domingo, 29 de maio de 2016

Mais Amor E Sinceridade, Por Favor

Mais Amor E Sinceridade, Por Favor

Quando você se predispõe a conhecer alguém, você acaba vivendo sempre na superficialidade da coisa, você não consegue aprofundar-se a não ser que a pessoa tenha a intenção que você a conheça mais intimamente, e não estou falando de intimamente de ir pra cama com essa pessoa, mas sim de intimamente de você conhecer a pessoa como ela realmente é, suas nuances, seu jeito de ser, sua vida, suas coisas todas.
As pessoas tendem a esconder os seus defeitos, isso é um fato. Poucas as pessoas pensam que precisam logo é jogar os seus principais defeitos na cara dos outros, para que não aconteçam as decepções futuras. Aí, geral costuma se comportar de forma mais conservadora, mais moderada, de forma que consiga manter a sua imagem intacta.
Mas me diz, o que isso vai trazer de bom para um relacionamento?! Ao meu ver, nada. Nada mesmo, pois a gente acaba preso na armadilha de não conhecermos melhor a pessoa que queremos conhecer. Você pega e percebe que muita gente sabota essa coisa de conhecer o outro. É muita gente que se coloca de um jeito a não aceitar que o outro realmente lhe conheça. Gente à vera que pega e se esconde atrás de máscaras, coloca obstáculos, finge ser o que não é, só para aprisionar o outro em uma rede de mentiras que acaba fazendo ele se apaixonar.
Aí a pessoa se apaixona por tudo aquilo que você permite ela conhecer ou faz com que ela conheça, ela cai nesse poço sem fundo de maquinação que você criou. E aí eu pergunto, pra que? O que você ganha de verdade com isso? Pois no final das contas, na primeira vez que você mostrar quem você é, o outro vai falar que você mudou e você vai ficar sem entender nada, pois para você, você sempre foi daquele jeito.
É tipo assim, a pessoa finge que não sente ciúmes quando o casal está se conhecendo. Daí, vão vivendo aquela coisa de não ter ciúmes e tudo mais, até que começam a namorar. Depois do começo do namoro, é só ter uma terceira pessoa por perto, que a pessoa já surta, começa a demonstrar todo o ciúme que sempre sentiu, mas se dizia não ciumenta.
E aí está o lance, a pessoa sempre foi ciumenta e para conquistar alguém se fez de não ciumenta. Isso é que é ruim, isso que é um problema. Você fingir ser o que você não é. Sou da teoria de que a verdade é sempre o que importa, se você é ciumento, demonstre, existem pessoas que acham isso legal, importante. Se você é desligadão, deixe a outra pessoa perceber isso, pois caso você se mostre mega ligado e depois passe a relaxar e agir normal, a pessoa vai perceber e vai te cobrar.
Uma frase muito comum é: Tu és responsável por tudo aquilo que cativas. Essa frase é a mais pura verdade, se eu cativo em uma pessoa algo, não posso culpá-la por me cobrar de fazer aquilo, não posso reclamar que ela quer que eu aja exatamente como eu acostumei ela a me ver agindo, ela não vai me cobrar algo que eu não era, ela não vai me cobrar uma mudança, muito pelo contrário, ela vai me cobrar apenas coerência, que eu me mantenha sendo o que eu sempre fui.
Claro que as pessoas podem mudar, não nego a ninguém esse direito, mas quando você não muda, você apenas finge ser o que não é, isso é muita sacanagem. É você agir deliberadamente para travar alguém perto de você, sem que essa pessoa tenha a possibilidade de escolher se aquilo é bom ou não. É o que eu costumo dizer, você quando diz a verdade para alguém, demonstra ser exatamente o que você é, a pessoa não se engana, ela entra naquilo por sua própria vontade. Quando você engana, finge ser o que não é, simula, emula, você não dá a pessoa a possibilidade de decidir se quer ou não viver aquilo, você simplesmente engana e a pessoa cai, depois você não tem como achar ruim se a pessoa reclamar daquilo.
Por exemplo, tenho algumas amigas que estão querendo arrumar namorados, contudo, elas não exigem que o cara queira namorar com elas, para elas saírem com os caras, porém, alguns caras, acham que por elas estarem querendo namorar, eles têm que fingir que querem isso também, para terem alguma chance com elas, aí o cara finge, simula e aí engana a mulher, dizendo coisas, prometendo mundos e fundos, quando no fim das contas ele só quer levar ela pra cama.
Se os caras fossem sinceros, seria bem possível que minhas amigas quisessem sair com eles, contudo, eles fingem algo e acabam prendendo elas na ilusão de que irão começar um relacionamento sério em breve, o que não é verdade. O que a nossa geração precisa entender, é que hoje, temos mais liberdade para todas as coisas, inclusive para fazermos coisas meramente pelo momento, mas para isso, precisamos que a outra parte seja sincera também.
Outro exemplo muito comum é quando eu estou saindo com alguém e a pessoa me pergunta o que estou querendo com aquilo. Estou numa fase em que estou querendo um relacionamento para o resto da minha vida, mas não necessariamente a próxima pessoa com quem eu vá me relacionar, será a pessoa para a minha vida, mas eu estou usando isso como referência.
O problema não está aí, está na pessoa achar que eu vou namorar logo de cara, saímos duas vezes e a pessoa já acha que vou pedi-la em namoro. Eu sou sincero quando digo que quero namorar, mas sou ainda mais sincero em dizer que não vou namorar por namorar. Prefiro continuar solteiro, ficar de boa, do que entrar numa relação só pra satisfazer a vontade de alguém, que não a minha.
Mas como eu disse, as pessoas tendem a não serem sinceras, eu prefiro sempre dizer o que eu penso, mesmo que seja pra dizer algo que pode prejudicar uma relação. Não gosto dessas coisas de disse me disse, eu prefiro muito mais as coisas às claras do que ficar trabalhando com as coisas com meias verdades, meias palavras ou com pouca sinceridade.
Gosto de quem seja assim também, muito melhor a mulher falar que não tem atração por você do que vir com aquele papo de só te ver como amigo, muito mais sincero a mulher falar que tá querendo namorar, do que falar que ir ficando pra ela tá bom, sendo que não está. Já disse em outro texto que eu não tenho poder de ler pensamento, ainda, quem sabe um dia eu consiga, mas eu ainda trabalho com as informações que me dão, se uma mulher diz que está tudo bem, eu acredito que esteja tudo bem, oras. Não tenho como suspeitar que no tudo bem dela esteja subentendido outra coisa, então...
Cada um é responsável por aquilo que cativa no outro, então, que cativemos mais coisas boas, mais amor e principalmente mais sinceridade, que todo mundo possa ser sincero com os seus sentimentos e com as suas palavras, consequentemente, para que não haja qualquer mal entendido e tudo se desenrole da maneira mais tranquila possível. Então, mais amor e sinceridade, por favor.

Um comentário:

  1. Autopsicografia

    Fernando Pessoa
    1930.


    O poeta é um fingidor.
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente.
    E os que lêem o que escreve,
    Na dor lida sentem bem,
    Não as duas que ele teve,
    Mas só a que eles não têm.
    E assim nas calhas de roda
    Gira, a entreter a razão,
    Esse comboio de corda
    Que se chama coração.

    ResponderExcluir