quarta-feira, 27 de julho de 2016

Parada Hétero?!

Parada Hétero?!

Gente, é sério mesmo que vai ter uma Parada Hétero?! Isso é sério mesmo?! Como assim?! As pessoas estão perdendo o senso do ridículo. Afinal, a campanha dos caras é: “Ser hétero é divertido, legal e popular”. Nada contra os héteros, afinal, eu sou, me amarro nisso, gosto muito de mulher e não critico quem o faça também, afinal, é a perpetuação da espécie, contudo, o que me espanta é essa necessidade de se autoafirmar, sendo que nós somos a maioria, somos o “normal”, somos o “certo”.
Sinto vergonha desse tipo de campanha, pois sei bem o que é fazer parte de uma minoria, o que é você ser discriminado pelo que você é, sendo que você não tem uma opção, você é aquilo pronto e acabou. Pra quem não me conhece ao vivo e a cores e está caindo de paraquedas neste espaço, eu sou um homem negro de 33, quase 34 anos, que felizmente, nasceu numa família que desde sempre fez questão de valorizar a minha negritude e tudo mais, contudo, sei que essa não é uma postura comum em nossa sociedade, onde é muito difícil de você valorizar o que não é o senso comum da mesma.
Então, analisando essa coisa toda, vejo como é difícil você ser diferente numa sociedade que é comandada por Homens, Brancos, Adultos, Com Nível Superior, de Família Tradicional e Heterossexuais, assim sendo, você ser qualquer coisa diferente disso, você já vai ser visto como alguém a margem da sociedade. Por isso mesmo, sempre me vi como um marginal (literalmente) na sociedade, alguém que não faz parte do grupo tido como o principal da curva, sou sempre um ponto fora da curva. Daí, acabo sempre tendo empatia pelas tidas minorias, pelos excluídos, pelos marginais desta nossa sociedade tão desigual.
Saibam que eu sou um social-democrata, alguém que sempre vai se colocar a favor da democracia e dos interesses sociais, por uma sociedade mais justa e igualitária, por isso mesmo, acho que a questão não é defender os direitos dos homossexuais, mas sim de toda a sociedade, pois, por eu não ser um cara que é membro da elite dessa sociedade, eu acabo sempre pensando que em algum momento, se eu não me levantar contra uma injustiça, sei que em algum momento eu serei o afetado pela injustiça perpetrada.
Assim sendo, tô achando muito engraçada essa história de Parada Hétero, pois eu sempre vi que esse lance de paradas e protestos era para quem era discriminado, quem sofria para se expressar em uma sociedade opressora contra os princípios pregados por essas pessoas. Desta feita, me causa estranheza tal postura dos héteros com essa parada, afinal, em que eles estão sendo subjugados? O que realmente os está prejudicando? Qual o problema em ser heterossexual na nossa sociedade?!
Que realmente a homossexualidade está saindo dos porões da nossa sociedade e está ganhando destaque na mesma, está. Mas vem cá, vocês acham que foi agora que começou a surgir homossexuais na nossa sociedade?! Pois é, não foi mesmo de agora. E os homossexuais estão em todas as camadas da sociedade, são médicos, garis, jogadores de futebol, policiais, políticos, escritores, blogueiros, artistas, músicos, advogados, professores, simplesmente não há uma única área da sociedade em que estas pessoas participem e não possam ser respeitadas e admiradas por seus talentos profissionais.
E no fim das contas, o que afeta existirem homossexuais de forma não velada em nossa sociedade? Existem os argumentos mais esdrúxulos, mas alguns eu faço questão de rebater aqui. Dizem – Homossexuais vão influenciar as crianças hétero. Isso é uma besteira sem tamanho, afinal, desde sempre em nossa sociedade houve essa manifestação sexual e antes era muito mais rígida a repressão aos homossexuais e nem por isso cessou a aparição de homossexuais, muito pelo contrário. – Ah, mas os homossexuais são contra a natureza. Idiota, estude mais, em todas as espécies animais, existe homossexualidade, então, não fale besteira, natural é! – Você não pode negar que eles não podem procriar. Ué, mas todos os casais héteros podem?! Não é assim, existem muitos casais héteros que são estéreis e nem por isso são tidos como uma praga a nossa sociedade.
O problema maior que vejo, é que como sempre, o diferente choca, o que não é comum é motivo de repulsa. Nossa sociedade é uma das mais preconceituosas, racistas e misóginas do mundo, contudo, sempre se escondendo atrás da fachada, dessa gente bronzeada que mostra o seu valor. Somos capazes de mostrar compaixão com pessoas que estão do outro lado do mundo (nada contra, pelo amor de Deus, apenas estou fazendo um comentário), contudo, não conseguimos nos compadecer da pessoa que sofre ao nosso lado.
Estou falando isso, pois temos justamente essa questão dos direitos LGBT aqui no Brasil que ainda não foram totalmente regulamentadas, embora o STF já tenha batido o martelo, nossos governantes, que representam a elite do nosso país, sendo novamente um retrato das pessoas mais favorecidas, ou seja, Homens, Brancos, Adultos, Com Nível Superior, de Família Tradicional e Heterossexuais, sendo assim, excludente com todos os que são marginais a isso. Mesmo que você seja Mulher, Branca, Adulta, Com Nível Superior, de Família Tradicional e Heterossexual, você ainda assim, poderá sofrer preconceito por parte desta elite, afinal, você é mulher, tida como um ser inferior em nossa sociedade.
Igualdade é um conceito pouco afeito aos nossos governantes, que pensam em cada vez mais se distanciarem da sociedade, criando cada vez mais distâncias em nosso país. Poucas são as vozes que pegam a Constituição e colocam ela como norte, ignorando seus preceitos familiares, religiosos, educacionais e afins, para sim, construir uma sociedade mais justa. O que se vê e cada vez mais uma bancada religiosa ganhando mais força, as pessoas se mostrando cada vez mais preconceituosas e não tendo vergonha de se mostrarem assim.
Me lembro que uma vez, discutindo com um amigo sobre racismo, ele me falou que isso não existia no Brasil, afinal, não tínhamos grupos extremistas, não havia aqui uma postura do enfrentamento entre negros e brancos. Olhei pra cara dele firme, para tentar descobrir se era um opinião séria ou uma brincadeira, mas vi que era sério. Então, tive que demonstrar pra que como tudo em nosso país, até o nosso racismo era mambembe, onde o cara é capaz de dizer que não é racista, mas se borra de medo sempre que um negro chega perto dele, ou então, que diz que adora as pessoas negras, mas que nunca namoraria uma mulher negra e por aí vai.
E tive que lembrar a ele, que assim como os direitos LGBT hoje não são respeitados em sua totalidade, uma vez que eles estão impedidos de serem quem são livremente, com o risco de pagarem com a vida, os negros também sofreram muito com isso, afinal, foram impedidos de serem quem são livremente, não podiam manifestar-se culturalmente, afinal, proibiam a capoeira e o samba, religiosamente, pois as religiões africanas eram proibidas, isso há 100 anos atrás.
Então, me coloco sim como um defensor dos direitos LGBT, mesmo sendo heterossexual, afinal, não é preciso ser negro, para ser contra o racismo, mulher, para ser contra o machismo, estrangeiro, para ser contra a xenofobia, não ser católico, para ser contra o antissemitismo, ou ser homossexual para ser contra a homofobia. Eu sou a favor do ser humano, seja ele quem for, uma vida é e sempre será uma vida e vou sempre estar ao lado de quem é marginalizado e oprimido por esta sociedade, afinal, quem defende o mais fraco está preservando a diversidade, está preservando a pluralidade de ideias, está pensando em um futuro melhor para a raça humana. E é isso o que eu quero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário