sexta-feira, 27 de maio de 2016

Precisamos Falar De Estupro

Precisamos Falar De Estupro

Eu ia me segurar e não falar sobre a questão do estupro coletivo de uma menina de 16 anos em pleno século XXI, contudo, com tantas manifestações de amigas e conhecidas minhas sobre o assunto, questionando a menina e meio que isentando os estupradores, eu me senti impelido a emitir a minha humilde, mas sincera opinião sobre um tema tão polêmico e complicado.
Eu sou filho de uma heroína, uma mulher superforte, que me criou para ser um cavalheiro, tratar bem as mulheres e que sempre me deixou na obrigação de deixá-la orgulhosa por isso. Claro que em alguns momentos eu falhei no meio do caminho, cometi erros, preferi ir pelo caminho mais fácil do que fazer a coisa certa, porém, eu sempre tentei me pautar nos ensinamentos da minha mãe e mais que isso, sempre tentei fazer com que ela não tivesse vergonha de ter criado um moleque e não um homem.
Hoje, está muito fácil para os caras terem a mulher que eles quiserem, já tratei disso em outros textos, temos nos dias atuais, homens que não precisam nem falar para conseguirem estar com uma mulher, é só mostrar um combo de bebida numa boate, postar a foto de um carro, ostentar uma certa condição financeira ou então, mostrar um corpo sarado nas redes sociais, que a mulherada cai matando. Até aí não tem nada demais, acho que as mulheres têm o direito de fazerem o que quiserem e bem entenderem, assim como nós homens fazemos desde que a nossa sociedade se formou.
O problema que eu vejo nessa atitude das mulheres, é que existem caras que não estão preparados para esse tipo de atitude, aí é que está o problema. O cara que não está preparado para isso, acaba achando que é inconcebível a mulher ter certas atitudes e ainda assim, exigir respeito, o cara fica maluco com isso, acha que já que a mulher está fazendo uma coisa, ela tem mais é que ser humilhada, atacada, desrespeitada e que fique tudo por isso mesmo, afinal, ela é que provocou aquilo.
Percebam, não estou culpando as mulheres, muito pelo contrário, acho que as mulheres têm o direito de encherem a cara, andar com qualquer roupa que se sintam confortáveis, frequentarem qualquer lugar, estarem na rua em qualquer horário, falarem besteira, beijarem quem quiser, fazer o que quiserem e bem entenderem, mas acima de tudo, acho que elas têm direito de escolher o parceiro delas, assim como nós homens temos todos esses direitos. Falei isso, porque, pode parecer que eu estou culpando as mulheres que são mais ousadas ou mais diretas sobre seus desejos por estupros, e bem, eu penso exatamente o oposto disso, pra mim, o culpado do estupro é única e exclusivamente o estuprador.
Daí, vem novamente a imagem da minha mãe a minha cabeça. Eu imagino como ela se sentiria se eu estuprasse alguém, como ela que me criou para ser um cavalheiro, se sentiria ao me ver indo parar numa delegacia por ter causado qualquer mal a uma mulher, não só estupro, mas agressão física também. A imagem da minha mãe sempre vem a minha cabeça nesses momentos. Acho que a decepção que eu causaria na minha mãe em um momento desses, seria a maior que ela já sentiu, e eu não conseguiria conviver com essa culpa, pois minha mãe é minha heroína e saber que eu parti o seu coração, iria acabar comigo.
Além disso, tenho mãe, tias, irmã, primas, sobrinhas, afilhada, comadres, amigas... E me preocupo com a integridade física delas, fora a psicológica, então, não consigo compactuar com essa cultura de que a culpa é da vítima. Quer dizer então que agora a gente é assaltado e a culpa é nossa? Afinal, você fica por aí exibindo sua carteira, seu dinheiro, seu carro, seu celular, seu cordão ou seja lá o que um meliante resolva retirar de você. Estou sendo irônico, por favor, não me apedrejem, não acho que um assaltante tem direito de tirar qualquer coisa de alguém, apenas quis ilustrar o quão ridícula é argumentação de quem diz que a culpa do estupro é da vítima.
A vítima vai ser sempre isso, uma vítima, não tem como negar ao menos esse direito a ela, de ser vítima. Pois em muitos casos, as mulheres se sentem tão pressionadas, que sentem que até o direito de ser vítima lhes é negado. Até em delegacias, quando as mulheres vão fazer uma denúncia de estupro elas são ridicularizadas, então, por favor, não fale que é culpa da vítima.
Voltando a falar da minha mãe, creio que ela me criou assim e isso reflete nos meus atos em relação as mulheres, eu penso que adoraria sempre dar orgulho a minha mãe ao sair com alguma mulher, que eu vou tratar a mulher como eu sempre tratei a minha mãe, com respeito e reverência. Uma vez eu vi um desses memes bobinhos que nego cria na internet que dizia: Todo homem que trata uma mulher como uma princesa é porque foi criado por uma rainha. Eu fui sim criado por uma rainha, minha mãe. Uma mulher maravilhosa, que todos que tiveram o prazer de conhecer, sabem o quanto ela é valorosa.
Desta feita, busco demonstrar sempre para as mulheres que eu saio, que minha educação em relação a elas é diferenciada. Por conta da minha mãe eu sou feminista ao extremo, acho que as mulheres deveriam dominar o mundo e aí sim teríamos um mundo melhor. Contudo, sei que estamos longe disso, mas isso também depende das próprias mulheres.
Vocês vão pensar, ué, mas você não é feminista, porque está falando isso? Oras, é bem simples, a partir do momento que vocês ainda hoje, não se deram conta de que a forma como vocês criam seus filhos vão influenciar na forma como eles se relacionam com o mundo. Pois é, vejo muitas amigas falando aquelas besteiras que a nossa sociedade machista programa as pessoas a dizerem: Ainda bem que eu vou ter um menino, assim não vou ter que me preocupar com quem ele vai sair. Peraí, como não vai se preocupar, você vai deixar o seu filho sair por aí fazendo o que quiser?!
Quem nunca ouviu aquela frase: Segurem suas cabras que meu bode está solto? Daí você já vê a ideia proeminente em nossa sociedade. Aos homens tudo, as mulheres nada. O mais incrível nisso, é que temos várias pessoas que concordam com isso, e mais que isso, muitas pessoas que incentivam essa conduta. E aí eu falo, você não se sente responsável por isso não?!
Aí falam: Victor, a roupa que a mulher usa faz diferença! Aí eu respondo: Não, não faz. Se fosse assim, não existiria estupro nos países árabes, afinal, lá as mulheres usam burcas. A questão então não é a roupa, o jeito, o corpo, a atitude, o álcool, a provocação, o mole que ela te dá, ou qualquer outra que apresentemos, senão, vejamos, os caras que fazem isso são “doentes”. Vejam que coloquei entre aspas, mas de propósito, pois não é uma doença real, não é isso. O que quero dizer é que quem faz algo assim não é normal.
Acho absurdo que os homens não se indignem com esse tipo de atitude dos caras, qualquer homem que não fique transtornado com isso, acaba compactuando com isso. Precisamos fazer o nosso Mea-Culpa, porque em diversas vezes já estivemos em situação em que não fizemos nada contra situações de estupro. Seja quando uma garota disse não pra algum cara, quando deixamos um cara embebedar uma mina, quando falamos da roupa de uma mulher, quando tachamos a mulher de coisas que elas não são, quando aceitamos que a culpa é delas e não dos caras.
Daí você pergunta pra homens que estão na cadeia ou perto de serem presos e pergunta, qual o maior temor deles, eles respondem: Ser estuprado. Se para um homem esse é o maior temor, imagine para uma mulher? Aí vem um imbecil e fala: Mas elas não querem igualdade, o que tem demais fazer isso?! O que tem demais?! Bem, tem, que é desproporcional a força de um homem com a de uma mulher, logo, se você usa da sua para fazer sexo com uma mulher, você está abusando dela, então precisa disso.
Então, não é que isso seja um caso isolado, temos em média 15 estupros por dia no Rio de Janeiro, então, percebam, em nossa sociedade isso é tão comum, que já nem é mais assunto de jornal, vira assunto quando realmente é algo ainda mais brutal e mais cruel, quando são mais de 30 caras, quando além de tudo, ainda filmam, quando ainda vão e postam essa barbárie na internet.
Por isso mesmo, estou falando, não é normal que 30 e poucos caras resolvam entorpecer uma adolescente e abusar sexualmente dela. Com tantas mulheres realmente querendo ter relações sexuais consensuais, por aí, os caras terem que usar a força e subterfúgios para conseguir sexo com uma menina. Quando isso ocorre, muito da sociedade humana morre junto, são os princípios de humanidade, de igualdade, de respeito, de amor...
Por falar em amor, isso é algo que está faltando, amor. Seja ao próximo, a si mesmo, amor ágape, amor eros, não importa o amor, o que importa é que está faltando amor. Isso é desrespeito, é falta de tudo o que pregamos como princípios para o bem e o crescimento da humanidade. Quando aceitamos que uma mulher pode sofrer esse tipo de ataque, significa que estamos voltando para a idade da pedra e não evoluindo para a ideia de dominar as estrelas.
Então, o que tenho a dizer sobre isso, é que é muito triste você viver em uma sociedade onde existe sim uma cultura do estupro, onde desde cedo os homens são doutrinados a saber que o sexo para eles é uma obrigação e que para saciar essa vontade deles, podem e devem fazer de tudo o que quiserem. Devemos cortar esse mal pela raiz. Pais, ensinem seus filhos a respeitarem mais as mulheres. Mães, cobrem de seus filhos mais respeito para com as mulheres, mostrem para eles que eles precisam fazer mais, serem realmente homens e não apenas agirem como moleques. Assim, deem o exemplo, mostrem desde cedo o tipo de comportamento que vocês esperam deles e o que esperam deles, contudo, não deixem de cobrar, de exigir, de mostrar que fazer o que é certo não é difícil. É apenas uma forma de você fazer sua parte de fazer uma sociedade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário