terça-feira, 22 de agosto de 2017

O Meu Irmão Mais Velho

O Meu Irmão Mais Velho

Hoje é o dia dele, que é o meu primeiro grande amigo, aquele que me desejou mais do que todos nesse mundo, que zelou e zela por mim desde que me percebeu na barriga da minha mãe, até o meu último suspiro. É o dia do meu primeiro amigo, do meu irmão mais velho, daquele que cansou de me colocar em furadas só pela diversão de ser o mais velho, mas que era o primeiro a me defender quando eu me colocava em furadas.
Vinte e dois de agosto, para a maioria das pessoas é o dia do folclore, mas pra mim não tem nada de lenda e mistérios, é o dia do meu irmãozão, daquele que sempre e sempre me serve de exemplo. É o cara que me fez entender como você consegue amar à distância, mesmo sendo esse amor fraternal, mas ainda assim, não poder estar perto dele sempre que eu gostaria, me é forte demais.
Não sou do tipo de pessoa de ficar fazendo média com as pessoas só por elas serem da minha família, mas aprendi com o tempo a gostar muito da minha família, ainda mais do meu núcleo familiar original, com a minha mãe, meu pai e meus irmãos.
Claro que tivemos problemas como irmãos, brigamos, tivemos desentendimentos, mas uma coisa que sempre aprendemos aqui em casa é que nunca podíamos ir dormir sem que estivéssemos minimamente bem um com o outro. E é assim até hoje. Embora não tenhamos mais aquelas coisas de crianças de discutirmos por coisas poucas, por ter pegado a figurinha do outro, ou por não querer por o jogo do vídeo game para dois.
Pois é, coisas poucas, de crianças, como eu disse, que já não fazem mais parte das nossas vidas, mas que hoje me são lembradas com tamanha alegria. Meu irmão me traz tantas lembranças de infância, milhares delas me remetem a nossa união. Apesar de não sermos mega ligados por gostos e escolhas pessoais, somos muito ligados por essa coisa da nossa irmandade.
Percebam que já somos ligados pelo nosso mês de aniversário, aliás, na verdade, era pra eu ter nascido a partir de dois dias antes do dele, mas como eu sou um cara muito independente, preferi vir antes, mas ainda assim próximo a ele, para que pudéssemos manter essa ligação entre nós.
Foi graças a essa ligação que conseguimos nos unir mais e mais para conseguirmos somar presentes de aniversários, de dias da criança e de natal. Quantas e quantas noites não passamos brincando de Comandos em Ação, jogando vídeo games ou simplesmente vendo filmes.
Meu irmão tem muitas influências sobre os meus gostos, mas talvez cinema, música e games talvez sejam as maiores. Eu convivi com ele praticamente todos os dias, dormindo no mesmo quarto por uns 20 e tantos anos. Dividíamos a TV, o vídeo game, o aparelho de som, então, sempre tínhamos que chegar ao acordo por nossos gostos, para que ambos nos divertíssemos com as escolhas.
Lembro bem da primeira vez que eu vi Star Wars, numa TV de tubo que tínhamos na sala do nosso apartamento na rua Vasco da Gama, eu não entendia nada daquilo, devia de ter 4 ou 5 anos, mas era tão legal assistir ao filme com o meu irmão, que essa paixão nos une até hoje. Fomos assistir já a algumas estreias de filmes do Star Wars no cinema.
É engraçado isso, hoje, tenho apenas 4 anos de diferença para o meu irmão, ele hoje está fazendo 39 anos, mas quando éramos crianças, a diferença era enorme. Isso me fazia querer sempre estar perto dele, fazer o que ele fazia, comer o que ele comia, agir como ele agia, falar como ele falava... Acho que como todo e qualquer irmão mais novo, quando eu era criança eu apenas queria ser o meu irmão mais velho.
Quando a gente é criança, a gente vê tudo de forma superlativa, pra nós era sempre vê nossos irmãos bem maiores, a gente vê eles mais espertos, mais rápidos, mais capazes mais fortes... Se nossos pais são nossos super-heróis quase para que a nossa vida inteira, nossos irmãos mais velhos são aquele espelho, aqueles que queremos ser quando crescermos.
Acho muito interessante a música Além Do Espelho do grande mestre João Nogueira: que fala de uma coisa de pai e filho, de que quando o filho olha no espelho os seus olhos, ele já não reconhece apenas como seus, mas como do seu pai também. Vejo que se aplica muito também essa música para essa relação minha com o meu irmão na infância. Sempre tivemos aquela coisa de eu ter que superá-lo para me provar “digno” de me igualar a ele, de estar perto dele, de poder seguir os seus passos.
Hoje, somos dois homens, meu irmão quase quarentão, casado, morando em São Paulo... Já eu, com 35 anos, solteiro, morando no Rio de Janeiro, mas ainda assim, vejo o meu irmão como exemplo, vejo ele não como quem eu quero ser, mas sim como um exemplo, como um espelho, como alguém como a gente fazia quando criança, que eu tenho que chegar no mesmo patamar, para me sentir digno de sentar na mesma mesa que ele. Meu irmão, continue sendo esse meu patamar a ser alcançado, me servindo de espelho, me lembrando que a cada dia eu posso me superar, pois em nossas veias correm os mesmos genes, o mesmo sangue. Te amo, mesmo de longe espero que você nunca se esqueça disso.

Um comentário:

  1. Que lindo cara. Essa ligação de irmão mais velho é coisa de Deus mesmo. 😁😁 Tá belíssimo a sua mensagem. Quisera eu ter um irmão assim como vc. Pra me escrever coisas tão lindas. 😁

    ResponderExcluir