sexta-feira, 13 de julho de 2018

Hoje É Dia De Rock, Bebê!


Hoje É Dia De Rock, Bebê!

Quem define o que é Rock ‘n’ Roll? Aonde está escrito que o Rock só pode ser feito com guitarra, gritos, distorção e afins? Pois bem, eu vejo que Rock é muito mais do que um estilo musical, é na verdade uma forma de você fazer a música, é uma postura, é um jeito de encarar a vida é uma forma de você questionar o Sistema, de questionar o Status Quo e ainda assim, você conseguir fazer isso de uma forma inteligente e bem sacada.
Por isso mesmo, vejo que o Espírito do Rock não está presente somente em quem usa guitarra, baixo e bateria. Está muito presente em quem toca cavaquinho, pandeiro e tantan, em quem usa beatbox e também em quem nunca usou uma guitarra. A verdade é que ser roqueiro nada tem a ver com o seu estilo de música, mas sim com a sua atitude diante da sociedade.
Quando os Beatles meteram ternos bem contados e cabelos bem penteados para se apresentarem estavam ali questionando o sistema. Quando o movimento Punk trouxe o “faça você mesmo, do seu jeito”, estavam questionando o sistema, pois na época, tínhamos o progressivo, que elaborava cada vez mais as suas músicas e melodias, então os punks resolveram que iam fazer a música deles ao estilo deles e como eles sabiam.
Aqui no Brasil também tivemos um grupo “punk”, que é pouco associado ao movimento, Os Novos Baianos. Os caras resolveram fazer a música deles do jeito que sabiam, como eles sabiam, do jeito que eles sabiam e com os instrumentos que eles tinham. Então surgiu a doce mistura da guitarra com o pandeiro, do rock com o samba, com o frevo e com o axé. Poucos falam isso, mas pra mim, são a banda mais Rock ‘n’ Roll do Brasil.
Além disso, se avançarmos mais no tempo, teremos o movimento musical dos anos 80, conhecido como BRock. Ali então, explode a capacidade roqueira do brasileiro, ali se questiona tudo e todos, do sistema aos costumes, dos penteados às vestimentas... Nada ficou no lugar. Contudo, você não pode achar que foram só os grupos de rock que souberam fazer isso.
Pegue o movimento do samba dos anos 80 e você vai ver algo muito Rock ‘n’ Roll. O Cacique de Ramos apresenta uma turma que traz banjo, repique, ganzá e tantos outros instrumentos que não eram nem um pouco associados ao samba e introduz os mesmos nas rodas, fazendo com que se mudasse a sonoridade do samba. Com isso, passou a chamar ainda mais atenção de quem era fora do movimento.
As temáticas das letras, fazendo protestos sobre o que os seus compositores viam, mostram que o samba, dentro da sua realidade, também tinha o Espírito do Rock entranhado, sendo rebelde, contestador e apresentando um discurso próprio, que dialogava diretamente com os seus iguais do BRock.
Na década de 90 o Espírito do Rock passou para o Hip Hop, o movimento Rap Nacional, que trouxe novos questionamentos sobre o que era a nossa sociedade, mostrando que preto, pobre e favelado também tinha voz e vez nesse país. Levantando dúvidas sobre o que era a postura de nossa sociedade diante desses jovens.
Nos anos 2000 já passamos ao movimento Emocore, que levantou questionamentos sobre a forma como lidávamos com nossas emoções, mostrando que os durões também podem chorar, que falar de seus sentimentos não era besteira e que isso era uma quebra do paradigma até ali perpetrado.
Chegando aos dias de hoje, temos a percepção que o Funk e o Hip Hop pegaram o Espírito do Rock e começaram a questionar o Status Quo, trazendo temas como representatividade, sexualidade, igualdade de gênero e tantos outros, que fazem as pessoas pensarem sobre a sociedade que vivemos e a que queremos.
Pois então, nem tudo pode ser Rock ‘n’ Roll, mas o Espírito do Rock pode estar em qualquer um dos gêneros musicais, o importante é questionar, é trazer novos pensamentos, revitalizar a nossa sociedade, trazendo ideias para alterar a percepção do senso comum, oxigenar a sociedade com seus pensamentos ou, simplesmente, fazer um barulho.
Então, vamos comemorar o Dia Mundial do Rock, vamos questionar, vamos nos abrir ao novo, vamos fazer do nosso jeito, vamos deixar o Espírito do Rock nos possuir, vamos deixar de lado as desavenças, vamos focar no que nos une, no que nos faz melhores, no que nos permite fazer do mundo um lugar melhor, vamos em frente, afinal, hoje é dia de rock, bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário