segunda-feira, 10 de julho de 2017

Amizade É Intensidade

Amizade É Intensidade

Acho engraçadas as pessoas que só conseguem considerar seus amigos pessoas que convivem com ela quase que diariamente, que precisam estar juntos o tempo todo, que se o amigo não dá sinal de vida, fica puto, reclama, fica de mal, faz pirraça, coisas assim... Gente que precisa que o amigo fique 24 horas por dia a sua disposição e mede as amizades por isso. Não é algo normal ou natural pra mim.
Esse fim de semana eu pude rever dois dos meus melhores amigos, no mesmo dia. Assisti ao jogo do Flamengo na nova casa de um e pude acompanhar a estreia da banda de outro na noite da Cidade Maravilhosa. Programas totalmente simples e que alegraram e muito o meu coração, pois mostraram que mesmo sem ver os dois há tempos, mesmo assim, as amizades não se alteraram em nada.
O curioso disso, é que não estamos mais na época de colégio, onde podíamos nos ver todos os dias, quando saíamos de tarde pra ir ao shopping, cinema, praia, jogar bola... Não temos mais tempo para passar uma tarde sentados no sofá da sala vendo TV, fazendo campeonato de vídeo game, ou ainda vendo vídeos na internet.
Nos conhecemos na época de colégio, adolescentes, hoje somos adultos, os dois pais de família. Um pelas vias naturais, tendo um filho lindo de quase 4 anos já, o outro pelas vias afetivas, ganhando uma filha que hoje está indo até pra faculdade, com seus 18 anos. Ambos mais novos do que eu, mas com as obrigações de ter a responsabilidade de cuidar de uma outra vida.
Por essas e outras tantas mudanças em nossas vidas, como carreira profissional, família, novos amigos e tudo mais, a gente acaba não podendo muito estarmos juntos como gostaríamos, nos encontramos quando dá, naquelas ocasiões especiais, de aniversários, um chopp de vez em quando, ou um encontro aleatório no meio da rua, pois não temos mais a facilidade que épocas antigas nos impunham.
Sempre falei que sou um cara que consigo ter muitos amigos, mas valorizo muito aquelas pessoas que conseguem ser meus amigos mesmo não estando pessoalmente presentes em minha vida, contudo, eles estão presentes na minha vida sempre que eu preciso e eu na vida deles sempre que eles precisam. Então, não entro nessas questões de que amigo é só quem está o tempo todo com você, mas pra mim, amigo é quem está com você, não necessariamente de corpo, mas sim de alma.
E qual o porquê de eu falar de alma? Simples, meu caro leitor, há pessoas que se conectam com a gente em um nível muito mais profundo. Pessoas essas, que você não precisa estar junto por horas a fio, mas que sabem aproveitar os minutos que estão juntos, que se entendem mesmo depois de não se falarem por meses, daqueles que mesmo depois de tanto tempo fazem piadas e se entendem, conversam sobre todos os assuntos e se entendem, são pessoas que o tempo não afasta de nós, entende?
Eu aprecio muito a amizade deles, meus amigos são pessoas impressionantemente maravilhosas. Sei que eu muitas vezes acabo não conseguindo vê-los o tanto quanto eu gostaria e eles merecem, mas ainda assim eles não me criticam por isso, não ficam me cobrando, não ficam de mal comigo, muito pelo contrário, tiramos até sarro disso, sabemos que não dá pra passarmos por cima de tanto tempo que passamos juntos, que não se despreza os momentos que vivemos juntos.
O que mais gosto disso tudo, é saber que nossas amizades não dependem de estarmos o tempo todo juntos, não precisamos nos falar todos os dias, muito menos nos ver todos os dias para continuarmos mantendo nossa amizade. Nós simplesmente somos amigos, passem dias, semanas, meses ou anos e ainda assim, nada muda o que sentimos uns pelos outros. Ainda assim, será sempre um prazer tomar uma cerveja com eles, bater um papo animado, assistir ao futebol, jogar vídeo game, conversar sobre a vida, sobre os planos, sobre os próximos projetos...
É uma coisa muito básica, amizade não é medida por tempo, mas sim por intensidade. Por isso mesmo, vejo gente reclamando de ausência dos amigos, mas não fazem a menor questão de procurá-los, gente que faz maior questão de falar mal dos amigos quando eles não estão por perto ou ainda, gente que prefere fingir amizade, quando na verdade só tem amizade por conveniência ou interesse.
Graças a Deus, fui brindado com amigos de verdade, que não preciso estar colado com eles para sentir o seu amor, carinho e amizade por mim, estou nesse texto falando de dois amigos, mas poderia falar de tantos outros que me vieram a cabeça enquanto eu escrevia esse texto. Eu sou grato por todos os meus amigos que ainda se mantém em minha vida, sejam afinal, amigo é quem está sempre ao seu lado, mas como eu canso de dizer: Sempre não é todo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário