terça-feira, 24 de abril de 2018

O Vazio Que Há Em Nós


O Vazio Que Há Em Nós

O pior vazio é quando você não se sente completo. Quando você começa a olhar para dentro de si e não encontra mais os motivos para ser feliz, é sinal de que algo está errado. O problema está em você não se sentir completo e começa a sentir vazio dominando o seu interior. E a sensação de vazio é muito devastadora, pois ela começa pequena e vai se tornando grande, gigante, enorme, até ser impossível de você não sentir outra coisa, além do imenso vazio.
E assim, as pessoas não estão preparadas para olharem para dentro de si e não se sentirem completas. Não somos ensinados sobre isso na escola ou em casa. Você precisa aprender sobre o seu vazio com a vida. E a vida é uma professora muito da perversa, afinal, se você tem que aprender sobre dor com ela, ela só vai te dar aula prática, pois assim você adquire anticorpos e calos.
Mas o vazio parece que se alimenta de mais vazio, parece que é algo que começa pequeno e se você for deixando, vai se tornando tão grande que não caberá mais em você. E aí, você começa a ter umas ideias de que você não vale nada, que você não serve para nada, que você não deveria existir. E quando chega nesse ponto, meu amigo, aí já está complicado, pois o vazio já tomou conta do seu interior.
E aí, amor já não te serve mais, nem o próprio, muito menos o dos outros, felicidade se apequena, a alegria se esvai, tudo de bom que você sentia, acaba indo embora de você. Nem os sentimentos ruins você consegue ter, raivar, ódio, dor, nada mais te causa sensações. Parece que você vai ficando oco, você vai perdendo o que tem vivo dentro de você. Passa a ser um simulacro de gente, onde o vazio é a única essência, você já não se emociona, não chora, não ri, não sofre.
Pois é, nem sofrer mais você sofre. Agora você só sobrevive, você anda, fala, respira, mas não consegue mais se conectar com o próximo, pois você se desconectou de você. Perdeu aquilo que te fazia um humano perfeito e não esse simulacro. E então, mais do que nunca o dito popular faz sentido: cabeça vazia é oficina do diabo. Aqueles pensamentos que você tinha passam a ser os únicos a ocuparem a sua mente. E aí, você já não existe, a única coisa que existe ali é o vazio.
Esse vazio tende a querer sair de dentro de você, passa a querer irromper a sua pele, passa a ser um inimigo morando no seu corpo, pois o que ele mais quer é sair, nem que para isso ele tenha que acabar com a sua vida. Assim, ele deixa de ser um hospedeiro e passa a ser o controlador das suas ações, você passa a ser passageiro da sua própria agonia.
Muita gente quando percebe o que está se passando com você, já é tarde demais. Só quando veem uma carta ou vídeo testamento que se dão conta do tremendo vazio que ocupava o seu interior. Daí se lamentam por não terem feito nada a respeito, por não terem dado a devida atenção ou ainda, por terem negligenciado os pequenos pedidos de ajuda feito pela pessoa.
Eu já lutei contra o vazio dentro de mim e foi uma luta inglória. Tive que lutar inicialmente sozinho e depois tive que pedir ajuda, profissional. Pois poucas as pessoas se mostraram dispostas a estarem ao meu lado nesse momento difícil, inclusive algumas com quem eu realmente contava. Porém, eu creio que o vazio veio em minha vida para me ajudar a limpar tudo aquilo que precisava ser limpo dentro de mim, esvaziar o meu corpo de sentimentos por pessoas que não mereciam os meus sentimentos e me preparar para me refazer de novo.
Tal qual a fênix na mitologia, eu também renasci do nada. Me refiz do vazio, me refiz do que me desfez de mim. E o vazio voltou a ser ocupado, voltei a ser um ser humano por completo, ter amor, ódio, raiva, alegria, felicidade e todos os outros sentimentos que alguém deve sentir. Cheguei à beira do abismo escuro do vazio e quase pulei, contudo, quando olhei para o abismo e ele me olhou de volta, algo no seu olhar me fez despertar. Saí daquela inércia que me dragava para o abismo e voltei para mim.
Observem o vazio em vocês, busquem serem sempre completos, busquem estarem em paz com vocês, busquem ter amor-próprio e serem os seus melhores amigos, se queiram bem, saibam do valor de vocês no mundo, não se desprendam de vocês, lutem por vocês, nunca deixem o vazio dominar. Enquanto houver algo, ainda há esperança. Não se desespere, não se sinta sozinho, tenha com quem contar e mais, não pense em enfrentar isso tudo sozinho. Mesmo que algumas pessoas se afastem, sempre haverá um ombro amigo em quem se sustentar, nem que ele só apareça quando você olhar no espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário