domingo, 18 de março de 2018

Não Sou Um Cidadão De Bem


Não Sou Um Cidadão De Bem

Eu me cansei de vocês, cidadãos de bem! Sério, não quero mais saber do que vocês falam, pensam ou pregam. Desisti de tentar entender vocês. Por que tanto ódio, por que tanta raiva? Se apegam a aspectos religiosos, de moral e bons costumes, mas quem fez de vocês arautos das religiões, da moral e dos bons costumes?!
Vocês se julgam tão religiosos, mas se vocês não entenderam que religião é amor, vocês não entenderam nada. Se vocês não perceberam que moral é aceitar o outro do jeito que ele é, é defender as minorias, é buscar a liberdade, a igualdade, a fraternidade, vocês não entenderam nada.
Realmente, prefiro ser criticado por vocês, por defender pessoas que nunca tiveram voz ou vez em nossa sociedade, do que defender políticos, empresários e artistas. Eu vou estar sempre ao lado do povo, dos desvalidos, dos oprimidos, dos marginalizados. Vou estar ao lado daqueles que precisam que quem tem voz fale por eles, grite por eles, lute por eles.
Você não sabe o que é defender os Direitos Humanos, fala sempre aquela besteira de que direitos humanos são para humanos direitos, isso mostra que você não entende nada disso. Ninguém que defende e luta pelos direitos humanos quer abraçar um bandido e fazer dele uma vítima da sociedade, até porque, todos nós, hoje, somos vítimas dela.
O que se quer, é que se cumpram os acordos preestabelecidos, se preserve o Estado Democrático de Direito, se quebrar paradigmas, que se comprove a máxima de que a lei é igual para todos, que se respeite a Constituição Federal e que se respeite a todos da mesma forma. O problema é que isso vai contra o nosso Status Quo, vai contra a nossa sociedade, vai contra o nosso senso comum.
Afinal, apesar da escravidão ter sido abolida há 130 anos, ainda hoje achamos comum associar os negros a trabalhos braçais e menos intelectuais. Achamos comum mulheres receberem menos e um candidato à presidência da república defender isso abertamente e ainda ser aplaudido por isso. Achamos razoável a quadrilha de um ex-governador do estado, ter saqueado os cofres públicos, mas eles só perderem o dinheiro que usurparam com seus atos ilícitos é o suficiente para eles quitarem suas dívidas com a sociedade.
A verdade é que somos uma sociedade hipócrita e quando jogam isso na nossa cara, ficamos incomodados. Por isso mesmo, não me considero um “cidadão de bem”, me considero um cidadão e por isso mesmo, tenho os meus direitos e deveres, minhas virtudes e meus defeitos, mas não me julgo melhor que ninguém, mas também não me julgo pior. Sou diferente, assim como cada um o é!
O que quero dizer, é que não quero estar ao lado dos que se consideram acima dos outros, nem melhores do que os outros, dos que julgam que a carne mais barata do mercado é a carne negra, que mulher nasceu para servir, que homossexuais devem se manter no armário, que pobre pode ser exterminado na favela, que político pode roubar e que nossa sociedade é justa, por isso a meritocracia é a melhor forma de seguirmos dando oportunidades aos outros. Não, eu não quero isso.
Pois bem, eu sou mais um que se levanta contra o Status Quo, que questiona a sociedade como um todo, que acho infeliz a morte de cada um dos policiais mortos em nosso estado desde a eleição do Sérgio Cabral para governador, bem como, lamento cada vida perdida em tiroteios em nosso estado, cada vítima de violência e bala perdida. Mas, me levanto também contra você, que é reacionário, que é conservador, que impede a evolução da sociedade, que não aceita que outros também adquiram direitos, que possam buscar sua felicidade, seja através de uma religião diferente da sua, de uma sexualidade diferente da sua, de uma orientação política diferente da sua ou de um estilo de vida diferente do seu.
A verdade, é que nós, seres humanos, sempre fomos assim. O diferente sempre nos assustou, sempre nos causou estranheza, sempre nos fez pensar no pior, sempre nos deixou em sinal de alerta. Mas, os negros nunca foram escravos, fomos escravizados, as mulheres nunca foram submissas, foram subjugadas, os homossexuais nunca foram recriminados, foram reprimidos... Todos os ditos diferentes, sempre existiram e sempre existirão e não será você, com sua existência patética que irá mudar isso.
Como bem disse o poeta:  ‘Não quero ser como vocês’! Não me aceito assim, preconceituoso, desagregador, repressor, com tanto ódio, tanta raiva, não quero esses sentimentos ruins em mim. Estou aqui para propagar o amor, para fazer o bem, para buscar fazer do mundo um lugar melhor para os meus descendentes. Assim sendo, não quero mesmo deixar para eles como lembrança essas ideias ruins e retrógradas de que o mundo só é bom do meu jeito.
Aceite o próximo do jeito que ele é. Seja feliz pelo que você é, busque fazer da nossa sociedade um lugar mais justo, mais humano, estamos precisando tanto que as pessoas recuperem alguns valores como da empatia e da compaixão. Você precisa aprender o conceito de respeito, tanto ao próximo quanto às diferenças. Afinal, o mundo não é só você, o mundo não é só do seu jeito, o mundo é a soma de todos os mundos particulares de cada um de nós. E se pudermos deixar um mundo melhor para as gerações futuras, que comecemos tornando o nosso mundo mais amoroso, mais tolerante e mais plural.

Um comentário: