segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Pensamento Positivo E A Força Das Palavras

Pensamento Positivo E A Força Das Palavras

Me perguntaram porque eu desejo um excelente dia para as pessoas, quando o normal é desejar bom dia, né. Como resposta, eu expliquei que não ganhamos o dom da vida para levarmos uma vida regular, uma vida mais ou menos, recebemos o dom da vida para seremos o nosso máximo, para sermos excelentes, para sermos grandiosos, para alcançarmos o máximo do nosso potencial e com isso sermos magníficos e magnânimos e por isso mesmo não podemos aceitar menos que nossa excelência, nossa plenitude.
Para que tal fato ocorra, precisamos ainda entender que essa vida é única, é um presente, é uma dádiva, que estamos aqui para sermos felizes, sermos de bem e transmitir esse bem por onde quer que a gente vá. Sendo assim, faço questão de desejar tudo de melhor para a pessoa e de forma sincera, afinal, nada pior do que você desejar algo para alguém que não seja o que você sente ou realmente deseja. Por isso, desejo um excelente dia para as pessoas, transmito para o mundo o que eu espero dele.
Um sábio um dia me falou que se você transmite amor, o mal não pode te alcançar. Eu complemento esse pensamento: “Se você transmite amor, só o amor pode te alcançar”. As pessoas acham que é só o Amor Eros que conta, mas eu tô falando do amor que é impopular nos tempos atuais, no Amor Ágape, do Amor Ação, do amor que você transmite a todas as pessoas, aquele amor indiscriminado e irrestrito que você doa ao mundo. Esse é aquele amor que se traduz num sorriso para um estranho, em se compadecer ao ver alguém com fome, em doar roupas aos necessitados, em ajudar um idoso a atravessar a rua, em ceder seu lugar para uma grávida, mesmo quando seu assento não é preferencial, em tudo isso você está agindo com amor, e em todos esses casos, o amor é a única recompensa que você espera. Não, você não quer que a pessoa te ame como ao pai/mãe, ao filho/família ou ao cônjuge, mas sim que transmita esse amor de volta ao mundo.
As palavras têm poder e a força das palavras é muito grande e muitas pessoas se esquecem disso, usam palavras fortes para ofender, magoar, maltratar, esquecendo de usá-las para elogiar, criando um círculo vicioso, onde você transmite coisas ruins ao mundo e o mundo transmite coisas ruins para você de volta. Daí você começa a ficar mais irritado, mais amargo, mais azedo e você vai transmitindo isso para o mundo e em retribuição, o mundo só te devolve aquilo que você está dando para ele, pagando na mesma moeda, agindo como um espelho. Quanto mais negativo e pessimista você é e age, mais o mundo será e agirá com você.
E você sabe como é o mundo, né, parceiro? O mundo pode ser um bom filho da puta em algumas horas. Por isso mesmo, você não pode vacilar, se você for calhorda com o mundo, ele vai ser mil vezes pior, se você for chato com o mundo, o mundo vai ser muito pior, se você for ruim com o mundo, o mundo vai ser muito pior. Não entre nessa disputa com o mundo, você não tem nada a ganhar, mas tem muito, mas muito mesmo a perder. E pode ter certeza, ele vai fazer questão que você perca e te cobrará muito caro por isso.
Agora, quando você tem uma atitude positiva com o mundo, o mundo passa a ter uma atitude positiva com você. Quando você põe palavras positivas no seu cotidiano, elas começam a te trazer essa positividade para a sua vida. O profeta já disse: Gentileza gera gentileza. Ser gentil é a forma de amor mais simples e direta que se tem. Quando você é gentil, mesmo em ocasiões em que não deveria ser, você gera uma reação inesperada em seu interlocutor, ele fica desconcertado, pois não está esperando que você possa ser positivo em uma situação de adversidade como essa, já reparou? Esse é um conceito conhecido como Síndrome do Pernalonga. Sim, é ele mesmo, o personagem de desenho animado. Em seus desenhos, o Pernalonga é caçado pelo Hortelino Troca Letras e este, atira, bate, explode, faz de tudo com o Perna, que retribui na mesma moeda ou em algumas situações com até um pouco mais de sadismo e crueldade. Contudo, a picuinha dos dois só se acaba quando o coelho dá uma caixa de bombom, um beijo, flores ou afins para o caçador. Ou seja, o Pernalonga usa a gentileza para gerar gentileza, ele acaba com o mal, usando o bem.
Você pode querer justificar dizendo que isso é coisa de desenho animado e que não se aplica a realidade, porém isso também se aplica na vida real também. Já tentou fazer um elogio quando alguém está brigando com você? A pessoa fica meio desconcertada, até um pouco constrangida por estar te dando esporro. Ou quando você faz uma barbeiragem no trânsito e assume a culpa, pede desculpas e se redime, a pessoa nem consegue te xingar. É uma verdade absoluta, gentileza gera gentileza, ainda mais quando você usa palavras forte e positivas. Quanto mais palavras fortes e positivas você usar na sua vida, mais você receberá positividade e força de volta.
Os pequenos gestos contam e muito, acordar sorrindo, desejar um excelente dia para as pessoas na rua, ser solícito, agradecer, abraçar as pessoas, sorrir do nada, rir da vida, preparar uma refeição para alguém, dar de comer a alguém necessitado, ajudar alguém, fazer o bem... Tudo isso te serve para plantar o bem, emanar coisas boas, chegar a sua excelência. A excelência humana não se dá por adquirir bens, por adquirir riqueza, por adquirir dinheiro, nada disso. A verdadeira excelência humana está em ter amor, dar e receber amor. Isso é que conta. De nada vaia adiantar toda a sua riqueza material, se ninguém vai lamentar a sua morte e ao lado de sua cova só terá o coveiro.
Nós temos que entender, de uma vez por todas, que só tem amor quem sabe dar amor. É impossível alguém amar sem ter amor e ter amor se não sabe amar. O amor é transitivo, é transitável, é transmissível, é uma via de mão dupla, é vai e vem. O amor é muito mais do que simplesmente você querer bem a alguém, amar é você querer ver a pessoa bem, é torcer por ela, é ter compaixão, é se compadecer é saber que você vai ajudar aquela pessoa a ter mais em sua vida, é você saber se colocar no lugar do outro, é você saber que pode mudar a vida da pessoa e fazer de tudo para mudar.
Algo que pode dizer muito a seu respeito é o seu vocabulário, as palavras que você usa com maior constância, aquelas que são mais usadas por você em seu dia a dia, entende? Se você tem o costume de usar mais a primeira pessoa do singular é porque você tende a ser mais individualista, já se você usa mais a primeira pessoa do plural, tende a ser uma pessoa mais generosa, que pensa mais no coletivo. Palavras como nós, amor, união, carinho, juntos, respeito, todas elas transmitem bons sentimentos, trazem boas sensações, assim como palavras positivas, como sim, ótimo, excelente, esplêndido, exuberante... Todas elas deveriam ser mais ditas, mas ao invés disso, falamos palavras e mais palavras com força negativa. Quantos e quantos nãos dizemos por dia? Milhares. Sins, são na cada das centenas. É sempre não para quem nos pede dinheiro, nos pede ajuda, nos pede tempo, nos pede para ouvi-los, contudo, costumamos só dizer sim para aquilo que nos é conveniente ou interessante, pouco nos dispomos a ajudar ao próximo.
Tem um filme bobinho, do Jim Carey, chamado Sim, Senhor, que trata justamente disso, que o universo é um grande parque de diversões para quem se predispõe a dizer mais sins do que nãos. No filme, o personagem do Jim Carey passa a dizer sim para todas as propostas que recebe, logo depois de perder o dito amor da sua vida, contudo, a guinada que ele dá na vida dele, faz ele conhecer uma mulher incrível, passar a viver diversas aventuras em sua vida, saindo da vida pacata que ele levava, mudando ele da água pro vinho, contudo, ele se mete numa confusão por conta disso, afinal, é um filme do Jim, mas tem um final interessante, mostrando que ele não precisa estar aberto a tudo, mas também não ser tão negativo, indicando que para termos uma vida saudável e feliz, precisamos de equilíbrio entre esses aspectos de nossa vida, entre sermos positivos e sabermos os nãos que devemos dar em nossas vidas.
Sendo assim, atraímos mais energia negativa para a nossas vidas, por tantos nãos que falamos, do que positivos. Então, caímos em momentos ruins, momentos desagradáveis, momentos que nos fazem mal. Já ficou comprovado por estudos, que atitudes positivas rendem mais saúde, disposição e alegria, enquanto negativismo somatiza doenças, prejudica o sistema imunológico, aumenta o risco de contrairmos doenças terminais. Por isso eu resolvi seguir o conselho do poeta: “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe...” Então, pense positivo, seja positivo e transmita amor para o mundo, assim o mundo fará o mesmo por você. Pode acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário