segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ser Sincero Num Mundo De Mentiras

Ser Sincero Num Mundo De Mentiras

Eu me assumo uma pessoa extremamente prosaica, mas quando falo isso, não se prenda ao significado meramente formal da coisa, a vida me fez aprender que eu preciso ter sempre o real significado do que a pessoa quer dizer e não ficar supondo o que a pessoa quis dizer para mim. Falo que aprendi isso com a vida, porque é a mais pura verdade, em muitos momentos da minha vida eu quis deduzir o que alguém estava querendo falar, supunha situações, acreditava que minhas interpretações eram as mais corretas, mas no fim das contas, eu quem era responsável por interpretar o que a pessoa havia dito ou falado e não ela.
Isso é um problema, principalmente quando você é muito direto no que você fala, você não faz jogo, você não gosta de usar meias palavras, você não se vale de subterfúgios. Quando você é uma pessoa direta, você tende a achar que geral vai agir da mesma forma com você, pois você se esquece que as pessoas tendem a agir da melhor forma para esconderem sentimentos, esconderem seus pensamentos, esconderem as reais intenções delas.
Quando você busca ser sempre sincero, as pessoas esquecem que isso não é uma virtude, é apenas uma forma e você encarar a vida, pois quando você não agia assim, você simplesmente não conseguia o melhor das pessoas e muito menos o melhor de você. Você era um fingidor, você era como os outros, escondia sentimentos, mentia sobre o que pensava, dissimulava, simulava, omitia, brincava e assim você ia agindo, como todos a sua volta, brincando com os sentimentos alheios e não respeitando a você e aos outros com quem você se relacionava.
Muitas vezes, você fala algo que pode magoar alguém na hora, mas é melhor falar algo que doa na hora, do que você iludir alguém. Ao menos essa é a minha visão, claro. Muitas pessoas podem achar que vale a pena mentir, simular e outras coisas assim. Pra mim, as pessoas se prendem às mentiras, simplesmente porque elas preferem sempre acreditar no que lhes convém.
É uma coisa simples, quando a pessoa ouve uma frase simples como um tudo bem, ela pode ter duas interpretações, a de que está tudo bem, como a pessoa está fazendo questão de falar, ou que tem algo que não está bem. Eu, quando falo que algo está bem pra mim, é porque está bem. Quando falo que não está bem, é porque não está bem. E isso pode parecer simples de se falar, mas tente se lembrar da última vez que alguém foi extremamente sincero com você. Se lembre daquela pessoa que sempre disse as coisas de forma direta para você, sem que você tivesse que interpretar ou ter dúvidas sobre o que você queria dizer?
Pois é, no momento atual da minha vida, ando vendo que isso é um problema sério, as pessoas gostam disso, gostam de dissimular, simular, mentir, omitir, fingir e enganar. Já disse algumas vezes que as pessoas têm procurado se proteger de problemas, justamente, passando a não mais falar a verdade, a agirem com a mentira, para que possam se beneficiar.
É um tal de pessoa falar que ama só pra manter um relacionamento ou então para ter uma certa ascensão sobre a outra, ou ainda para poder transar com a pessoa, mas quando na verdade, esse sentimento não existe, mas ainda assim, a pessoa prefere fazer um outro acreditar que isso seja verdade, meramente para poder conquistar o seu objetivo.
O complicado disso, é que as pessoas andam tão acostumadas as pessoas simulando, iludindo e enganando, que quando dão de frente com alguém que não faz isso, elas acham estranho, acham que você está justamente fazendo o oposto do que você se propõe, ou seja, quando você está falando algo direto e simples, a pessoa busca uma interpretação totalmente diferente do que você realmente teve como mensagem original.
Ou seja, você, quando passa a ser sincero, é visto como algo tão estranho, tão fora do comum, que é tratado justamente diferente do normal, passando a ser visto como alguém que não está sendo você mesmo, que está sempre jogando, brincando, dissimulando e mentindo. E isso é tão bizarro, mas tão bizarro, que você não consegue mesmo pensar que as coisas sejam realmente assim.
Mas aí você tenta com a primeira pessoa, fala exatamente tudo o que você pensa, diz que tá interessado, que está afim de buscar algo sério, mas que não precisam nomear a relação, apenas quer deixar rolar, mas aí a pessoa acha que você só quer brincar com ela, que não quer nada sério, que pra você, a boa é ficar só na sacanagem, sem qualquer envolvimento sério. Sendo que, não é nada disso, você pegou e falou abertamente com a pessoa o que você pensa e o que você quer com a pessoa, mas ainda assim, isso não é suficiente para ela, ela quer algo mais, contudo, diz pra você que está tudo bem, que te entende e que está tudo maravilhoso.
Daí eu me pergunto: como eu posso saber o que a pessoa realmente está pensando se ela não me disser?! Não tem como. Canso de falar isso, eu não tenho ainda o poder de adivinhação e muito menos o de ler pensamentos, então, não posso ser responsável pelo que você está pensando. Logo, não me culpe se interpretei mal um tudo bem seu, pois te dei várias oportunidades de me dizer se estava tudo bem mesmo ou se você apenas estava desconversando. Por isso mesmo tenho a mania de perguntar a mesma coisa duas ou três vezes, que é para me desobrigar de interpretações erradas.
Ou seja, se você me diz que o céu é azul, só posso acreditar que o céu é azul. Jamais vou me imaginar que o céu é de outra cor, pois você me disse claramente que ele era azul e isso me deixa extremamente sossegado, afinal, eu dou credibilidade para a palavra da pessoa e nada me fará questionar isso. Para mim, prefiro continuar sendo mal interpretado e ainda assim me mantendo fiel ao que acredito, sincero e mantendo meu compromisso com a verdade, embora, ainda assim, eu esteja sempre sendo mal interpretado pelas pessoas, do que me render ao jogo da simulação e passar a fazer aquilo tudo que eu não concordo e não aceito que façam comigo.
Então, de uma forma bem simples e bem grosseira, aceite que existam pessoas sinceras, que quando elas falam sim elas realmente estão dizendo sim, que quando elas dizem não, elas realmente estão dizendo não e mais, quando elas falam que gostam de você, é isso que elas sentem, nem mais, nem menos, elas valorizam a sua companhia, querem você por perto, esperam que as coisas aconteçam com mais facilidade entre vocês, mas não necessariamente quer dizer que vocês vão ter um relacionamento, casar e constituir família, apenas que a pessoa, sinceramente, gosta de você e quer que isso te basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário