quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Uma Lição Infantil


Uma Lição Infantil

Acordei, abri minha janela
Era um dia de sol como um outro qualquer
No parquinho brincava um grupo de crianças
Elas eram de todos os matizes, cores, raças e origens
Em volta, os pais, também assim, deveras plurais
Engraçado, os pais interagiam mais com os seus celulares
Enquanto os filhos brincavam entre si
Os progenitores não olhavam para os lados
Não riam, não conversavam, nem nada
As crianças, felizes, brincavam, sorriam e gritavam
Parei para observar aquela cena
E acabei me pegando as particularidades
Via que o casal inter-racial olhava seu filho
Um menino negro, muito bem vestido
Um casal LGBT olhava para a menininha oriental
Sua filha, uma graça, mas com roupas humildes
Um pai solo, olhava atentamente para o menino loirinho
Que usava roupas mais surradas
Um casal branco, observava o seu filho
Essa criança era indígena, provavelmente adotada
Mas muito bem tratada, com roupas e brinquedos de invejar
Cada um dos progenitores tirava os olhos do celular só para ver sua criança
E as crianças nem aí para os seus pais
As crianças estavam em seu mundo
Onde não importava a cor, o sexo, a raça, a religião, ou a classe social
Todas brincavam com todas, todas riam com todas
Todas gritavam, todas pulavam, todas eram felizes
Passaram-se uns 30 minutos e eu maravilhado com aquilo
As crianças, mostrando-me o que era realmente amizade
Elas repartiam os brinquedos
Não importava se eram importados ou feitos a mão
Todos tinham a sua vez para escolher a brincadeira
Todos podiam falar, fazer, ser e pensar o que quiserem
Ludicamente, fui levado para a minha infância
Lembrei dos meus amigos e como tudo era mais fácil
Quando voltei a mim, me liguei novamente nos pais
Nessa hora, cada um buscava o seu filho, sem se importar com as pessoas a sua volta
As crianças, sendo puxadas por seus pais, se esforçavam para olhar para trás
Até que uma das crianças grita: - Tchau, amigo!
Os outros todos repetem o gesto
Me liguei, nesse momento, que os pais se quer se cumprimentaram
E aí, me dei conta de que as crianças sabem ser amigas
Que são desprendidas de preconceitos, de elitismos ou coisas assim
As crianças só querem ser amigas, pois só querem brincar
Só querem se divertir, só querem ser felizes
Nós adultos complicamos tudo
Mas amizade de verdade é amizade de criança
Não importa a idade

Um comentário: