domingo, 27 de maio de 2018

O Melhor E O Pior Do Brasil


O Melhor E O Pior Do Brasil

Sabe, é nesses momentos de crise e de complicações da nossa sociedade que conseguimos ver o que o brasileiro é capaz de fazer. Enquanto alguns estão buscando atender as necessidades da sociedade, dando um mínimo de condições para que as pessoas vivam suas vidas de uma forma no mínimo razoável, por outro lado, temos pessoas que estão se aproveitando cada vez mais para se darem bem as custas do sofrimento alheio.
Cada notícia sobre o assunto que vejo nos telejornais, só mostram o pior lado do brasileiro, aquele que gosta de dar jeitinho, que quer levar vantagem, que engana e que maltrata, que só pensa em se dar bem a todo custo. São pessoas vendendo gasolina, alimentos e transportes a preços astronômicos, tudo regulado pelo livre mercado, conforme desejam os defensores de um certo candidato, que é político profissional, que foi expulso do exército e em 30 anos na câmara só aprovou meia dúzia de projetos fuleiros.
Porém, não busco conhecimento só através da mídia convencional, que é vendida e faz o jogo dos poderosos. Com o crescimento da tecnologia, onde qualquer celular tem uma câmera e pode enviar dados em uma velocidade surpreendente, ainda vemos que existem coisas boas saindo dessa crise. Consigo descobrir através de outros meios de comunicação, que tem também muita coisa boa acontecendo em meio a essa crise.
São produtores que não tendo para onde escoar a produção, estão doando, isso mesmo que você leu, doando suas mercadorias para os caminhoneiros acampados e a população das cidades próximas, pessoas que estão ajudando a transportar outras sem meios de transporte, ou ainda, pessoas que estão juntando donativos para os mais necessitados que não estão conseguindo comprar itens de necessidades básicas para sua subsistência.
O que me impressiona nisso tudo, é que sempre vão haver pessoas capazes de fazerem o mal, fazerem a coisa errada, prejudicarem os outros, que se importam só com eles e com os seus lucros, agindo da mesma maneira que os políticos corruptos que eles tanto criticam. Contudo, basta verem uma oportunidade para se darem bem as custas do sofrimento dos outros.
Já disse que por aqui, temos a mania do sebastianismo e sempre buscamos encontrar heróis, salvadores da pátria. Contudo, na situação atual, não vejo os caminhoneiros como heróis, mas também não são os vilões na história. Olhando bem o caso, os caminhoneiros estão buscando um benefício pessoal, pagar menos impostos e gastar menos com o seu combustível.
Pode ser que isso se estenda a toda a população, mas pode ser que não também. E se não se estender, eles estão se lixando para isso, estão visando o seu benefício, tal qual aqueles que buscam o seu lucro pessoal e afins. Não são justiceiros e nem bastiões da verdade, agem como parte significativa da nossa população, buscando os seus interesses.
Contudo, os bons ainda são maioria, podemos ver pessoas exercendo a sua solidariedade em todos os cantos do país, com vendedores não repassando os preços abusivos para os clientes, pessoas juntando doações para ajudar os mais necessitados ou ainda, pessoas que resolveram doar sua gasolina para ambulâncias e carros de polícia, para que serviços básicos não ficassem sem serem prestados.
Claro que nem todos conseguem ver as coisas boas em nosso país. Afinal, somos bombardeados, diariamente, por notícias péssimas, é morte, é roubo, é estupro, é corrupção, é matança, é tanta coisa ruim, mas que “vende”, que perdemos a empatia para com as coisas boas, até mesmo atos extraordinários, que chegam até a serem noticiados, se perdem em meio às notícias ruins.
Sendo assim, acabamos ficando mais calejados, perdendo nosso interesse pelo bem coletivo, focando cada vez mais no individual, no que só diz respeito a cada um de nós e deixando de lado aquilo que é da sociedade como um todo. Mas apesar de tudo isso, os bons ainda são a maioria, ainda vejo solidariedade, ainda vejo compaixão e empatia, contudo, nossa mídia faz uma questão de jogar isso para debaixo do tapete, servindo aos interesses dos poderosos.
Não somos todos caminhoneiros, somos todos brasileiros. E por um Brasil melhor valem os sacrifícios. Que possamos seguir em frente, acreditando que mais para frente as coisas vão melhorar, mas com cada um de nós fazendo a nossa parte e não em pensar que devemos levar vantagem. Que saibamos que as coisas podem ter preços justos e lutemos por isso. O Brasil ainda tem jeito, basta que a gente acredite e faça por onde.
Outubro está logo aí. É só você não eleger qualquer político acusado de corrupção ou suspeito de envolvimento com corrupção, não vote em partidos notadamente corruptos, muito menos em políticos que busquem oprimir, humilhar ou segregar o povo brasileiro. Faça a sua parte, sei que podemos fazer esse país dar certo, basta escolhermos o lado certo. E você, vai se juntar aos bons ou vai continuar querendo só levar vantagem? Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário