goste da festa, não goste de samba, não goste de bloco, não goste de nada, ele não vai deixar de acontecer, ele tem seu público cativo, ele tem seus defensores, tem seus admiradores, tem sua cultura, sua história, sua representação popular e seu valor histórico comprovado, ou seja, não será você quem vai mudar isso, não será você que vai fazer com quer um bloco saia pra rua, não será você quem fará com que o carnaval tenha mais ou menos diversão para uma pessoa que gosta de carnaval. Então, guarde sua opinião para você.
Eu não sou muito fã desse sertanejo novo, gosto de música caipira, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico, Daniel... Gosto dessa vertente mais antiga. Essa nova onda sertaneja, apesar de não me seduzir como ouvinte, me deixa intrigado como estudioso da sociedade humana, vejo que hoje as pessoas estão mais abertas para outros sons que não sejam os praticados somente nos grandes centros, pela maioria branca e rica. Hoje temos o funk ostentação mega estourado, mostrando o povo preto e ex favelado cheio do dinheiro, gastando com mulher, carros, bebida e sexo, mas mesmo assim, eu vejo o valor cultural da coisa, fora que a batida é mega envolvente.
Você tem todo o direito de não gostar de alguma coisa, isso é um direito seu, garantido pela Constituição Federal do nosso país, algo que eu respeito e muito, mas lá, nada te garante o direito de ser um babaca. Se você não gosta de algo, é bem simples, você só não precisa emitir opinião sobre o assunto, principalmente se sua crítica não será positiva. Se você não tem nada de bom pra falar sobre alguém, simplesmente é só não falar.
Você tem direito a não gostar de nada, só não tem direito de ser um pé no saco. Então, abra mão do seu egoísmo, ninguém é obrigado a concordar com você, o mundo é muito grande e muito diverso, para todo mundo pensar igual, ter os mesmos gostos, obedecer aos seus desígnios... Da mesma forma que o gosto dos outros te parece estranho, os seus também podem sentir isso pelos seus e nem por isso estão por aí te apedrejando, apontando dedos ou até mesmo falando mal de você.
Então, aceite a adversidade, aceite que os outros têm direito a opiniões diversas das suas, que nada é unanimidade, que cada um têm seu gosto, suas preferências, suas vontades, seus desejos... E nada faz com que um senso comum seja obrigatório para os outros. Quer curtir algo, curta, não quer, é só não curtir e pronto. Não encha o saco, não crie problemas, não dê trabalho aos outros, apenas guarde para você as opiniões negativas, até porque, de negativismo o mundo tá cheio. Mais vale você enaltecer o que você gosta do que ser detrator do que não gosta. Quando você faz isso, estou sabendo muito mais sobre você do que sobre o que você não gosta.

5 comentários:

  1. Victao, beijinho no ombro! Para essas pessoas que só criticam!
    Beijo meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tbm acho! Penso que toda crítica tem que ser construtiva, logo só deve ser feita se for para melhorar o que está sendo feita, se for meramente para falar mal, melhor não falar nada!

      Excluir
  2. Victao, beijinho no ombro! Para essas pessoas que só criticam!
    Beijo meu amigo

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Isso acontece mesmo! Se cada um se preocupasse em fazer o seu bem... E com a sua vida... Teríamos menos problemas! Certeza!

    ResponderExcluir