sábado, 2 de junho de 2018

Por Um País Melhor


Por Um País Melhor

Brasileiro precisa realmente ser estudado pela NASA. Mas não falo isso pelos motivos de chacota que se produzem diversos memes, não. Falo pelo simples fato de que somos os seres mais antagônicos da face da Terra.
Extremamente antagônicos. Conseguimos dizer que não somos racistas e sempre temos uma piada sobre negros engatilhada para soltarmos em qualquer momento oportuno, ou ainda, que não somos machistas só que humilhamos qualquer mulher que tenha alguma projeção, ou mais ainda, que somos politizados, mas quando alguém fala sobre política, preferimos dizer que essa pessoa é chata ou que ela não tem base para esse tipo de debate.
O curioso é que qualquer assunto para nós é sempre essa discrepância de opiniões, dizemos uma coisa, mas agimos de outra. Somos capazes de defender a reimplantação de uma ditadura militar, para defendermos a nossa democracia.
A verdade é que o brasileiro não precisa ser estudado, ele precisa mesmo é de estudo. Precisa de educação, passar mais tempo útil na escola. E não estou falando de escolas em tempo integral, mas sim de aprendermos na escola sobre os assuntos relevantes do nosso dia a dia. Precisamos aprender nossos direitos e deveres, a interpretar textos, mas acima de tudo, precisamos aprender sobre moral, civilidade e cidadania.
Se aprendêssemos essas coisas na escola, com toda a certeza não estaríamos na situação em que estamos. Nosso povo teria o discernimento de que foi manipulado pelas elites e pelos políticos que hoje estão no poder, fazendo justamente aquilo pelo que eles tiraram outros políticos do poder. Teríamos mais condições de analisarmos a situação por um prisma maior do que que #somostodosqualquercoisa.
O problema é que nós não gostamos de debater, gostamos de ter razão. E se você resolve discordar, aí sim você vai ver do que um brasileiro com raiva é capaz. Vai te xingar, querer te bater, querer te humilhar, vai fazer campanha contra nas redes sociais, mas tudo isso baseado no conceito de que ele é um cidadão de bem e por isso mesmo, suas ideias são as únicas capazes de fazer do mundo um lugar melhor. Para ele!
Então, quero deixar bem claro que qualquer posicionamento político que eu venha a expor em algum texto ou conversa, não é tentando convencer ninguém a ter a mesma posição que eu, que cada um tenha a sua e seja feliz com ela. Quando exponho minha opinião, é simplesmente pelo papel que tenho no mundo, como escritor, de fazer o outro pensar, contestar o senso comum, mesmo que esse seja o meu.
Assim, peço não tomem isso como um ataque pessoal, continuo sendo o mesmo, que conta piada, gosta de samba e bebe a sua cerveja, porém, tenho a minha visão de mundo ideal, que creio que nunca irá se realizar, pois sempre haverá elites controladoras, contudo, gosto de ter um sonho, para buscar sempre melhorar o mundo que me cerca. Que busquemos sempre fazer do Brasil um lugar melhor para todos. Sem exceções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário