quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Conheça O Pior De Mim

Conheça O Pior De Mim

Li uma frase numa mensagem hoje que me fez refletir muito sobre ela, a frase era a seguinte: “Procure alguém que conheça a sua pior versão, mas em vez de ir embora, fique e te ajude a ser melhor”. Achei a frase legal e interessante, até pelo fato de que se alinha a minha ideia de mostrar o seu pior para o outro e ele te aceitar ainda assim.
Contudo, eu discordo dela em um ponto, não acho que a pessoa tem que te ajudar a mudar, afinal, não acho que você tenha que mudar por conta de uma outra pessoa. Pra mim a frase correta seria: “Procure alguém que conheça a sua pior versão e ainda assim, não vá embora, decida que o melhor é ficar”. É isso, pura a simplesmente, não tem erro, não tem enrolação.
Todos nós queremos encontrar alguém que nos faça suspirar, que nos faça ver unicórnios e arco íris, onde o nosso mundo fique mais colorido e tudo mais, mas pra mim o amor sempre foi muito mais. Pra mim o amor sempre trouxe essa pegada de que era mais isso, aceitação. Já disse que um sábio me ensinou que você se apaixona pelas qualidades da pessoa, mas a ama pelos seus defeitos. E eu realmente sou dessa levada.
O que conta pra mim é conseguir enxergar todos os defeitos da pessoa que eu estou ao lado e ainda assim conseguir me divertir com eles, tirar sarro, inclusive, diminuí-los, torná-los pequenos, mostrando pra pessoa que seus defeitos não fazem dela uma pessoa pior, mas sim uma pessoa única, capaz de me fazer enxergar sim que ela é melhor do que as outras, justamente por ter esses defeitos e não fazer a menor questão de escondê-los.
Claro, que quando você está com alguém, você acaba desenvolvendo certos gostos, certas atitudes, certos prazeres, certas habilidades que condizem com a pessoa com quem você está. Você também acaba evoluindo com tudo isso, você pega as melhores coisas, pega as melhores influências, pega o que a pessoa pode te acrescentar e evolui, mas não quer dizer que você precise melhorar, precise mudar.
Essas coisas acontecem naturalmente, você acaba, que por conviver com uma nova pessoa, em um novo meio, fazendo novas coisas, provando novas coisas, querendo novas coisas, daí você já é uma pessoa diferente da que você era antes de começar a relação.
Para muitos, uma relação pra ser boa, tem que se medir o quanto os dois mudaram para melhor, o quanto os dois evoluíram, o quanto os dois trocaram, o quanto os dois foram capazes de modificar um o mundo do outro, um a vida do outro, um ao outro. Assim, você pega e consegue até transformar tal fato em uma equação, você simplesmente bota esses fatos de uma forma que chega até a uma fórmula matemática, onde o sucesso da relação se mede pela soma da evolução de cada um dos personagens do casal e divide por dois.
Ao analisarmos de forma fria essa questão da evolução, vamos chegar também a uma conclusão simples, o ser humano está nesse mundo para evoluir, para se modificar, para mudar, para se transformar, se tornar hoje sempre melhor do que ele era ontem. Isso se aplica também a um relacionamento, contudo, sem que isso seja uma obrigação.
Já falei em outro texto que a gente só muda porque quer, não porque uma outra pessoa pede, obriga ou qualquer coisa do gênero. Soma-se a isso o fato de que o homem é resultado do meio em que ele está inserido, aí você consegue ver mudança numa pessoa quando ela faz alguma mudança em seu meio, seja mudar de cidade, mudar de hábitos, mudar de emprego, mudar de casa ou mudar o seu status de relacionamento.
Afinal, quem nunca ouviu uma pessoa que termina uma relação jurar que vai voltar para a academia? Ou ainda, que vai voltar a sair de segunda a segunda? Ou ainda, que vai colocar suas séries favoritas em dia? Isso é uma questão simples, a pessoa mudou de meio, não conviverá com alguém que estava sempre ao seu lado e que ele precisava compartilhar suas escolhas, compartilhar seus desejos e anseios. Quando você retira esse terceiro do convívio, então a pessoa acaba tendo que se virar sozinha, precisa então passar a buscar novas coisas e aí, ela “evolui”.
Por isso, que insisto na ideia de que ninguém precisa mudar para encontrar alguém, muito pelo contrário, prefira sempre as pessoas que gostem de você exatamente como você é, pois essa pessoa nunca vai querer te mudar e assim, as mudanças vão ocorrer de forma gradual e sem pressão, e mostrando que o caminho para o casal é um caminho melhor, menos turvo.
Nós temos a tendência a querer mostrar só o nosso melhor, mostrar que somos pessoas de bem, dignas, de boa índole, que praticamos o bem e que por isso mesmo a gente acaba conseguindo fazer com que a outra pessoa mentalize uma pessoa que não somos. Daí, depois de já estarmos num relacionamento, quando passamos a mostrar a nossa verdadeira face, aí a pessoa se assusta e acha que mudamos, que ficamos diferentes, quando na verdade, a gente apenas começou a mostrar quem realmente somos.
Desta forma, só vejo que o certo é você ser você mesmo, sem inventar, sem florear, sem enfeitar, sem colocar alegorias e adereços na coisa. O importante é a vida como ela é, a verdade nua e crua, o preto no branco, o simples, o básico. Não estou dizendo que você não possa ter ainda alguns segredos ou que você tenha que se mostrar um bom f.d.p. para que a pessoa curta você. Não é isso. O que estou falando é que você precisa mesmo é ser sincero.
Seja sincero, não invente coisas que você não é. Lembro bem que um amigo meu se encantou com uma mina que era surfista, daí ele comprou uma prancha e ficava indo pra praia direto, com a prancha debaixo do braço e ficava na areia passando parafina nela e tentando paquerar a menina.
Um belo dia ele conseguiu puxar assunto com ela, começaram a falar sobre diversos assuntos, exceto o surf. Ele a chamou para sair, saíram, ficaram, começaram a ter algo juntos, até que um belo dia, ela chamou ele para irem surfar. Ele achou que seria de boa, que poderia contar para ela que ele só fingia ser surfista, que isso não seria nada demais, contudo a garota se zangou, disse que quem mente por algo assim pequeno é capaz de mentir muito mais por coisas maiores e disse que não queria mais nada com ele. Assim, fica comprovado que a verdade sempre é o melhor caminho, não adianta. Nesse caso, a menina nem se importava que o cara não gostasse de surf, ela só não queria alguém que quisesse tirar isso dela.
Pois bem, a gente tem que ser assim, querer apenas que a pessoa não queira mudar a nossa essência, não queria tirar aquilo que é parte importante de nós. No meu caso, nunca vou conseguir ter um relacionamento sério com alguém que encrenque com eu ir ao samba, a praia, as trilhas, a igreja, aos bares, aos jogos de futebol, a casa dos amigos e tantas outras coisas. Do mesmo modo, eu jamais vou poder querer que alguém se modifique para me agradar.
Por fim, as mudanças de cada indivíduo em um relacionamento, precisam ser naturais, para que o relacionamento evolua junto com eles, não porque você acha que se deixar de fazer certas coisas ou passar a fazer outras, isso vai fazer o relacionamento ou a outra pessoa mais feliz. Saiba que o tiro pode sair mega pela culatra e você acabar sem um relacionamento e ainda frustrado por ter abandonado certas características suas.
Sendo assim, fico com a frase de um grande poeta: “Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo”. Encare os desafios de evolução, mude por você, mude para ser uma pessoa melhor. É claro que eu acredito que em um relacionamento a outra parte sempre acaba nos vendo com olhos melhores e nos faz acreditar que podemos ser aquela pessoa que ela enxerga que nós sejamos, mas nunca mude para agradar, mude porque você realmente quer ser essa outra pessoa e não porque essa outra pessoa é quem agrada a pessoa que está com você.
Nunca subestime isso, não se mostre alguém que só muda para agradar a outra, mude para se agradar, mude porque você quer, pois se no final, o amor acabar, a relação acabar ou qualquer coisa assim, ao menos, mesmo que você não perceba na hora, ao menos você será alguém melhor do que era antes de ter começado aquela relação e aí, só por isso, a relação já terá valido a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário