quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Portas E Janelas

Portas E Janelas

A vida realmente é uma caixinha de surpresas, sabe? Você pega, se propõe a algo, mas a vida te joga pra cima, te joga pra baixo, te vira de ponta cabeça, faz um bando de coisa e te faz dar uma reviravolta. Já falei algumas vezes que considero a vida como uma grande montanha russa onde você não consegue ver além da próxima curva, sendo assim, cada novo movimento que você faz com o carrinho nos trilhos da montanha russa é um Deus nos acuda.
Eu falo isso, porque tenho esse espírito aventureiro, gosto mesmo de me jogar, não curto fazer muitos planos a longo prazo. Já fiz muito isso, já fui de programar 5, 10, 20 anos à frente, contudo, com o passar dos anos e as frustrações causadas com as alterações ou simplesmente abandono de planos, me fez encarar essa nova forma de ver a vida.
E essa nova forma me trouxe muito mais tranquilidade para viver e felicidade em viver. Afinal, não sou mais escravo de planos mirabolantes de longo prazo, não vivo mais com aquela ideia fixa de juntar um milhão de reais em um ano, em comprar uma casa nova ou de fazer uma viagem de dois meses pelo mundo afora.
Não, isso já não me pertence mais. Me desvencilhei das amarras dessas obrigações mundanas. Hoje a única obrigação que ponho em meus ombros é a obrigação de ser hoje mais feliz do que eu consegui ser ontem, para amanhã acordar e repetir o desafio. Há dias em que eu consigo bater minha meta, dias em que não consigo ser tão eficaz, mas não me abato, no dia seguinte acordo, olho pro céu, agradeço pelo dom da minha vida e começo tudo de novo.
Falei muito sobre a minha forma de ver e encarar o mundo hoje em dia, para poder me colocar no cerne do assunto central deste texto. A vida é mesmo uma caixinha de surpresas!!! Falo isso no bom sentido, acreditando mesmo naquele dito popular de que Deus nunca fecha uma porta sem deixar uma janela aberta. Nós, que muitas vezes apenas nos fixamos na porta, que foi fechada e nos esquecemos de olhar para o lado e ver que tem uma janela do chão ao teto, bem ao lado.
Muitas vezes, nos fixamos em coisas, que parece que não são feitas para nós, seja um emprego, uma amizade, um relacionamento, uma profissão, um emprego... Ficamos nessas coisas, mesmo com elas nos fazendo mal, mesmo com elas nos pondo pra baixo, nos deixando debilitados física e mentalmente, contudo, sem que nos demos conta de olhar pro lado, de ver que aquilo ali já não é mais pra gente.
Mas ainda assim, insistimos, pegamos a maçaneta da porta, balançamos pra cima e pra baixo, crentes que aquilo fará a porta se abrir novamente, mas já é tarde, aquela porta já foi trancada, selada e concretada. Porém, ainda assim, nos apegamos a ela, ficamos certos de que aquela porta vai voltar a se abrir e nem nos damos conta da brisa fresca que está entrando pela janela ao nosso lado e nos trazendo novos ares, novas oportunidades.
Quando você percebe o bem que faz abandonar as portas fechadas e passar a encarar o mundo que se esconde por trás das janelas, que esse mundo pode ser muito mais colorido, cheio de vida e interessante do que um quarto com a janela trancada atrás de uma cortina feia e pesada. O mais engraçado disso, é quando você muda o seu paradigma e percebe o quanto de tempo você perdeu se prendendo em um cômodo escuro, quente, com mobília velha e que já não te cabia mais lá dentro.
Hoje, me pego mais aberto aos fechamentos de porta que a vida me apresenta, pois tenho a certeza de que uma janela hoje, pode ser muito melhor do que uma porta. Em todos os aspectos da minha vida, eu tive mudanças mega radicais. Deixei emprego, abandonei área profissional, terminei relacionamento, cansei de certas amizades, abri mão das portas que já não se abriam para mim e busquei me aproveitar do frescor das janelas que se abriram em minha vida.
Arrumei uma nova área de atuação, novos amigos, estou me relacionando com novas pessoas, tudo isso porque eu pude mergulhar de cabeça nessas janelas que se abriram. E essas janelas estão oxigenando a minha vida, me trazendo novos ânimos, novas aspirações, novos anseios, novos desejos... Mas como eu disse, meus planos atualmente são todos de curto prazo, com objetivos rápidos de serem alcançados, você vai criando uma onda positiva para você, capaz de ser justamente a maré de sorte que você precisa para deixar pra trás uma porta fechada.

Concretamente, você pode até sofrer por uma porta fechada, você pode achar que o seu mundo vai se acabar, que você não conseguirá nunca mais ver o mundo, pois aquela porta se fechou, contudo, se você der uma oportunidade, o mundo é extremamente capaz de te surpreender e te fazer sair por uma janela, que te levará para um mundo muito melhor do que o que você vivia antes de aquela porta se fechar. Então, deixe a vida te surpreender, quando a porta se fechar, procure as janelas, elas estão lá e são capazes de te surpreender, basta que você se permita ir por outros caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário