sábado, 22 de outubro de 2016

É Impossível Ser Feliz Sozinho?

É Impossível Ser Feliz Sozinho?

Pois é, amigos, acho que esse texto vai ter mais identificação para os amigos solteiros que ainda precisam ouvir suas mães falando o quanto seria bom se você arrumasse alguém para ficar junto de você. Sim, hoje minha mãe veio ter essa conversa até um pouco constrangedora comigo, afinal, ela realmente acha que eu estou infeliz, isso segundo palavras dela, por não estar namorando.
Bem, quem me conhece bem, sabe que essa é uma acusação infundada, afinal, estou realmente em boa fase, feliz, fazendo as coisas que eu gosto, do jeito que eu gosto, no meu tempo e pelas minhas motivações. Depois de muito tempo não estou fazendo algo por um outro alguém, mas tão somente, por mim. Porque eu quero, porque eu gosto, porque eu estou com vontade e só por mim, não preciso pensar em mais ninguém.
Mas essa minha ideia de felicidade vai de encontro a ideia da minha querida mãe. Ela, claro, uma senhora da década de 50, tem seus conceitos baseados na ideia de felicidade em conjunto, de felicidade a dois, de felicidade em família, de que eu preciso encontrar uma mulher que me faça crescer, que me faça evoluir, que irá mudar minha vida da água pro vinho, que me fará descobrir todo o meu potencial como ser humano e meu real papel na sociedade.
Acho válida essa interpretação da minha mãe para uma vida plena, afinal, ela diz que ninguém é completo se não está completo. É um conceito bem claro de que para sermos felizes a gente precisa estar em harmonia com o mundo em todos os aspectos de nossa vida, sabe? Na parte profissional, na familiar, na social e principalmente na amorosa. Pra ela, o fato de eu estar sozinho, inviabilizam a minha harmonia nas outras áreas e mais, contudo, ela nem se pergunta se eu estou feliz em estar sozinho.
Ela me lançou a seguinte pérola:  -Meu filho, quando você vai arrumar uma namorada? Pra ela, o que vale mesmo é eu entrar num relacionamento com qualquer pessoa, sem se preocupar se eu estou feliz ou não, sei lá, ao menos essa foi a impressão que ela me passou. Daí virei-me para ela e disse: - Mãe, você deveria se preocupar se eu estou feliz ou não. Com essa resposta, eu acho que deixei a minha progenitora desconcertada, porque ela se engasgou e falou: -Claro, meu filho, eu me preocupo, mas você não pode estar feliz se não tem uma namorada.
Eu rio dessa ideia dela, afinal, minha mãe é mega feminista, sem precisar ficar fazendo discursos pró-mulheres ou afins, ela apenas tem suas atitudes, seu jeito de ser e viver, servindo de exemplo para a causa feminista, pois ela é uma mulher mega forte, mega inteligente e mega decidida. Contudo, essa fixação dela pela minha vida amorosa, chega a ser extremamente engraçado, pois parece que ela tem aquela visão Jobiniana de que: É Impossível Ser Feliz Sozinho.
Eu, mais do que nunca hoje acho essa ideia certa e errada ao mesmo tempo. Jobim quando falou isso, se referia a vida amorosa, que ninguém conseguiria ser feliz sem ter um amor ao lado. Hoje, vejo que isso não se aplica a vida amorosa, mas sim a vida social, ninguém consegue ser feliz sendo sozinho, se afastando do mundo, de tudo e de todos, mas consegue ser feliz sem necessariamente estar em um relacionamento.
A pessoa não precisa estar dentro dos padrões da sociedade para relacionamentos e afins, para que ela seja feliz, que ela curta sua vida, divirta-se com os amigos e até tenha uma vida amorosa satisfatória, afinal, só cada um de nós é capaz de saber o quanto de amor nos satisfaz, não é? Só eu posso saber se fico satisfeito com o quinhão de amor que cada uma das pessoas com as quais me relaciono me dão.
De que adianta a pessoa estar comigo, dizer que me ama, dar declarações e mais declarações de amor em redes sociais, me encher de presentes, me dar milhões de presentes, se no final das contas ela me deixa sozinho, não está do meu lado de verdade, não me acompanha como mulher, não é minha companheira, não é a pessoa que fecha mesmo comigo?
Eu não quero estar com qualquer pessoa, só para saciar essa vontade da minha mãe de ter uma nora, por achar que eu só serei feliz e completo se estiver com alguém ao meu lado. Não, isso não é pra mim, já pensei que talvez esse fosse o certo, mas hoje eu já não penso assim, acredito que a minha felicidade no amor não está em estar com uma pessoa ao meu lado, mas sim com A PESSOA CERTA ao meu lado.
Mas qual o meu conceito de pessoa certa? Bem, pra mim é algo simples, é alguém que inicialmente consiga entender o meu jeito de ser, a minha forma de pensar, de agir. Depois, que consiga me fazer feliz, que seja feliz por eu ser quem eu sou, que não pense em me mudar, mas que me faça sim, me tornar alguém melhor por causa dela, que eu pense que todos os momentos vão ser melhores com ela ao lado, que eu realmente pense que o meu mundo é melhor porque essa mulher surgiu nele.
Contudo, até agora, não achei tal pessoa, não é por falta de procura, estou procurando, estou buscando, estou me abrindo a possibilidades, mas hoje em dia está muito difícil você encontrar alguém que esteja disposta a aceitar alguém como a pessoa é. Admito que tenho muitos defeitos, sou um cara que gosto de estar com os amigos, que gosto de falar besteira, que gosto de beber, gosto de samba, gosto da noite, da boemia, gosto de me divertir a valer, gosto da noite, da madrugada, gosto de praia, de calor, de exercícios ao ar livre... E a pessoa que for ficar comigo, tem que fechar com essas coisas, tem que gostar dessas coisas também.
Não acho que a pessoa tem que fazer tudo na mesma intensidade que eu, mas ela não pode me criticar por querer essas coisas. Além disso, a pessoa tem que fazer questão da minha companhia, saca? Me procurar, demonstrar interesse, se mostrar aberta para a coisa. Caso isso não aconteça, melhor cada um pro seu lado e aproveitando a vida solteiro.
Já falei num outro texto, que eu aceito ser solteiro estando com alguém. Que aceito não ter que convencionar uma relação para viver a dois com alguém, mas sem ter relacionamento oficial, sem ter um status de relacionamento, sem ter um estado civil, não preciso dessas coisas para que alguém me “complete”, como diz minha mãe. Mas eu preciso sim, que a pessoa esteja afim de viver comigo, que esteja na disposição de ficar comigo, de colar comigo, de viver essa aventura, de embarcar nessa viagem rumo a nossa felicidade a dois.
Ainda não achei alguém que cumpra todos os requisitos que imponho e muito mais, ainda estou me inteirando do que as mulheres andam buscando para as vidas delas também. Em alguns casos eu me assemelho, em outros eu passo longe, mas estou aí, estou tentando, estou em busca, estou aberto. E pra mim, é isso que importa, estar querendo algo que mereça o meu investimento, o meu tempo e a minha dedicação, pois se não for pra ser feliz e pra sempre, melhor nem começar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário