quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

“Ei, Eu Te Amo”

“Ei, Eu Te Amo”

Engraçado como essas quatro palavras são capazes de causar as mais diversas reações nas pessoas, né? Ontem eu resolvi seguir à risca a sugestão do meu amigo Henrique e espalhar amor para as pessoas que eu amo, que de alguma forma são importantes para mim, que de alguma forma eu quero e desejo muito bem. Para isso, acabei usando do inusitado, lancei mão do diferente, fui para o inusitado e peguei um aplicativo de conversação e lancei para todas as pessoas importantes da minha vida a seguinte mensagem: “Ei, eu te amo. Não se esqueça jamais disso! ” – Pronto, foi motivo mais que suficiente para eu me ver no meio de um estudo antropológico de campo, mesmo que ser querer.
Muitos que me conhecem sabem que eu sou mega amável, mas não sou meloso, dou amor para as pessoas a minha maneira, mostro preocupação, mando mensagem, cobro presença, chamo pra sair, marco encontro, dou atenção, me mostro disponível, faço e aconteço pela pessoa, porém, tenho uma certa dificuldade de verbalizar isso, mesmo sendo um escritor/poeta, que tem o amor como temática, mas para tratar dos meus sentimentos, eu tenho uma certa dificuldade. Acabo me embananando com as palavras, trocando os pés pelas mãos, me engasgo, me confundo, não tenho um pensamento linear quando preciso falar do meu amor por alguém. Mas ainda assim, me arrisco em datas especiais, aniversários, datas festivas...
Contudo, tomado pela forte emoção que o discurso do meu amigo impactou em mim, acabei enfrentando essa minha dificuldade e elaborando a referida frase simples, supracitada. Achei que era uma mensagem simples e direta, com princípio meio e fim, algo que não causaria dúvidas em ninguém, muito menos problemas de interpretação. Pra mim, me pareceu algo tão simples e direto, que não julguei ser possível que alguém ficasse em dúvidas ou problematizando um simples eu te amo. O curioso é que embora tenha recebido respostas positivas logo de cara, ainda assim, muitas pessoas questionaram essa minha repentina demonstração de afeto.
Susto, incredulidade, rejeição e ceticismo foram algumas das respostas negativas que recebi. A pergunta mais comum entre as pessoas que tiveram reações negativas, foi: Você tá falando com a pessoa certa? Ela e suas variações. Daí eu tirei minha primeira conclusão do meu estudo de campo: O mundo está se achando desmerecedor do amor. As pessoas me conhecem, me têm em seus contatos, embora eu não fale com elas diariamente, ainda assim, somos amigos. Ainda temos laços fraternais que nos unem e alimentam esse sentimento entre nós, e ainda assim, a pessoa questiona se a mensagem foi para o destinatário certo, pois ela, realmente, não se julga digna de receber uma demonstração gratuita e não provocada de amor.
A segunda conclusão me veio com a segunda resposta negativa mais comum. Quando eu disse que amava alguns, eles me questionaram se eu estava bêbado, o que me levou a minha conclusão número dois, que é: O mundo acha que só se ama ébrio. O mundo anda tão insensível, tão perdido e sem amor, que as pessoas ao receberem uma demonstração dessas, simplesmente acham que a única justificativa é que o interlocutor está fora de seu estado normal, está longe da sobriedade, está ébrio e só, e tão somente só por isso, a pessoa foi capaz de abrir seu coração e falar de amor. Chega a ser triste essa reação, já que demonstra ainda, que nós estamos achando que o amor não é algo natural, mas provocado por entorpecentes.
O terceiro questionamento mais comum foi se estava tudo bem comigo, se minha saúde estava bem. E tal questionamento me trouxe a terceira conclusão, talvez a mais forte, que é: O mundo considera o amor uma doença. As pessoas preferem acreditar que uma demonstração de amor só pode ser dada por alguém doente, à beira da morte ou algo assim. Porque o amor está tão escasso no mundo, que quando alguém o demonstra de forma espontânea, ela não está bem ou gozando de todas as suas faculdades mentais. E isso chega a ser um absurdo de se imaginar.
A quarta conclusão não cheguei com uma das respostas em específico, mas sim com todas, que é: A falta de amor no mundo está nos deixando insensíveis ao amor. Essa insensibilidade está presente em todas as respostas negativas que recebi. Um sábio uma vez disse que amor é a única coisa que quanto mais você dá, mais você ganha. Todavia, nosso mundo hoje está cada vez mais egoísta, é todo mundo querendo ganhar e ganhar cada vez mais, que as pessoas esquecem da simples lição de que só tem amor quem sabe dar amor. São Paulo foi muito feliz ao falar que embora alguém pudesse falar a língua dos homens e dos anjos, sem amor, essa pessoa nada seria. E é verdade, nós não somos nada sem amor.
E não é só o amor Eros do que estou falando, aquele amor sexual. Estou falando de amor fraternal, do filial, do paternal, do parental, de todas as formas de amor. Um dia uma amiga, amante dos animais, postou um quadrinho em que se falava o porquê dos cachorros morrerem cedo. E lá dizia que era porque eles aprenderam a amar incondicionalmente e de forma irrestrita, sem ter medo de demonstrar esse amor. Logo, nós humanos, precisamos de mais tempo aqui na terra, para aprendermos a amar como os cães. Parando para analisar com calma, tal premissa está certíssima, afinal, o certo é morrermos velhos, depois de uma vida inteira, para que possamos aprender tudo o que pudermos sobre dar amor de forma incondicional e irrestrita, aí e tão somente quando aprendemos a amar, que nos vamos para o outro lado.
Quando alguém morre cedo, sentimos muito mais a perda, pois pensamos que essa pessoa ainda tinha muito o que viver nessa vida, o quanto ainda tinha para fazer, mas nos esquecemos de medir o amor, então, quando vamos olhar, geralmente, essas pessoas que se vão muito jovens, são pessoas tão marcantes, que o amor que elas emanavam era tamanho, que não tinham mais nada para aprenderem sobre o assunto e por isso se foram tão rápido e tão cedo. Pra mim, o amor está presente em todas as nossas relações interpessoais, em algumas em mais alto nível, em outras em menor, mas de qualquer jeito, o amor está lá.
As reações positivas me deram esperanças de dias melhores, sabe? Muitas pessoas se sentiram lisonjeadas, felizes e honradas por eu ter me declarado assim diretamente para elas. Em alguns casos, as pessoas fizeram declarações semelhantes, em outros, elas se emocionaram, em outros, elas disseram que tal mensagem mudou o seu dia, em outros, que aquela frase, singela, significava muito, pois sabiam o quanto era verdadeira. Daí eu ter a certeza de que o amor é, e sempre será, a melhor forma de aproximar as pessoas. Mesmo distante, mesmo há tempos sem nos falarmos, mesmo há tempos sem nos vermos, ainda assim, o amor reconectou, reaproximou, reconstruiu e refez nossas relações.
Depois dessa experiência, cheguei à conclusão de que temos que fazer o amor voltar à moda, voltar a ser comum, voltar a ser valorizado, voltar a ser elemento central e essencial de qualquer relação humana, devendo ser divulgado, difundido, distribuído, sem restrições, sem condicionamentos, apenas a doação desse sentimento, sem que se espere algo em troca. Porém, quanto mais se dá amor, mais amor você tem pra dar. Então só posso mesmo continuar com essa minha empreitada, convencer aqueles de quem gosto de que fundamental é mesmo o amor, que tenho que verbalizar, mesmo que ao meu jeito, o amor que tenho pelas pessoas.
Se o amor é só o que temos e precisamos nessa vida, a boa, então, é amar. Não se incomodar, não se deixar abater, vão falar que confundimos o destinatário, que estamos bêbados ou até que estamos doentes ou vamos morrer, mas o amor é mais, o amor é maior, o amor é vida, o amor é verdade, o amor é amizade, o amor é companheirismo, o amor é tudo o que precisamos, o amor é tudo o que temos, o amor é tudo o que podemos dar. Como bem disse São Paulo, sele nós nada seríamos. Então, ame, sem medo de parecer ridículo, ser motivo de deboche, ser motivo de descrença ou desconfiança. Ame por você, pelos seus, pelos que já não creem no amor, pelos que já não vivem o amor. Que possamos nos encantar de novo pelo amor, espalhar amor pelo mundo. Voltar a fazer do amor algo comum, mais fácil de ser aceito pelas pessoas, que elas não julguem que o amor é estranho ou elas são indignas dele.
Então, façamos o seguinte: alegre o dia de alguém que você gosta, diga que ama alguém, numa tarde chuvosa de uma segunda-feira, num dia de domingo, sem pretensão, apenas para mostrar que ama. Dê abraço, beije, diga o que pensa sobre a pessoa, o que sente, se interesse, pergunte como foi o dia, se está tudo bem, seja gentil, falar por onde, ouça o que a pessoa tem a dizer, abra seu coração, dê colo, faça cafuné, beije a testa, zele, reze, ore, agradeça... No fim das contas, existem milhões de formas de se dizer eu te amo, eu preferi dizer com uma mensagem direta, via WhatsApp. Qual é a sua? A mim, pouco importa, o que me importa é que você o diga e seja extremamente feliz e espalhe o amor pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário