quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Mensagem de Fim de Ano 2018


Mensagem De Fim de Ano 2018

Curiosa a relação humana com o fim do ano! Se não todos, em sua maioria, usamos essa contagem de tempo como uma espécie de momento de reflexão, para analisarmos tudo aquilo que foi bom e o que foi ruim, verificarmos as metas alcançadas, traçarmos novos objetivos, repensarmos a nossa vida como um todo e mais, fazermos uma autoanálise, onde julgamos se estamos no caminho certo para uma vida plena e feliz.
O engraçado de tudo isso, é que fazemos isso, nos apegando apenas a parâmetros materiais, observando se conseguimos um salário melhor, uma casa melhor, um emprego melhor, um carro melhor... E deixamos de lado o mais importante: o quanto de amor nós espalhamos por esse mundo no ano que passou, o quanto de bem que fizemos neste ano que passou, o quanto de gentileza que praticamos no ano que passou, o quanto de empatia que sentimos no ano que passou...
Pois é, somos materialistas! Não tem jeito, essa é uma característica humana que é enraizada em nosso DNA e passada de geração em geração como uma maldição, que nos assombra e nos obriga a sermos cada vez mais capitalistas, mais consumistas, mais individuais, mais fechados ao ter e distantes do ser.
Esse ano, não trago apenas uma mensagem de Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Não, eu desejo para você um excelente dia, todos os dias, rezo para que você tenha uma vida sempre melhor do que era antigamente e que você sempre evolua como ser humano.
Por isso, esse ano eu resolvi fazer diferente. Não quero te desejar apenas aquelas coisas que se deseja nessa época. Esse ano eu quero te desejar muito mais! Para essas festas, eu desejo que você possa espalhar ainda mais amor no mundo, possa praticar ainda mais o bem, possa ser gentil com todos a sua volta, possa se sentir uma pessoa amada, possa encontrar a felicidade nas pequenas coisas, possa deixar de lado o consumo e se preocupar mais em ser uma pessoa melhor, possa ser uma pessoa melhor.
Para o ano de 2019, eu desejo que você possa ser uma pessoa mais ativa, que pare de reclamar das coisas que você não tem poder para mudar e as que você tem poder para mudar, que você as mude. Desejo que você tenha sempre um porto seguro, que você possa dividir com as pessoas que te amam os seus problemas, que nenhum mal te aflija a ponto de você perder as esperanças e que por mais que as coisas fiquem ruins, que você se lembre que sempre não é todo dia.
Em 2018, entrei em campanha para espalhar o amor, escrevi um livro sobre o assunto e tenho trabalhado abertamente, para fazer com que as pessoas se sintam sempre à vontade com quem elas são, que não se esqueçam que por mais que a nossa sociedade tente fazer com que elas se sintam indesejadas, ainda assim, elas saibam que há pessoas que as amam muito, que as querem muito bem.
Aprendi, que compaixão e empatia são muito mais do que você chorar quando te contam uma história triste e comovente, esses sentimentos, assim como o amor, você não os sente, você os vive, eles são sentimentos ação, que te fazem agir, que te levam a fazer algo. Portanto, busco fazer com que todas as pessoas possam se sentir melhor do que estavam, depois que me encontram.
Eu percebi, que a máxima de Antoine de Saint-Exupéry de que “você é eternamente responsável por aquilo que cativa”, se mantém atual até hoje. E por tal máxima, que me mantenho fiel a esses meus pensamentos. Já quis ser rico, ser famoso, ser poderoso, ser reconhecido...
Hoje, ao fim de mais um ano vivido, de mais um período de reflexão, de mais uma jornada, desisti desses desejos tão pequenos e me fechei em ser a única coisa que me é propósito nessa vida. Hoje, só quero amar e ser amado, só quero mesmo é ser feliz. E como bem disse Belchior: “Eu já não posso mais sofrer no ano passado”, então, sigo em frente, buscando a minha felicidade. E desejo o mesmo para você! Tenha e faça um excelente 2019!

Um grande beijo em seu coração, do amigo Victor Hugo de Souza Mendes, o Victão!

2 comentários:

  1. Excelente a mensagem. Só ressalvo a citação de Saint-Exupéry, porque ainda continuo analisando cá comigo o alcance e a grande responsabilidade nela ínsíta...rsrsrsr
    Ah, qual o título do seu livro? Como adquirir?
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Eneida, meu livro se chama: (Nunca) Se Apaixone Por Um Poeta E Suas Causas e está a venda em e-book na Amazon.
      Quanto a citação, eu adoro ela, acho que é uma das poucas verdades que existem.

      Excluir