sábado, 28 de outubro de 2017

Ser Flamengo

Ser Flamengo

Vejo amigos meus reclamando sobre o Flamengo, quando nem é o time deles, vejo gente dizendo que somos arrogantes, prepotentes, que somos pessoas piores, por torcermos justamente para o time vermelho e preto da Gávea. Pois bem, pra você, meu caro, só posso dizer, me desculpe, mas Flamengo é diferente de tudo o que existe. Não é o time, não são os jogadores, não é a diretoria, não é o craque... O que nos torna diferentes, é simplesmente o fato de que SOMOS FLAMENGO.
Flamengo não se explica, se sente. É você jogar com um time com maior qualidade técnica, com jogadores mais bem preparados, com um centro de treinamento mais estruturado e mesmo assim, ter certeza da vitória, não porque você é maluco, porque você é um sonhador, mas simplesmente pelo fato de que no seu coração entoa o cântico "Flamengo até morrer eu sou". Não, não sumimos quando fomos eliminados na fase de grupo da Libertadores e nem quando perdemos a final da Copa do Brasil, apenas estávamos reunindo forças para voltarmos a lutar. Sabe quando você toma uma porrada e precisa se reorganizar, para saber se corre ou se luta? Pois é, a gente luta.
Quem realmente faz a diferença é a Massa. É a Nação Rubro-Negra. Claro que todos os times trazem paixão aos seus torcedores, mas não sei explicar, só sei sentir. Agradeço ao meu pai por ter me feito rubro-negro desde o primeiro dia da minha vida, tendo a certeza de que farei o mesmo pelos meus filhos. Flamengo é saber que perder só é permitido quando há entrega, há sacrifício.
Quando o Flamengo joga, acreditamos que podemos virar até o último minuto, até o apito final do juiz, desde que vejamos que o time está lutando. Por isso, desde sempre aprendi que quando não dá na técnica, vamos na raça. Aí, meu caro, com a Nação, dentro do Maraca, ninguém consegue encarar. Não somos rubro negros, flamenguistas, urubus, flavelados ou qualquer outra denominação que nos empregam.
Saibam, todos vocês, que nós, somos FLAMENGO. Como já disse o poeta: 'Inda bem que eu sou Flamengo, mesmo quando ele não vai bem, algo me diz em rubro-negro, que o sofrimento leva além...". Pois é isso, ser Flamengo é acreditar que o dia seguinte sempre será melhor e que algo melhor sempre está por vir. Acreditem, existem místicas e místicas, e a do Flamengo é que ele é FLAMENGO.
Por mais que todos neguem, o Flamengo incomoda, o Flamengo causa essa coisa de amor e ódio, a pessoa não consegue ser indiferente ao Flamengo. Como bem disse o tricolor Nelson Rodrigues: “Cada brasileiro, vivo ou morto já foi Flamengo por um instante, por um dia” e por isso mesmo, geramos esses sentimentos conflitantes.
Mas a verdade é uma só, não tem que entre no Maraca lotado, assista a Nação Rubro-Negra dando show, gritando, tocando seus instrumentos e balançando suas bandeiras e consiga não se emocionar. Não dá pra ficar ali e não sentir no peito uma emoção arrebatadora, uma vontade de gritar junto, de fazer parte daquela massa.
E não é só no futebol! Somos isso. O Flamengo é assim, agora, até nos e-esportes estamos participando e já nas seletivas de escolha dos participantes do time, houve torcida, gritos de incentivo, cobranças... Nós somos assim, queremos ver o Flamengo sempre sendo Flamengo.
Por isso nos causa estranheza ver nosso time jogando só com técnica. Como pra nós, craque o Flamengo faz em casa, qualidade técnica é o mínimo que qualquer time que perfile com as nossas cores deva ter, contudo, ainda assim, nunca poderá faltar a raça. Tem que correr, tem que suar, tem que dar carrinho, tem que vibrar, tem que acreditar até o último minuto, até a última bola.
Ser Flamengo é acreditar que o Rodrigo Mendes vai acertar aquele chute aos 39” do segundo tempo e dar o título pra gente. É empurrar a bola Pet aos 43” do segundo tempo com a mão, mesmo que aquela não seja a melhor posição de cobrança do Pet. É assoprar o Angelim, para que ele alcance aquela bola cruzada e marcar o gol do hexacampeonato. Ser Flamengo é você ir contra todos os prognósticos. É ver o Neymar destruir num jogo na Vila Belmiro, marcar o gol mais bonito do ano e ainda assim, acreditar que o R10 vai fazer a diferença.
Ser Flamengo é estar na zona de rebaixamento, como em 2007 e ainda assim acreditar que chegar na Libertadores é possível. É estar com 89% de chance de rebaixamento, como em 2004, precisando vencer 8 jogos em 11 e ainda assim ficar sossegado, pois: Aqui é Flamengo!
Outros gritam: “Vai, Corinthians”, enquanto nós gritamos: “Vamos, Flamengo”. Aqui a gente tá junto, aqui a gente faz parte, aqui a gente tem certeza que lotar o Maracanã faz diferença, a gente sabe que somos o 1º jogador e não o 12º como alguns afirmam. Aqui, tem jogo em que a jogada mais bonita é feita na arquibancada.
Ser Flamengo é saber que nem tudo é perfeito, mas que uma vitória nossa muda o seu dia. Ser Flamengo é você se alegrar com uma vitória e chegar a passar mal com uma derrota, ficar triste, deprimido, mesmo sabendo que no próximo jogo tudo pode mudar.
Ser Flamengo é reverenciar o passado, engrandecer o presente e fertilizar o futuro. É não ter estádio e fazer de qualquer estádio a nossa casa. É poder falar que em qualquer lugar que a gente jogue, estaremos em casa, pois somos os maiores do mundo, não sou eu quem está falando, é a FIFA.
Ser Flamengo é isso, é ser uma pessoa diferenciada, é ter um dia para exaltar a instituição, mas é ter o dia de hoje para exaltar a nós mesmos, que somos quem na verdade faz o Flamengo. Podem passar diretorias, técnicos, comissões técnicas, atletas, craques, jogadores botinudos, jogadores ruins, jogadores memoráveis, jogadores que honra a camisa, jogadores que nunca pisaram no gramado de jogo, conselheiros, beneméritos, patrocinadores e tudo mais... Tudo isso passa. Só tem uma coisa que não passa no Flamengo, a sua torcida, a massa, a magnética, a NAÇÃO RUBRO NEGRA! E hoje é o dia de exaltar a ela, por tantos e tantos títulos que eu já conquistamos para o Flamengo, afinal, sem nós, não existiria o Flamengo como ele é. Feliz dia do flamenguista para quem criou o dia, mas pra nós é FELIZ DIA DO FLAMENGO!

SRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário