sábado, 16 de julho de 2016

Quanto Que É 100% Pra Você?

Quanto Que É 100% Pra Você?

Curioso como vocês, meus queridos leitores acabam sempre me surpreendendo com o que vocês vão curtir que eu escreva ou não aqui nesse humilde espaço. Sou um cara muito simples, de opiniões, às vezes ainda mais simples, que acabam sendo um pouco fora do comum daquilo que a maior parte das pessoas pensam. Eu sou sempre uma voz meio que dissonante em relação ao senso comum e nem me importo mais com isso, acho até legal ser o diferente, o esquisito, o estranho.
Tô falando isso, porque essa semana fui surpreendido com a invasão que o blog sofreu por conta do texto em que eu falei de não aceitar as coisas por partes, por eu não querer nada em minha vida pela metade, só quero as coisas por inteiro.
Acho que esse texto fez sucesso porque muitas pessoas também se encontram na mesma situação que eu, não querem mais as coisas pela metade, não estão mais dispostas a se sujeitarem a aturar receber menos do que elas merecem, saca? Acho que isso que tornou o texto um sucesso, fez com que muitas pessoas acabassem lendo-o e até mesmo, vindo comentar sobre o texto comigo.
Acho que essa postura é uma soma de milhares de fatores da minha vida, que se somaram e me trouxeram até o presente ponto da minha vida. Eu sou a soma dos meus fracassos e dos meus sucessos, das minhas vitórias e derrotas, das minhas escolhas bem-feitas e das erradas, dos meus sonhos realizados e dos frustrados, mas acima de tudo, eu sou a soma dos aprendizados que tive com o coração.
Quando a gente é mais novo, a gente acha que a vida é uma maravilha, que o mundo tem um colorido todo especial, mas que apesar disso, a gente pode se contentar com pouco, a gente pode aceitar parte, metade, ou qualquer fração dos outros que não seja 100%, até porque, não estamos pensando também em ser 100% de ninguém, a gente só quer curtir, zoar, se divertir e quem sabe, até ter um relacionamento maneiro, embora isso não seja a prioridade da maior parte das pessoas.
Com o tempo, a gente vai vendo que a vida não é tão colorida assim, existem mais partes preto, branca e cinzenta do que a gente imaginava, descobrimos que a vida bate e bate forte em nós, que a gente precisa aprender a levantar quando a gente caia, mas ainda assim, a gente aprende como disse o poeta: Que fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho.
Mas quando nós aprendemos isso, aprendemos também que não há de se mendigar carinho, não se pode implorar amor e não se deve se contentar com nada menos do que 100% do que o outro pode dar. Repare que eu falei do que o outro pode dar e não o que você deseja ou espera. Há uma diferença grande isso daí, e que poucas pessoas percebem as sutilezas disso, mas é impressionante isso.
Uma coisa é a pessoa te dar 100% do que ela tem a oferecer, ela se dedica dentro da capacidade dela e você entende que ela só é capaz de agir de certa forma, que essa pessoa é capaz de te fazer feliz, mas que essa felicidade virá do jeito que essa pessoa é capaz, não adianta você achar que a pessoa deveria de agir da forma A, B ou C, se a pessoa acha que a forma pra te fazer feliz é Z e se dedica a te fazer feliz, 100%, bom pra você, pois você será uma afortunada, pois nem todos estão dispostos a fazer o outro feliz, então só interessados na sua felicidade própria.
Então, ao aceitar que o outro está se dedicando a você 100%, e que isso não será o que você deseja, mas simplesmente o melhor que a outra pessoa pode fazer, você já não fica mais naquela loucura de que só será feliz se a pessoa fizer tudo do jeito que você quer, você tem que entender que a dedicação, a vontade de te querer bem, de te ver bem e de te fazer bem é muito mais importante do que fazer as suas vontades.
Muitas vezes eu falo e vou repetir aqui: O PROBLEMA DE RELACIONAMENTO É QUE É A DOIS. Explico, a gente, muitas vezes não consegue nem se entender, imagina entender o outro? Por isso mesmo, eu falo, não dá para a gente crer que uma pessoa está errada por querer nos fazer feliz, mas de uma forma que não é a nossa. Simplesmente não é concebível isso.
Precisamos entender, para o bem da humanidade, que cada ser é diferente e precisamos respeitar as diferenças, não podemos impor as nossas vontades, o outro também é um ser pensante, que tem as suas vontades, que é capaz de ter escolhas também, mas dele, só podemos esperar 100%. Não é 99%, com aquele 1% não, é 100% mesmo.
Cara, as pessoas precisam ser sinceras umas com as outras, abrir o jogo mesmo falar os seus limites, não ter medo de se expor, mas é uma forma de você buscar viver a felicidade. Você também tem que fazer a sua parte, nós, pelo outro lado, temos que fazer a mesma coisa, nos darmos 100% pelo outro, mas sabendo que não temos que fazer as coisas que o outro quer que façamos, mas fazer aquilo que está ao nosso alcance para fazer o outro feliz.
É engraçado falar isso, pois sempre falamos: Farei de tudo para te fazer feliz. Mas nos esquecemos que a noção de felicidade é individual. Pra mim a felicidade é uma coisa, pra você que está lendo esse texto é outra, e pra um terceiro será algo completamente diferente. Por isso mesmo, não devemos criar expectativa de que a felicidade será a que queremos, sonhamos e almejamos, será sempre a capaz de ser construída, por duas pessoas que estão dispostas a se ajudarem a conseguir esse objetivo, fazer o outro feliz.
Quanto aos 100%, falo em relação a todos os aspectos, dedicação, carinho, interesse, foco, essas coisas todas, até porque, isso é uma noção relativa, oras, não tenho como saber se a outra pessoa está realmente se dedicando, então, ou eu acredito na palavra dela (o que não é a minha praia) ou eu me contento em sentir pelos atos dela (o que é totalmente a minha cara).
Desta forma, aprenda a ler nas entrelinhas, entenda que o dito popular está certo, atos realmente valem mais do que palavras, a pessoa se entregar 100% à você não quer dizer que você assim passa a ser dono dela ou algo do tipo, muito pelo contrário, a coisa é uma troca, você se entrega pra ela e ela a você, a ponto de vocês se tornarem uma pessoa só, e assim, encontram uma felicidade que não é a sua e nem a da outra pessoa é uma felicidade diferente, é uma terceira forma de felicidade, que é o misto das felicidades dos dois, mas ao mesmo tempo, é a felicidade coletiva dos dois, é o que vai fazer vocês dois felizes como casal.
Então, se eu posso dar um conselho é, esteja 100% para a pessoa em quem você está interessado, mesmo que seja só por um instante de conversar, por uma saída na noite quando vocês ainda não têm um relacionamento. Agora, se vocês tiverem um relacionamento, o 100% é maior, você tem o companheirismo, a entrega, a dedicação e muito mais, mas de qualquer forma, no fim das contas, a gente sabe quando algo está completo e quando não está. E aí, meus amigos é que conta, quanto que é 100% pra você?

Um comentário: