quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Eu Não Me Dou Bem Com Dias Nublados

Eu Não Me Dou Bem Com Dias Nublados

Cara, odeio mesmo dias chuvosos, dias frios, dias cinzas. Sou um cara que nasceu em agosto, no meio do inverno, mas fui feito em pleno verão, no início do verão, em dezembro. Sou do fogo, sou do calor, sou da praia, sou do sol, sou das temperaturas altas, sou um típico rapaz do Rio de Janeiro.
Geneticamente falando, os negros são preparados para aguentarem as altas temperaturas, somos talhados pela natureza para aguentarmos isso. Eu, ainda mais. Tenho uma predisposição maior para os dias de sol, aguento o calor, gosto de dias de sol, bem iluminados, coloridos.
Sou um típico carioca, fico deprimido nos dias cinzentos, quando a chuva cai, parece que é minha alma que está chorando, parece que é o meu próprio peito que está desaguando do céu, já que eu realmente fico mal quando o tempo está assim mal.
Fato é, que eu realmente tenho problemas respiratórios, sou alérgico e acabo quase sempre ficando doente quando chove, mas além disso, minha alma faz fotossíntese, meu corpo tem jeito de planta, ele precisa da luz do sol pra funcionar bem, ele transforma a luz em energia, motivação, em alegria.
Além disso, moro na Cidade Maravilhosa, ou seja, na cidade linda por natureza, que aparece quase sempre por suas praias, suas belezas, sua boemia... O Rio foi feito pro sol e o sol foi feito pro Rio. Nesses dias cinzentos os cariocas tendem a ficarem mais irritadiços, a ficarem mais antipáticos, mais chatos, menos amistosos, menos sorridentes, muito menos felizes.
O povo carioca não nasceu mesmo para esses dias, não nasceu para esse clima. Acho que por algum castigo de Deus, por não conseguirmos valorizar a nossa cidade o suficiente, estamos passando aí por uns 15 dias de chuva e parece que ela não vai parar tão cedo. O que impressiona nessa temporada de chuvas no Rio, é que elas não estão sendo aquelas chuvas normais de verão, aquelas chuvas de verão, que tão bem cantou Jobim. Essas chuvas são daquelas chatas, com cara de inverno, que se arrastam o dia todo.
Eu entendo quem não goste de calor, prefere usar muita roupa, dizem que ficam mais elegantes, se vestem melhor, que podem usar roupas que geralmente não se usa no dia a dia de nossa cidade. Os dias cinzentos do Rio acabam transformando a cidade em uma Londres dos trópicos. Você já viu alguma reportagem, filme ou qualquer coisa do tipo, que mostre a cidade em que apareçam pessoas felizes, andando pela rua, curtindo a cidade? Pois é, agora veja no Rio, as cenas são sempre na praia, nos parques, ao céu aberto. E os personagens estão sempre sorrindo, curtindo, aproveitando o sol, a praia, os parques... E sempre com o sol.
O sol está para o Rio de Janeiro assim como a caipirinha e a feijoada estão para o Brasil, o Rio sem sol é a mesma coisa que São Paulo sem chuva, Londres sem o cinza, Paris sem as luzes ou o nordeste sem o calor. O Rio é mais bonito com sol, o Rio é mais feliz com o sol...
Eu sou um cara que tem essa relação forte com o sol, preciso reabastecer minhas energias ao ficar um tempo exposto ao sol, preciso de água com sal, preciso de praia, de mar, preciso respirar ar puro, preciso ir pra rua, preciso não estar confinado dentro de casa. Nos dias de hoje, há 15 dias quase, estou trancado, não tenho motivação pra sair, saio por obrigação, não consigo recarregar minhas baterias, melhorar minha saúde, aumentar minha imunidade, mas acima de tudo, eu preciso do sol para ser feliz.
Adriana Calcanhoto já cantou: “Cariocas não gostam de dias nublados”, e isso é uma verdade, não gostamos, precisamos de sol, precisamos da praia, precisamos de estar ao ar livre. Eu sei que esses dias não andam me fazendo bem, mas enquanto houver sol, haverá esperança de que poderei continuar sendo feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário