quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ser Diferente É Normal

Ser Diferente É Normal

Hoje, as pessoas estão levando tudo muito para o pessoal as coisas. É um tal de, não gosta de mim, me esquece. De essa é minha opinião e que se dane. Uma grande demonstração de que não estamos respeitando os nossos semelhantes, que estamos cada vez mais individualistas e cada dia mais pensando somente no nosso umbigo e não no próximo.
É um show de intolerância e de ignorância, uma capacidade de ser mesquinho, de ser intolerante com o próximo, que fico impressionado com o estímulo humano em ser ruim. É um fato de antagonismo de ideias, de pessoas, de formas de agir, que nos afasta das soluções de problemas, da evolução da sociedade, do crescimento humano em geral.
Resta claro, que sempre haverá antagonismo entre pessoas, entre pensamentos, entre formas de agir, sempre mesmo, não se iluda, a sociedade é realmente um animal em constante evolução. Contudo, as pessoas hoje tendem a cada vez mais inviabilizar, menosprezar e acabar com uma ideia que seja divergente da sua.
O ser humano só saiu do topo das árvores porque em algum momento alguém resolveu contrariar o senso comum e fazer aquilo que não era a atividade a tida como normal para nós. Alguém teve a ideia de contrariar os pensadores da época e falar que a Terra era redonda, assim, evoluímos. Temos diversos outros exemplos onde uma pessoa contrariou o senso comum e ainda assim embora criticado e desacreditado, revolucionou o mundo.
Eu sou uma pessoa que tenho posições firmes sobre diversos assuntos, alguns até já postos superficialmente aqui nesse espaço, como Racismo, Sexismo, Religião, Futebol, Amor, Política e diversos outros. Pra mim, é normal ter opinião sobre todos os assuntos, afinal, resolvi ser advogado, algo que por profissão, te obriga a ter opinião sobre tudo, mesmo que não tenha todos os embasamentos para aquilo, mas você é obrigado a se posicionar.
Mas essa mesma profissão, me obrigou a aprender a respeitar a opinião alheia, a debater ideias, a tentar chegar a um ponto comum sobre as divergências de opiniões. Diante disso, tenho sempre a tendência a não achar que minhas ideias são infalíveis ou irrefutáveis, muito pelo contrário, os advogados sabem que a qualquer momento eles podem ser confrontados com uma nova opinião, uma nova tese que contradiz tudo aquilo que você pensa e você mesmo se coloca em dúvida sobre as suas opiniões.
Um sábio disse que toda unanimidade é burra. É uma excelente máxima, pois realmente nunca vamos ter opiniões unânimes de nada, alguém sempre terá uma posição, uma opinião, uma forma de pensar ou agir que é diferente do senso comum. Aliás, o senso comum é mutante, afinal, há 50 anos era normal exigir que a mulher casasse virgem, hoje em dia isso nem é mais tão questionado no início de um relacionamento.
Sendo assim, é claro que não podemos ser tão radicais com pensamentos tidos como fora da caixinha, não podemos achar que nossas opiniões são maiores ou melhores que a dos outros, não tem também como crermos que só a gente sabe o que é bom pra sociedade ou não. Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que opiniões divergentes são ruins.
A beleza da diversidade é muito grande, é você saber que um ser humano é capaz de criar o teto da capela Cistina bem como criar a Dança da Manivela, é saber que existem seres de diversos tipos, diversas matizes, que o meio influi, que a sociedade influi, mas que sempre teremos questionadores, pensadores, pessoas que são contra o status quo, pessoas que irão bater de frente com a sociedade estável, criando instabilidade e gerando um questionamento e um reposicionamento da sociedade.
Deixemos que mais pessoas possam questionar, não sejamos tão radicais. Cada ser humano no mundo tem uma sentença, ninguém é igual, ninguém pensa igual, seja menos radical, seja menos ranzinza, aceite o diferente. Só não aceite defesa de crimes, defesa de pensamentos banidos pela nossa sociedade, isso realmente não deve ser permitido, contudo, qualquer pensamento que seja divergente, só por visões de mundo, devem ser respeitados, debatidos, mas acima de tudo, compreendidos e entendidos, mesmo que não abraçados.
O importante é que tenhamos sempre pessoas que questionem o sistema, mas de forma coerente, não meramente para criar desordem. Respeitemos os outros, respeitemos a vida, respeitemos as ideias, respeitemos a diversidade e deixemos que todos possam opinar. A vida é melhor com ad diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário