domingo, 30 de outubro de 2016

Seu Voto Nulo Não Valeu De Nada

Seu Voto Nulo Não Valeu De Nada

Não me omiti, não me calei, não me fechei, não fiquei em cima do muro e muito menos me escondi. Tomei uma decisão, fiz uma escolha, escolhi um lado, pensei no que seria melhor para mim e para os outros, achei uma saída de uma situação que muitos julgaram sem saída, pesei o que seria menos penoso para mim e para a minha cidade, o que seria menos pior para todos, o que poderia ser menos prejudicial a nós, embora eu soubesse e ainda saiba que nada disso iria adiantar, com o nosso sistema político corrompido, ainda mais numa cidade onde os políticos costumam estar envolvidos em esquemas de corrupção, embora nunca se prove nada contra eles, pois eles são julgados por pessoas que eles mesmos indicaram.
Mas como eu disse, eu não quis me omitir, não quis ficar em cima do muro, precisei tomar uma decisão, precisei agir, não seria eu, se ficasse de braços cruzados apenas vendo o circo pegar fogo, eu tinha que tomar partido, tinha que ir para algum dos lados da balança, precisava sim agir e aceitar que uma das opções ainda seria válida, embora nenhuma delas me apetecesse. Eu apenas acabei lidando com a minha consciência, sabendo que precisaria e muito, por muito e muito tempo ainda, lidar com a escolha de não fazer uma opção, de deixar outros escolherem por mim.
Não sou contra a democracia, muito pelo contrário, sou defensor dela e do estado democrático de direito e por isso mesmo, referendo o resultado das urnas, Crivella será o nosso prefeito, pelos próximos quatro anos, ao menos se a Globo e a grande mídia acharem que ele não deve se manter assim. Contudo, embora ele não tenha sido o meu candidato, em nenhum dos turnos, ele nunca ter sido e nunca será uma opção para mim, espero e anseio para que ele faça um grande governo, que corresponda as necessidades que nossa cidade precisa enfrentar, para acabar com as suas mazelas.
Ocorre que, meu problema é com quem justamente tem um discurso falso moralista, de que por não concordar com nenhum dos dois candidatos, preferiu se omitir. Isso é burrice, você delegou para outros o controle da sua vida, da cidade e consequentemente, da vida dos outros. Não, você não está deixando de compactuar com qualquer dos candidatos ou dos políticos fazendo isso, você está apenas sendo conivente com qualquer coisa que aconteça, para o bem e para o mal, com o governante eleito, afinal, você abriu mão do seu poder de escolha, você abriu mão da sua capacidade de decisão e passou esse poder para qualquer pessoa que quis decidir por você.
Claro que vale a reflexão, tivemos um terço dos votos brancos, nulos e abstenções, um terço das pessoas de nossa cidade abriram mão do seu poder de decidir, do seu livre arbítrio, do seu poder de escolha e isso merece ser analisado, afinal, mostra que na nossa cidade nenhum dos candidatos realmente foi viável, afinal, nenhum deles conseguiu um número expressivo de votos, contudo, para o segundo turno, foram só duas opções, o Crivella e o Freixo, e suas opções eram só essas. Não dava pra falar de outros, os que ficaram pelo caminho não eram melhores do que esses, senão teriam ido adiante.
Porém, vocês que querem se “eximir” de culpa, podem ter certeza, a culpa também é de vocês, vocês não escolheram ninguém, ou seja para vocês, tanto fez como tanto faz e daí, não lhes dará direito de discutir, de argumentar qualquer coisa sobre a política de nossa cidade pelos próximos 4 anos. Não é questão de radicalismo, é questão de que o nosso jogo político é assim, a gente precisa escolher, simples assim. Não dá para dizer que nada nem ninguém te representa, isso é uma coisa que não faz sentido, você precisa entender que o nosso sistema é esse, alguém vai ser eleito, independente do que você faça.
E qualquer coisa mesmo que você faça não irá mudar esse fato. Precisamos mesmo de encarar o fato de que sempre haverá alguém sendo eleito, sempre teremos um representante. Aquela balela de que se tivermos mais votos inválidos que votos válidos, a eleição será anulada, é muito errada. Uma eleição só será anulada se houver cem porcento de votos anulados e nós sabemos que isso não irá ocorrer, uma vez que nenhum candidato vai deixar de votar em si mesmo. Então, parem com essa loucura de anular uma eleição assim.
Só podemos mudar tudo de duas formas em nosso sistema: ou pelo voto ou pela revolução. Sabemos que não haverá uma revolução no Brasil tão cedo, pois como falei no outro texto sobre política, nós não temos lideranças jovens, não discutimos política e temos pouco interesse sobre o tema, dessa forma, não iremos, mesmo, criar novas opções de políticos, novas opções de políticas, até porque, quando tivemos essa opção, ao menos aqui no Rio, jogamos fora a possibilidade de um político que faz a nova política.
Eu não sou defensor do Freixo, não gosto dele e tudo mais, mas diante do quadro que se apresentou, achava que era a minha única opção. E vou amaldiçoar todos os políticos dessa cidade por terem me feito votar no Freixo nesse segundo turno, contudo, ao menos fui em frente, superei minhas restrições ao mesmo, para poder apertar 50 na cabine de votação, contudo, acho que tudo é culpa nossa, nós que não falamos sobre política, não discutimos o assunto e não conseguimos criar novas figuras para a nossa política. Assim, não odiemos os jogadores, odiemos o jogo. Se não mudarmos a forma de se fazer política em nosso país, nada disso será diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário