quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Que Você Realmente Precisa Para Ser Feliz?

O Que Você Realmente Precisa Para Ser Feliz?

Já vou começar com uma conclusão que pode te frustrar e poupar alguns minutos de leitura desse espaço em sua vida, eu não faço a menor ideia do que uma pessoa realmente precisa para ser feliz. Estou aqui, apenas levantando uma discussão ampla sobre o assunto, já que eu não consigo imaginar a infelicidade hoje em minha vida, mas quero saber o porquê de tamanha felicidade que sinto.
Pois bem, vamos aos fatos, eu sou um homem, negro, de 33 anos, morador do Rio de Janeiro, Recreio dos Bandeirantes, pra ser mais preciso, solteiro e sem filhos. Estou me dedicando aos estudos para concursos públicos, sem maiores obrigações no momento. Estou levemente acima do peso, calvície já me atacou há uns 4 anos, não curto sair pra boates, passo meu tempo livre lendo ou vendo esportes na tv. Dito isto, minha vida pode parecer patética para muitos, eu admito isso, contudo, para mim, ela no momento não poderia estar mais perfeita.
Então me pergunto, o que você realmente precisa para ser feliz? É paz interior, um bom emprego, um relacionamento de sonhos, milhões de amigos, uma vida noturna agitada... Estou tentando entender ainda o motivo da minha felicidade atual, pra mim, parece muito que essa minha felicidade se dá pelo fato de eu simplesmente não estar mais triste, estar tocando minha vida em frente, não ter mais determinados fardos e frustrações, de poder encarar de frente os desafios e saber que vou vencê-los, é saber que não estou mais no fundo do poço.
É de se admirar que quem consiga ir ao fundo do poço das emoções e submerja, se sinta realmente bem consigo mesmo. Geralmente quando nos pegamos olhando para dentro de nós, a gente se frustra e acaba entrando numa espiral de depressão que é muito difícil de sair, mas felizmente quando eu olhei pra dentro de mim consegui achar as forças que precisava para sair do meu estado catatônico.
Não, não saí dessa sozinho, hoje eu faço análise uma vez por semana, onde consegui aprender a lidar com as minhas alegrias e frustrações de uma forma muito mais saudável, vi que apesar das perdas, eu poderia ganhar também, afinal, vão-se os anéis e ficam-se os dedos. Aprendi a fazer uma caipirinha com os limões que a vida me dá, afinal, limonada apesar de saudável não torna a vida tão interessante.
Mas me pergunto, e você? O que você realmente precisa para ser feliz? Vivemos numa sociedade onde a maior parte das pessoas está ou já esteve com algum grau de depressão. Olhando para as pessoas mais próximas a mim eu me pergunto, Por Que? Sério, por que? Afinal, não estou com essas pessoas 24 horas por dia para saber o que se passa com elas, mas eu vejo o quanto elas se deixam tomar por frustrações que são pequenas comparadas com as vitórias alcançadas.
Muita gente já me ouviu dizer que o mal do mundo é a expectativa. Quando você alimenta uma expectativa sobre algum assunto, mesmo você sabendo que não tem controle sobre ele, você espera que essa expectativa se cumpra, seja com uma entrevista de emprego, com um relacionamento, com uma aposta na mega sena, seja meramente com um dia de sol, você espera que aquilo se cumpra, mais cedo ou mais tarde. Só que expectativa e realidade são coisas muito distintas e ninguém ensina a gente a lidar com isso, a gente só aprende na marra.
Aprender que a realidade é sempre mais dura do que a gente imagina nos faz criar certas defesas, a minha foi não criar mais expectativas, deixar as coisas acontecerem e ser grato por tudo. É aquilo, chamou alguém pra sair, ela aceitou, ótimo, você poderão se divertir muito juntos, ela não aceitou, ótimo também, sinal de que você pode partir para outras oportunidades. Fez um concurso, passou, maravilha, você pode agora se dedicar mais aos seus hobbies e outras coisas que deixou de lado, não passou, maravilha também, você poderá prestar para outro que você estará mais preparado. E assim vai. Assim tem que ser sua vida, não crie expectativas, elas ferem a alma e prejudicam a esperança.
Ao ser grato por tudo, você consegue ver que algo melhor estará por vir, é confiar que Deus, Jah, Buda, Alah, Rá, ou qualquer outra força que você acredite reger o universo preparará algo que realmente valha a pena pra você. É saber que você é um experimento que vai dar certo, não precisa ser hoje, ou amanhã, mas um dia você terá tudo o que almeja em sua vida, basta você se preparar, confiar e fazer por onde, sem criar expectativas.
Aprenda a viver sem se iludir, sem se enganar, sem imaginar coisas, apenas lide com a realidade, saiba ser transparente com você, não minta, não dissimule, não omita, a realidade é a sua maior aliada quando o assunto é felicidade, afinal, você só pode ser feliz aqui, agora. Ser feliz amanhã, não depende de você e ser feliz ontem já não cabe mais a você, lute pela sua felicidade hoje, encare os desafios do momento, as expectativas criadas são as mesmas que servirão de frustração na realidade, por isso, viva o momento, creia no seu potencial, faça por onde, encare as batalhas que você tem para vencer, mas sabendo que a realidade é dura, bate firme, mas você está aqui nesse mundo para ser feliz.
Deixe a tristeza e melancolia de lado, o mundo não está nem aí pra quem está pra baixo, só você ver, as pessoas tendem a se afastar de quem não é feliz, não está disposto a ser feliz.
Para acabar com isso, vista o seu melhor sorriso, acione o seu olhar mais vitorioso, pense positivo, acredite que você pode ser feliz e faça por onde. Ficar se escondendo no quarto escuro não vai mudar nada. Você tem que saber encarar os seus fantasmas, aprenda que só temos uma vida para viver, e é essa aqui, se você não for feliz nessa, não é igual a vídeo game que você reinicia e pronto, quando acabar, acabou. E aí, vai chegar do outro lado e vai prestar contas dizendo que não foi feliz por que esperava mais? Isso não vai colar! Seja qual for a divindade que você acredita, ela te pôs aqui nesse mundo para ser feliz, então acredite nisso e faça o seu caminho, encare a sua jornada e faça por onde ser feliz.
No mais, o que você realmente precisa para ser feliz? Eu só precisei da minha força de vontade e acreditar que a felicidade sou eu quem faço. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário