domingo, 10 de julho de 2016

Relações Na Maturidade Emocional

Relações Na Maturidade Emocional

Sabe, cara, eu tenho muito mesmo o que falar sobre diversos assuntos, mas tô numa fase em que falar das relações humanas em geral me fazem me sentir melhor do que qualquer outro assunto. Ao tratar dessas relações, acabo expondo um pouco do que eu sou e como lido com essas relações e o que eu espero delas. Algumas relações são simples, outras são mais profundas, outras ainda acabam sendo conexões instantâneas, mas cada uma das relações tem o seu grau de importância.
Não quero dizer que todas as pessoas com as quais eu me relaciono são importantes em minha vida, apenas sei mensurar isso, que algumas são importantes e outras não, e devo saber distinguir cada uma delas, para que não valorize as pessoas erradas e desvalorize as pessoas certas. Acho que isso é o que diferencia mesmo as pessoas que estão amadurecidas e as que ainda estão em fase de aprofundar a sua maturidade emocional.
Eu sou uma pessoa que faço amizade com facilidade e isso acaba me criando um problema, pois tenho que dar atenção para os novos e também para os antigos amigos. Além disso, tenho uma família muito grande, o que faz com que eu tenha que dividir meu tempo entre tantos compromissos com tantas pessoas que significam muito para mim.
Muita gente reclama de mim por sumir, por não aparecer, por não estar tão presente na vida delas, eu entendo, perfeitamente, mas não é descaso da minha parte, mas sim uma questão de ter que dividir meu tempo entre tantas pessoas importantes. Acabo não sendo eficiente em alimentar o bichinho da amizade.
Eu vejo a amizade como um ser vivo, que precisa ser alimentado, ser cuidado, acarinhado, mas que depende das duas pessoas, e não só de uma delas, ambos têm responsabilidade sobre a relação entre os dois. Gosto muito quando me falam assim: “Poxa, mas você sumiu”, como assim eu sumi?! Gente ainda continuo morando no mesmo lugar, tenho o mesmo número de celular desde 2000, ou seja, 16 anos, moro na mesma casa há 18 anos, estou em praticamente em todas as redes sociais, ou seja, não sumo.
Quando você dá prioridade para certa pessoa em sua vida, é porque você sente que ela merece, se você não procura uma certa pessoa por um tempo, é porque você não julga que seja necessário isso. Uma relação saudável não é pesada para ninguém, não tem uma pessoa que tenha que carregar a relação, ela é apenas leve, ambos se procuram, ambos se buscam, se querem bem, alimentam o bichinho da relação juntos.
Assim, a relação vai acontecendo de forma natural, sem pressão, sem necessidade de cobranças, sem necessidade de se implorar pelo carinho ou a atenção do amigo. Acho que é bem isso, minha fase atual não me permite mais ficar de mimimi com amigos, eu vivo a vida, prefiro ficar perto de quem me quer bem, que não fica me cobrando que eu não estou perto. É claro que é mais fácil de se conviver com as pessoas que estão próximas a mim diariamente, mas ainda assim, as tecnologias estão aí para aproximar as pessoas que de mim estão distantes.
Hoje, todo mundo consegue manter contato com alguém, mesmo que com milhares de quilômetros de distância, justamente por temos nossas tecnologias, termos nossos meios de comunicação cada vez mais ampliados e necessários para encurtar as distâncias. Assim sendo, não vejo o menor problema em me manter na minha, cuidando de quem quer cuidar de mim e vice-versa.
Assim sendo, pouco me importa a sua desculpa para que não nos vejamos é a distância a falta de tempo ou qualquer coisa assim, a questão é, quem quer, faz acontecer. Quem quer ver, dá um jeito, quem não quer, dá desculpas, eu tento manter os meus sempre por perto, sempre que posso mando uma mensagem, faço uma ligação, faço contato, nem que seja por meio de redes sociais, mas busco manter contato com as pessoas com quem me importo e valorizo aquelas que buscam contato comigo também.
Falei tudo isso, pra poder dizer que eu sou uma pessoa que acredito que relacionamento é baseado na lei do retorno, você só recebe aquilo que você dá, se você dá atenção, carinho, companheirismo, amizade, dedicação, presteza, você vai receber tudo isso de volta. Agora se você dá descaso, dá desatenção, desinteresse, ou coisas assim, não tem como receber algo diferente.
Algumas pessoas conseguem se dedicar mais a outras, tendo uma balança que não está equilibrada, onde ela sempre tende para um dos lados na relação, mas quando você chega a maturidade emocional, você vê com mais clareza as coisas e por isso mesmo, você não se altera por isso, você segue à risca, de deixar as coisas sempre empatadas, se a pessoa te dá atenção, você devolve pra ela, mas não falo isso como uma forma de vingança ou algo assim, muito pelo contrário, é justamente para você dar o que cada um merece de você.
Não deixe de procurar uma pessoa que você quer na sua vida só porque ela deixou de te procurar, mas se só você procurar, você vai acabar fazendo papel de trouxa. Não se prive de buscar, de correr atrás, de ser fazer presente, afinal, quem não é visto não é lembrado, contudo, não seja inconveniente, vá ter relações saudáveis, seja com amigos, amores, família... O que importa no fim das contas é você saber o que você está disposto a fazer para ter alguém na sua vida e o quanto você é capaz de receber ou não de uma pessoa para ficar satisfeito com ela.
Então, siga em frente, não se deixe abater e vivencie ao máximo as suas relações. Valorize sempre quem te valoriza, deixe ir quem te abandona e busque ser feliz com quem quer te dar felicidade. Falo da felicidade plena, aquela pessoa que realmente alegra o seu mundo quando ela aparece e que você faria de tudo para vê-la feliz, porque o resto é o resto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário