domingo, 28 de abril de 2019

Pro Samba


Pro Samba

Samba, ouça bem o que vou te dizer
Você é quem faz o meu coração bater
Mexe com o meu corpo inteiro
Sigo você de janeiro a janeiro

Samba, você já foi muito maltratado
Perseguido, sofrido e marginalizado
Reduto da sabedoria dos ancestrais
Alimentada no fundo dos quintais

Já foi um canto de lamento do seu povo
Com o Jorge Ben virou esquema novo
Alegra do rico ao que pede esmola
Você é tão nobre que ganhou escola

Samba, movimento de luta e convergência
Com a sua força gerou resistência
É maestria em forma de canção
Quem não te gosta, realmente não é são

Samba, a gente se vale do seu passado
Na velha guarda tão bem representado
Muitas vezes a voz do excluído
E berra a dor por ele sentido

Saiba que você é cultura popular
O teu batuque é som milenar
Como não reconhecer a sua arte
Que tão universal chegou até Marte

Oh, samba, te sou muito grato
Em minhas veias corre seu extrato
Resultado de uma brasileirisação
Você é som próprio dessa nação

Oh, samba, só sou um poeta em lausa
Mas que você tornou Honoris Causa
Me conferindo toda a maestria nos versos
De tantos poetas neles imersos

Tantos compositores te conferiram fidalguia
Fazendo de você a maior estrela-guia
Tem tanta gente que fala de samba e não sabe o que diz
Mas eu posso gritar bem alto: o samba é minha raiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário