sábado, 24 de dezembro de 2016

Mensagem de Natal 2016

Mensagem de Natal 2016

Se perguntar o que é o Natal para mim, eu vou responder que é o momento em que a gente esquece os problemas, esquece as diferenças, esquece os sofrimentos, esquece as brigas, esquece o que nos faz mal e se obriga a ser feliz. Minha família não é nem um pouco tradicional, não temos aquela coisa de pedir bênção aos mais velhos, ou então de ter que pedir licença para sair da mesa ou qualquer dessas coisas bem tradicionais, mas uma coisa sempre funcionou como tradição aqui, o Natal.
Natal aqui sempre foi sinônimo de esquecer os problemas, esquecer as dores, esquecer os desentendimentos, esquecer as brigas, esquecer tudo de ruim que vivenciamos no ano e focar em alegria, diversão, união, paz, saúde, prosperidade, renovação, família... Aliás, a minha família é sinônimo de Natal para mim, pois é sempre com eles com quem eu passo. Faça chuva ou faça sol, estejamos morando perto ou longe, estejamos no amor ou não, é com eles com quem eu conto.
Minha vivência de Natal é sempre muito se deve muito a eles. Meus pais sempre fizeram questão de nos fazer acreditar em Papai Noel, mesmo, embora eu tenha perdido a crença no Bom Velhinho quando eu tinha quatro anos, quando os entregadores da Mesbla (sim, sou velho) chegaram lá em casa entregando o meu presente e o dos meus irmãos, contudo, ainda assim, a minha fé no Natal nunca foi abalada, pois eu sabia que ao menos, durante o Natal, todo o mal e toda a dor dos nossos mundos nos eram afastadas, pois nós estávamos todos juntos.
Algumas tradições do nosso Natal são mantidas até hoje, como por exemplo, distribuir os presentes logo após o badalar da meia noite. A ceia é feita com todos juntos, e a comidaria é grande, mas a família é grande também, tanto em número quanto em tamanho, então, você pode ter certeza que sobrar comida não sobra. Temos também a tradição de fazermos uma oração para agradecermos. Minha família é muito sincrética, cada um acredita em alguma coisa, alguns são católicos, alguns evangélicos, outros espíritas, outros de matrizes africanas, mas no fundo, todos somos de Deus e temos sempre o que agradecer em mais um ano.
Geralmente, a gente se reúne na casa de um dos membros da família e geral se diverte, brinca, canta, dança, ri, se emociona, mas o que nunca pode faltar em nosso Natal é nossa união. Minha família acaba sempre sendo ainda mais unida quando estamos nessa época do ano, o calor do verão nem se compara ao calor humano que emanamos, seríamos capazes de gerar energia para iluminar o mundo inteiro, de tão acolhedores que somos nessa época do ano.
Uma das certezas que tenho quanto ao Natal na minha família, é que ninguém fica pra baixo nos nosso Natais, sempre pegamos uma energia boa, uns dos outros, e acabamos curtindo a festa, curtindo o momento, interagindo, entrando mais no clima de Natal, ficando mais felizes. A gente se deixa contagiar por todos os nossos entes queridos, vendo a felicidade de cada um a gente acaba se fazendo muito feliz, se tornando muito mais felizes do que realmente somos, pois para nós é isso o que significa o Natal para nós, é ver a felicidade de quem nos quer bem e ficar ainda mais feliz por ver que o outro está feliz.
Muita gente deseja paz, amor, saúde, sucesso... Eu desejo que você possa ter momentos em família como eu tenho com a minha. Que você possa se sentir acolhido mesmo após a maior besteira que você possa fazer em sua vida, que você esteja com pessoas que sempre vão te apoiar, te querer bem, te desejar o melhor, se alegrar com as suas vitórias, te levantar nas suas derrotas, que te perdoam por suas falhas, mesmo que você não peça, que te enalteçam quando você esqueça o seu real valor e que saibam te fazer se sentir amado, independentemente dos seus méritos ou deméritos, que vão estar com você aonde você for.
Minha família me ensinou o verdadeiro sentido do Natal, não são os presentes, as comidas, as tradições, as roupas bonitas, as festas, as bebidas, a diversão... O verdadeiro sentido do Natal é a união e paz que nos traz ficar cercado de quem a gente ama, é o amor que a gente faz crescer cada dia mais em que nos reunimos, é estarmos em paz com nós mesmos e com aqueles que nos cercam, por eles estarem com a gente.
Natal para mim é tempo de estar com quem se ama, de agradecer por ter essas pessoas em minha vida, de agradecer pelos momentos vividos, podem ser as dores, as delícias, as alegrias, as tristezas, tudo com eles é melhor de ser vivido. Natal é tempo de paz, mas paz na minha família tem um significado diferente, não tem nada de onda zen, é confusão, falatório, voz alta, barulheira, mas a nossa paz é com alegria, com diversão, com risadas, com bons momentos para se recordar.
Então, eu sou um privilegiado, por vivenciar um Natal dessa forma, sei que muitas pessoas acabam com rancor no coração e nesses momentos de festas, se ressente de familiares, amigos e afins, já eu não. Abri mão dessas vaidades, acho que tudo nessa vida passa, até mesmo nós, portanto, não tenho porquê de ficar alimentando sentimentos ruins dentro de mim. Guardo o que é bom e agradável. Por isso, no Natal posso estar em família, com paz, amor, alegria e tantos sentimentos bons, pois sei que as coisas ruins que acontecem se vão quando chega o Natal.
Que em mais um aniversário de Cristo, nós todos possamos ser presenteados com paz, serenidade, alegria, saúde, diversão, amor, prosperidade, harmonia, leniência, sabedoria, irmandade, família e acima de tudo, Deus no coração. Que o nascimento de Cristo Jesus renove a nossa fé de que dias melhores virão, sempre. Agradeço a Deus por ter posto você em minha vida por mais um Natal! O único presente que posso querer é que você vivencie um Natal tão alegre e feliz quanto o meu, tão amoroso e afetuoso, tão divertido e acolhedor, tão especial e peculiar quanto o meu. Um beijo em seu coração e que você possa transmitir aos seus um pouco desse sentimento bom que te desejo e que o seu Natal realmente seja um...


Feliz Natal!!!

3 comentários: