domingo, 10 de janeiro de 2016

Porque Você Está Solteiro?

Porque Você Está Solteiro?

Ontem conversando com amigos, fui questionado de porque estou solteiro. Foi uma coisa simples pra mim, que me veio uma resposta rápida na hora, respondi o questionamento deles e depois continuamos dando muitas risadas e nos divertindo, batendo papo sobre os mais diversos assuntos. Na volta pra casa e desde então, estou com essa pergunta na cabeça: Porque, diabos, eu estou solteiro?
A primeira resposta que me vem à cabeça sobre o porquê de estar solteiro é que eu realmente não estou apaixonado por ninguém. Simples assim, não tenho nenhuma pessoa no meu radar de paixões. Sim, sou romântico, inveterado ainda por cima, acredito no amor, que duas pessoas são feitas para ficarem pra sempre juntas, viverem suas vidas e serem felizes, com uma tendo como missão fazer a outra feliz. É algo em que acredito piamente e nada muda isso, mesmo todos os relacionamentos acabados, mal enjambrados em que me meti e tudo mais, ainda acredito que nesse mundo existe alguém que foi talhada especialmente pra mim por Deus.
Segunda coisa que me vem à mente é que eu estou mais certo do que eu quero e o que eu não quero pra uma relação, o que me faz não querer perder muito tempo com pessoas que não estejam na mesma vibe que eu, que não estejam na disposição de encarar um desafio de estar com alguém, estou afim de buscar a minha felicidade em ver outra pessoa feliz e fazer de tudo para que isso ocorra. Quem me conhece de verdade, sabe que eu nunca tive muita paciência pra jogos, para “histórias de amor” complicadas, para relacionamentos turbulentos... Eu sempre fui um cara que sempre curtiu ter noção de onde estou me metendo, de sinceridade, de saber o que a outra pessoa quer, o que ela está pensando, o que estamos fazendo realmente juntos... Hoje vejo o quanto isso é difícil para muitas pessoas.
Terceiro pensamento que me bateu é que hoje em dia, as pessoas tendem a relacionamentos frívolos, onde nada mais é importante, onde status e imagem valem mais do que realmente um relacionamento vivo, onde os dois se divertem, são parceiros, fazem questão de estarem juntos, que lutam para que o relacionamento dê certo. Vejo muito as pessoas dando de ombros para o relacionamento, preferindo muito mais postar uma foto bonita numa rede social, ao invés de somente curtir o momento com a pessoa que está ao seu lado.
Então, após essas análises, muitos vão dizer: Victor, você está muito cético quanto aos relacionamentos. Muito pelo contrário, gente, não estou cético, estou realmente de coração aberto para me envolver com uma mulher que também esteja na disposição de encarar esse desafio, mas a minha maior questão sobre isso é que eu não sou príncipe encantado! Não, não sou! E não tenho a pretensão de ser.
Não sou perfeito, sou cheio de problemas, cheio de defeitos, vim avariado de fábrica, ainda mais depois de 33 anos de vida, acho que é até normal isso, não conheço ninguém que com a minha idade seja perfeito, quer dizer, conheço sim, Cristo é perfeito, mas por isso mesmo, meteram ele numa cruz. Então, não tenho essa vontade de ser o salvador da humanidade, quero ser o salvador no máximo de mim, o que já é muito complicado. Mas não sou daqueles que se acha a pior pessoa do mundo, muito pelo contrário, tenho total conhecimento das minhas qualidades. Sou bom amigo, sou sincero, sou divertido, tenho um bom papo, fácil de se agradar, perspicaz, contudo, sou irônico, sarcástico, tenho um senso de humor mega ácido, forjado em uma família onde tudo vira piada, até velório, então, sei que não sou a pessoa mais fácil de se lidar, mas quem consegue, garanto que é uma ótima aquisição como amigo e amante.
Mas o fato na verdade é, estar solteiro hoje, com 33 anos, não é um defeito, não é uma coisa ruim. Vejo amigos meus enfiados em relacionamentos em que eles não gostariam de estar, meramente por acomodação, claro que existem relacionamentos que vejo como exemplo do que eu gostaria para mim, mas esses não são a maioria. A grande maioria dos meus amigos mais próximos estão solteiros, sejam homens ou mulheres, e em sua grande maioria, todos se dizem dispostos ao amor, contudo, ao questioná-los, todos já têm uma lista do que alguém precisa para ser seu par ideal. Isso tá errado, o par ideal não vai existir. Claro que acho que não vou dar certo com pessoas com certas características que não tem nada a ver comigo, isso é fato. Mas não pode haver uma pré-disposição em relação a fenótipo, biótipo e coisas assim, mas em relação a comportamento, isso eu acho que é obrigatório haver.
Não vou dar certo com uma pessoa que goste de ficar só dentro de casa, sou da rua, gosto de praia, de trilha, de bar, de samba, de diversão, de reunião com os amigos, de falar alto, tomar cerveja, falar besteira, de futebol, de UFC, de futebol americano, de esportes em geral, de ler livros, de Star Wars, de jogar vídeo game, de olhar o mar, de sentar na beira mar, de andar de bike... Então, uma pessoa que não curta ou não esteja disposta a essas coisas, realmente não tem a menor chance de dar certo comigo. Claro que existe a disposição da pessoa de se abrir a essas coisas, alguém que diz que não gosta de carnaval porque nunca frequentou um bloco ou nunca foi a um baile, mas que está disposta a conhecer a se abrir, é válida como opção, mas alguém que está totalmente fechada, que diz não curtir alguma dessas coisas, não vai ser uma relação saudável, pois eu não estou disposto a mudar essas características.
É tão legal quando você pode dividir com quem você gosta os seus hobbies e passatempos, quando você no seu tempo livre está com a pessoa fazendo algo que você faria mesmo sem ela, qualquer tarefa se torna mais divertida quando dividida com alguém que você gosta. Por isso mesmo, hoje procuro pessoas com interesses semelhantes aos meus, com desejos parecidos com os meus, sonhos, hobbies e passatempos iguais aos meus, pois assim, a aposta pode ser mais certeira. Afinal, embora com muitas dessas coisas, já passei por relacionamentos que não chegaram a ser o que eu queria.
Mas eu ainda estou aí, continuo na luta, estou batalhando, tentando achar quem possa ser a minha companheira de aventuras para o resto da vida. Pode ser que eu a encontre amanhã, pode ser que demore um pouco mais, mas se aprendi uma coisa nessa vida é que não devo desistir jamais do amor! Sigo em frente, de cabeça erguida, certo de que se estou solteiro, é porque ainda tenho coisas para viver assim.


PS: Texto dedicado aos amigos Angélica, Renatinha, Guilherme, Edson, Ivy e Roberto, que me fizeram questionar sobre o motivo de estar solteiro ontem, tomando uma boa cachaça de Paraty.

8 comentários:

  1. Victao, fiquei muito curiosa quando você colocou que escreveu sobre esse tema, pois estou com o mesmo questionamento. Até falo para os mais próximos que considero um E.T pq depois de tanto quebrar a cabeça , penso muito entre namorar por namorar. Adorei seu ponto de vista!!
    Beijo meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho q é uma questão simples, Angel, estamos solteiros, pq está faltando quem encare o desafio de nos tirar desse estado civil! Risos!!!
      Beijar na boca é fácil, o complicado é estar com alguém só por estar! Mas sigamos em frente, acreditando ainda no amor! Beijos

      Excluir
  2. "Não vou dar certo com uma pessoa que goste de ficar só dentro de casa, sou da rua, gosto de praia, de trilha, de bar, de samba, de diversão, de reunião com os amigos, de falar alto, tomar cerveja, falar besteira, de futebol, de UFC, de FUTEBOL AMERICANO de esportes em geral, de ler livros, de Star Wars, de jogar vídeo game, de olhar o mar, de sentar na beira mar, de andar de bike... "
    😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre falei pra tu que gosto, palhaço! Risos!!!
      Mas tá valendo!
      Não jogo, mas me amarro em assistir.

      Excluir