segunda-feira, 2 de maio de 2016

No Tabuleiro De Xadrez Que É Gostar

No Tabuleiro De Xadrez Que É Gostar

Quando a gente resolve gostar de alguém, tomamos uma atitude pensada e consciente, onde temo que ter a certeza do que estamos fazendo, para o bem e para o mal. Onde qualquer decisão que nós tomemos será para nós mesmos, será aquela que poderá mudar nossas vidas para sempre.
Falo gostar como ato de se interessar por alguém, permitir que esse alguém derrube suas barreiras e travas iniciais, passando a abrir espaço na sua vida para aquela pessoa, tornando-a cada vez mais presente em sua vida, seja com conversas diárias intermináveis, mensagens bobas nos aplicativos de smartphone, encontros ou até mesmo com um relacionamento.
Gostar é diferente de se apaixonar, que é diferente de amar. São gradações numa mesma escala de sentimentos. Essa escala de sentimentos só serve para pessoas pragmáticas, para pessoas que são assim, a escala começa com “Chamar a Atenção” (algo no outro te atrai, você observa, é um sentimento bem básico, pode ser despertado pela beleza, a voz, o corpo... Tanto faz), depois que chama a sua atenção, desperta o seu “Interesse” ou “Encantamento” (quando você passa a querer saber mais sobre a pessoa, tenta descobrir seu nome, endereço, telefone, interesses em comum, para saber se você vai se permitir gostar ou não da pessoa).
Daí vem o “Gostar”, quando você resolve gostar de alguém você já juntou informações suficientes sobre a pessoa, para saber se será algo que será bom para você ou não, aí, você desperta o interesse, se permite abaixar o nível de segurança pro seu coração, vai conhecendo melhor a pessoa, em busca de se apaixonar, fazendo a escolha consciente de que deve escolher aquela pessoa para se apaixonar. Você escolhe gostar, e a partir daí, você está gostando e simplesmente vai vivendo o sentimento.
Muitos de vocês vão dizer: Mas Victor, não escolhemos por quem nos apaixonamos, a gente se apaixona e pronto, não tem como evitar isso. Bem, eu já disse que não sou uma pessoa normal, que tem o pensamento funcional normal, funciono de forma diferente do ordinário, então, a mim não se aplicam as regras normais do amor. Nunca me apaixonei à primeira vista, comigo sempre ocorreu de seguir a escala de sentimentos que vos apresentei, sendo assim, posso afirmar que comigo, só rola assim.
Então, assim, estou numa fase em que quero me apaixonar, quero mesmo, quero ter alguém pra mim, mas tá difícil escolher. Existem algumas opções muito boas, atualmente para mim, sejam por serem pessoas interessantes, sejam por me fazerem bem, seja simplesmente porque eu vejo muito potencial nelas, mas me falta ainda a certeza de que qualquer das escolhas será A Certa!
Pois é, como eu também já disse em um outro post, no amor, tudo é aposta, você nunca terá certeza de nada, sempre vai ser um tiro no escuro, pois o amor é um jogo de azar. No entanto, eu sou uma pessoa pragmática, odeio pisar em ovos, logo, eu tenho uma compulsão por controlar a situação, então, acabo tratando esse jogo de azar, na verdade, como um jogo de xadrez, onde cada movimento é calculado, estudado, pensado no objetivo final, que seria sempre o xeque-mate.
Nesse caso, meu xeque-mate seria iniciar um relacionamento saudável, visando algo mais sério, maior, com alguém que seja companheira, me entenda, esteja na mesma vibe que eu, que tenha os mesmo princípios, virtudes e objetivos que eu, que entenda meu humor, encare com tranquilidade meus defeitos, minhas neuras e meus surtos, que entenda que o relacionamento tem que ser pensado para ser para sempre, mas que sempre não é todo dia.
Conseguir isso é o objetivo, é a meta, é o gol a ser marcado, do meu jeito, de forma ordenada, pragmática, sem fraquejar na busca, afinal, o jogo já tá quase acabando e em poucas jogadas vou definir se vai rolar o xeque-mate ou se vou ter que jogar o tabuleiro pro alto, acabar com esse jogo e recomeçar tudo, do zero, desde o início, ajeitando peça por peça, executando jogada por jogada, passo a passo, cada etapa na sua vez, buscando dar o movimento final para chegar ao último xeque-mate da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário