quarta-feira, 4 de abril de 2018

Cachorro Não Mia


Cachorro Não Mia

Eu sigo aprendendo muito com a vida! Que muitas vezes bate pesado pra que a gente possa aprender mais rápido, mas ainda assim, é uma professora exemplar. E a mais nova lição que eu aprendi nos últimos tempos é que eu não posso esperar dos outros o que os outros não são capazes de me dar.
É complicado você perceber isso, pois é normal a gente criar expectativas. A gente tem essa mania feia de depositar sobre os ombros dos outros, uma necessidade nossa, uma carência nossa ou uma vontade nossa. Uma verdade absoluta é que nós só somos responsáveis pelo que fazemos e não pelo que os outros interpretam ou esperam. E dessa forma a recíproca é verdadeira, não tem jeito.
Quando nos colocamos nessa posição de expectativa, acabamos por ficar à mercê de algo que não podemos controlar. Não há como ter certeza como o outro vai agir em determinada situação, já que não estamos na cabeça dele para saber seus pensamentos. Desta feita, acabamos por abrir mão do controle, passando a alimentar uma ação que não necessariamente será a que irá tomar o outro.
Sendo assim, se o outro não age como gostaríamos, nos frustramos e ficamos mal com isso, jogamos a culpa da nossa frustração no outro e aí, já estamos nós irritados, com raiva ou até mesmo putos da vida, por uma ação que só existiu em nossas cabeças e nunca foi uma opção concreta de atitude, pois o outro não poderia agir diferente daquilo, pois não é da natureza dele.
É algo bem simples. Você tem um cachorro, você sabe que o cachorro late, certo? Mas um belo dia, você resolve que seu cachorro precisa miar, mas ele nunca vai miar, pois ele é um cachorro e cachorros não miam. Porém, ainda assim, você insiste, deseja que ele mie e o miado dele nunca vem, só latidos. O cachorro não mia!
E é nesse ponto que você se frustra, sua expectativa não é atingida, mas não por conta do seu cachorro, mas sim por sua causa, que esperava dele algo diferente. Você que trouxe esse problema para si. Quem decidiu que queria ouvir miados e não mais latidos foi você, quem resolveu que o seu cachorro deveria miar, foi você e quem não percebeu que cachorros não miam foi você. As expectativas foram suas e não do outro.
A questão maior aqui, é você saber o que esperar de cada pessoa, é você saber entender o que cada um é capaz de te dar, o que cada um é capaz de fazer, de produzir. Por exemplo, eu não sou o tipo de cara que faz demonstrações faraônicas de afeto, prefiro demonstrar meus sentimentos pelos outros de forma mais comedida e discreta, contudo, a todo instante demonstro, pois dou atenção, converso, busco me fazer presente na vida das pessoas de quem eu gosto. Contudo, se alguém esperar que eu vá fazer um vídeo para passar em horário nobre na Globo, vai se frustrar comigo, pois não é do meu feitio, não é da minha natureza.
Como bem disse o filósofo: “O Mal do mundo é a expectativa”. Afinal, é ela quem te faz se frustrar, que te faz ficar triste, decepcionado, que te mostra que o outro não é capaz de suprir os seus anseios. Mas nós também não somos capazes de fazer essas coisas, nós também temos os nossos defeitos, também somos imperfeitos para nós mesmos e desta maneira, acabamos frustrando as nossas próprias expectativas sobre nós mesmos também.
Então, a minha forma de defesa encontrada para não ter expectativas é saber exatamente como são as pessoas. Apurei por muito tempo o meu senso crítico e a minha forma de ler as pessoas para assim conseguir sempre estar com o meu conhecimento do outro bem afiado, assim, consigo saber exatamente o que esperar das pessoas.
Sendo assim, não me decepciono mais com elas, pois sei exatamente o que esperar delas, consigo vislumbrar com antecedência o que cada um é capaz de me dar. Meu pragmatismo sobre a vida, me faz conseguir me conter em momentos de euforia e não me prolongar em momentos de tristeza, e assim, não me prendo a promessas, mas sim a ações.
E aí que está o grande problema das pessoas, elas acreditam muito em palavras, sejam elas ditas ou escritas, mas se pegam pouco aos atos, as ações concretas. Preferem receber cartas de amor no trabalho do que uma mensagem convidando para sair no WhatsApp. Preferem criar a expectativa, alimentar esse ser demoníaco que é capaz de destruir tudo por onde ele passa, sejam mentes, corações, relações ou afins.
Então, acabo que não me prendo mais as expectativas, busco saber exatamente o que cada um é capaz de me dar, e assim vou eu vivendo, para não ter decepções ou desilusões. E aí, para mim, a vida é desse jeito, o cachorro late, o gato mia, a galinha cacareja e eu prefiro seguir não criando expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário