quarta-feira, 29 de março de 2017

Ciúme Não É Legal

Ciúme Não É Legal

Olha, de uns tempos para cá, tenho visto tantas coisas favoráveis ao ciúme, mas é tanta coisa mesmo, que me surpreende esse tipo de coisas. Por muito tempo, eu sempre achei que ciúmes eram algo normal, natural e até mesmo aceitável. Acontece, que com o tempo, com a amadurecimento, com uma nova visão de mundo, revi essa posição, principalmente vivendo isso em relacionamentos.
Engraçado, que todos que defendem os ciúmes sempre associam o mesmo ao amor, dizem que quem ama tem que ter ciúmes, tem que meter o louco, tem que espernear, tem que gritar, tem que brigar, tem que fazer e acontecer, tem que fazer com que a pessoa amada se sinta sempre controlada e sempre vigiada.
Nunca fui do tipo de pessoa de ter ciúmes, sempre tive a ideia de que se a pessoa tá comigo é por escolha dela, é porque ela está afim de estar comigo e porque quer mesmo que eu esteja em sua vida. Quando a pessoa já começa com cobranças indevidas, com críticas e com todas essas baboseiras, isso não me traz qualquer sentimento bom.
Isso me traz um sentimento muito ruim, não gosto de viver com desconfiança, com cobranças, com peso de relacionamentos que eu não tive. Geralmente, uma pessoa que acha normal esse tipo de atitude, não tem como ver a lesão e a agressão que é esse tipo de atitude.
Mas me incomoda esse aumento da defesa do ciúme entre as pessoas, pois dá a impressão de que todas as pessoas são merecedoras de desconfiança, que todo mundo precisa estar sob os olhares inquisidores, estar sempre sendo testado pela outra pessoa do relacionamento. Eu sou da teoria de que se as pessoas querem estar juntas, elas estão juntas e por isso mesmo se mantém juntas.
Não é porque alguém quer ter as senhas das minhas redes sociais e do meu celular que a pessoa vai saber mais de mim, bem como, não é porque eu não abro essas informações para alguém que eu estou escondendo algo, mas, tão somente, porque eu valorizo muito a minha individualidade. Aliás, valorizo a individualidade de cada um, não me preocupo com o que a pessoa está fazendo longe de mim ou se ela está falando com alguém pelas minhas costas, até porque, meu caráter fala por mim.
Se eu me disponho a estar com alguém, se eu me proponho a estar numa relação, acho que isso já deveria bastar para essa pessoa. Acredito piamente nisso, que isso é o que conta. Mas não sou eu o fenômeno aqui a ser estudado, mas sim o fato de as pessoas estarem assumindo abertamente, seja em redes sociais ou em suas atitudes ao vivo, as pessoas estão propagando e muito que são ciumentas, querem que todos saibam que assim elas o são.
O mais impressionante é que elas jogam isso na cara de quem quer que seja, até dos seus interesses amorosos. Daí, pra mim, acaba se tornando algo ainda mais bizarro, pois as pessoas se vangloriam de coisas que pra mim parecem loucura. Ando vendo tantas coisas nas redes sociais, que fico impressionado.
É um tal de namorada mandando print de conversas que teve com mulheres interessadas no seu namorado, através de aplicativos de conversas deles, homem dizendo que quebrou o celular da esposa porque viu ela mandar mensagens para outro homem, é gente que fica psicótica com o fato de ter alguém em sua vida, que é capaz de fazer qualquer coisa para manter esse tido “controle” que tem sobre a pessoa, quando no fundo, acho que o ideal é apenas viver a relação.
Esse festival de ciúmes, tem trazido consigo uma onda de crimes passionais, pessoas matando em nome de um amor que ao meu ver, passa longe do que eu considero amor. É gente que diz que ama e que com tanto amor, chega até a ficar cego, sendo capaz de cometer as maiores loucuras e nome desse amor, como xingar, agredir, machucar, humilhar e até matar a pessoa “amada”.
Aí que mora o meu principal problema com o ciúme, a pessoa justifica todo o tipo de atitude errada que ela possa ter, dizendo que faz isso por amor. Daí eu me pergunto: que tipo de amor é esse que vocês praticam e comungam que é capaz de fazer mal a outra pessoa? Eu não consigo entender isso. Não estou falando que não é pra você não ter cuidado e zelo com o seu parceiro, isso você precisa e deve ter. Estou falando de ciúmes, quando a pessoa é capaz de fazer loucuras.
Quando você cuida, você vai demonstrar carinho, vai demonstrar interesse, vai buscar informações, mas tudo isso sabendo respeitar a individualidade do parceiro, sem achar que tem posse sobre ele, sabendo que sua forma de agir não tem nada a ver com maus tratos, com agressão ou coisas afins. A verdade é que quando você cuida, se preocupa, você além de tudo, confia e respeita as individualidades.
Já ouvi casos de pessoas que contrataram detetives particulares para perseguir o parceiro, ou então, que baixam aplicativo espião no celular e computador do companheiro. Tem gente que é capaz de coisas inimagináveis e fala que faz isso pelo bem da pessoa “amada”. Eu não consigo concordar com essa ideia. Por isso mesmo, que pra mim, ciúme não é algo relacionado ao amor, isso na verdade é algo relacionado a controle, posse e também uma certa maldade, não é amor isso.
Portanto, parem com essa campanha pró-ciúmes! Ciúme não serve pra nada, só serve pra mostrar que você não tem equilíbrio suficiente para estar em um relacionamento saudável e estar com uma pessoa a seu lado. Busque pensar de uma forma mais aberta, se valorize, a pessoa está com você por escolha dela e não porque você o pressiona. Assim, é só deixar rolar, por essas suas neuras de lado e curtir uma relação vívida com alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário