sábado, 23 de dezembro de 2017

400: Número Da Esperança

400: Número Da Esperança

Pois bem, queridos amigos, chego aqui nesse momento, para escrever o meu texto de número 400 para esse espaço. Não, a conta não é de número de textos publicados aqui, pois se fizer essa conta, você vai ver que terão mais textos, mas sim de textos publicados desde primeiro de janeiro de 2016. E nada mais simbólico do que esse número redondo ser também o texto de encerramento do ano, aquele com a minha mensagem para as festas vindouras, que traz ainda o meu desejo de coisas boas para mim, para os meus e para o mundo.
Não, não foi proposital, até porque, o ano de 2017 foi muito estranho, onde, apesar de ter a chance de me dedicar mais ao meu ofício de escritor, tive muitos percalços também por conta dele. Entretanto, não me arrependo das minhas escolhas e nem dos meus desígnios, tudo ocorreu da forma que tinha que acontecer, para que eu pudesse chegar nesse momento aqui e estar justamente fazendo isso!
Não é apenas uma passada a limpo do ano, mas um acerto de contas, literalmente. Um ano que para muitos não vai deixar saudades, para mim deixa um gosto de fel na boca. Pois se por um lado eu pude me aprofundar na arte de escrever, por outro lado pude ver o quanto pode ser solitária a vida de alguém que quer seguir apenas sendo ele mesmo e buscando praticar o bem, sem se preocupar com os julgamentos alheios ou as inverdades ditas e praticadas pelos outros.
Como poucos sabem, a escrita me serviu como tábua de salvação em um momento em que eu não estava tendo mais muitas esperanças na vida, em que eu acreditava que mais um dia ou menos um dia não faria diferença, onde os dias se sucediam incessantemente, mas que as horas pareciam passar cada vez mais arrastadas.
Escrever renovou minhas esperanças, não só em mim, mas no mundo. Me permiti voltar a olhar com olhos de amor para mim e para o universo que me cerca. Voltei a ver luzes, cores e esperanças em um mundo que se mostrava cada vez mais frio, escuro, sem vida e sem amor. Deixei de não me julgar mais um bom lugar, voltei a ser apaixonado por mim, pela vida, por viver e por fazer aquelas coisas que me deixavam bem, que me faziam feliz.
Embora o ano de 2017 tenha sido um ano duro, onde algumas esperanças foram perdidas, ao mesmo tempo outras se acenderam ainda mais. E é com esse espírito que me apego em novas tempos para o ano de 2018. É sempre aquela coisa, renovamos nossas esperanças de dias melhores, novos ares, novos tempos, novas alegrias, novas esperanças, novos objetivos, novas formas de ver o mundo... Novidades.
E com tudo isso surgem novos desejos. E Drummond bem disse que o importante é que tenhamos sempre novos desejos, afinal, são os desejos que nos impulsionam, que nos fazem ir para frente, que nos fazem lutar, batalhar, crescer, nos fazem buscar. É esse o meu estágio atual, sempre crendo que o futuro será melhor, que virando a próxima esquina surgirá uma coisa boa, que fazendo a próxima escolha o mundo será melhor.
Não vou aqui querer dar lição de moral em ninguém, não tenho banca para isso, muito pelo contrário, estou precisando de conselhos, de instruções, de pessoas que queiram me indicar novos caminhos, que estejam dispostas a me estender a mão e me acompanhar na travessia desse 2018. Estou aqui aceitando ajuda, entendendo que não fui capaz de me guiar por águas calmas nesse ano que termina. Que me coloquei em situações desnecessárias e que somente por isso, preciso melhorar em certos aspectos para que no ano que vem eu tenha dias melhores.
Porém, não pense que perdi as esperanças! Não, é justamente o contrário, para o próximo ano tenho renovado o meu estoque de esperanças. Creio em dias melhores! Quer dizer, não só creio e tenho fé, mas também tenho essa certeza dentro de mim. Sei que 2018 trará um ar mais feliz, renovará as minhas alegrias, carregará o ar de crença na melhora, não só para mim, mas para todo o mundo.
Que no próximo ano possamos nos dedicar mais ao que gostamos de fazer, que sejamos reconhecidos por nossos esforços, que possamos amar sem temer, que possamos espalhar o amor por todos os cantos, que possamos ser a melhor versão de nós mesmos que já existiu, que não magoemos a quem nos ama, que não nos deixemos magoar por coisas pequenas e que as coisas grandes quando nos magoarem, a gente logo possa superar, que possamos querer bem ao próximo, que possamos torcer pela vitória dos outros, que possamos nos alegrar com a felicidade alheia, mesmo quando esta não nos trouxer qualquer benefício...
Desejo que no próximo ano, cada um de nós, encontre a felicidade em cada decisão tomada, que não tenhamos pensamentos negativos, que nossas vidas sigam sempre em frente, que a gente nunca se sinta sozinho e tenha sempre alguém com quem contar, que nós nunca achemos que amar é em vão, que sempre exageremos no amor, que sempre nos sintamos amados, que a gente nunca vá dormir chateado com as pessoas que amamos, não nos falte motivos para celebrarmos a vida, os amigos, as conquistas, as decepções, os fracassos... Que não nos faltem motivos para celebrarmos!
Sobre o ano de 2017, quero agradecer aos que me incentivaram a continuar na caminhada, a me manter firme no caminho das artes literárias, a todos os nãos que eu levei na cara esse ano, aos problemas que enfrentei, que me fizeram valorizar ainda mais cada vitória, cada conquista, cada palavra e cada texto escrito, aos que saíram da minha vida e deixaram saudades e aos que nem tanto assim, aos que chegaram, renovando minhas ideias, me fazendo pensar mais nas minhas possibilidades. Agradeço por cada dia que passei nesse ano que se vai, que os dias bons sejam ainda melhores e que sim, eu tenha dias ruins, para que eu possa valorizar os dias bons, ainda mais.
Que 2018 seja um ano que a gente possa fazer mais, ser mais, agir mais, brincar mais, beber mais, transar mais, se divertir mais, trabalhar mais, sonhar mais, abraçar mais, correr mais, beijar mais, presentear mais, elogiar mais, rezar mais, respirar mais, descansar mais, meditar mais, pensar mais, conhecer mais, aprender mais, conversar mais, entreolhar mais, viajar mais, caminhar mais, se divertir mais, envolver mais, seduzir mais, conviver mais, amainar mais, engalanar mais, dignificar mais, agradecer mais, educar mais, amar mais... Amar como se não houvesse amanhã, como se nossa vida dependesse disso.
Quero agradecer a minha família, pois sei que não é fácil conviver comigo e muito menos me aturar, aos amigos, que sempre que podem estão me procurando e me alegrando quando eu acabo fraquejando, aos meus leitores, que sempre se prestam a ler as minhas palavras e ainda assim, não se cansam de acompanhar este espaço, aos meus amores, que por mais que não sejam eternos, foram chama em cada momentos que passamos juntos, as minhas inspirações, que continuem me vindo e me trazendo motivos para continuar na escrita, a cada bom dia e cada boa noite, cada comentário, cada curtida, cada compartilhamento, cada feedback, cada partilha, a Deus, que por mais que eu possa parecer um barco à deriva, sei que ele está no comando da minha vida e me faz navegar por águas calmas.

Em 2018 teremos muito, mas muito mais! Vem muita coisa boa pela frente, tenha fé, pode acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário