quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Eu Não Sou Fácil De Lidar

Eu Não Sou Fácil De Lidar

Devo admitir que não sou a pessoa mais fácil de se conviver, apesar de ser muito fácil de se agradar, ainda assim, eu sei que eu tenho um gênio forte e um temperamento difícil, o que torna complicada a convivência comigo. Uma amiga minha me disse uma vez o seguinte: “Victão, você não é para quem quer, você é para quem pode”. Na época eu não entendi muito bem o que ela quis dizer com isso, achei até que ela estivesse dando uma implicada comigo, ainda mais, que na época eu me achava ainda mais simples de se lidar do que hoje em dia.
Já hoje, eu tenho plena noção de que sou uma pessoa diferente do senso comum, não gosto de ficar fazendo média com ninguém, penso que ou a pessoa gosta de mim ou ela não gosta de mim, e pronto! Não sou muito de ter pessoas que sejam indiferentes a mim, então, já sei que acabo gerando sentimentos extremos nas pessoas. Por um lado, é bom, pois você sabe que aquela pessoa ou te quer muito bem ou então, te quer muito mal, sendo mais fácil de lidar com elas. Por outro lado, é ruim, pois essa energia negativa se projeta em você, trazendo uma carga muito pesada para mim.
Eu, realmente gosto de saber onde estou me metendo, com quem estou lidando, o que esperar de uma pessoa... Embora seja adepto de surpresas, goste de surpreender e ser surpreendido pelas pessoas, sempre de forma positiva, é claro, ainda assim, sou um fascinado por padrões, por saber como as pessoas funcionam, gosto de analisar as pessoas, de observar seus padrões de comportamento, ver do que ela é capaz ou não, saber os seus cacos fônicos, as suas atitudes sob stress, sua forma de lidar com a pressão, o que deixa sem graça, o que faz a pessoa se irritar... Isso me leva a gostar de pessoas autênticas, que sabem surpreender, aquelas que logo de cara já se mostram como verdadeiramente são, saca? Gosto quando a pessoa já joga na cara logo os seus defeitos, não os mascara ou esconde. É muito ruim você se acostumar com uma pessoa que tem como padrão ser super ativa e do nada ela começa a se mostrar totalmente sedentária, ou alguém que diz curtir um tipo de saída e depois passa a não mais fazer aquele tipo de programa.
Eu sou assim, jogo limpo, já mando logo na cara como eu sou, mostro logo de saída como eu sou, qual é o meu padrão. Sou piadista, fanfarrão, gosto de bar, de beber, de samba, da boemia, de carnaval, de cerveja, de praia, de sol, de verão, de calor, de beijar na boca. Mostro quais são os assuntos que me irritam, gosto de dar opinião sempre que provocado, falo alto, gosto de fazer os outros rirem, primo pelas minhas amizades, tenho problemas com certas intimidades, sou metódico, reclamo se não vejo reciprocidade, troco tudo para ver o Mengão jogar, faço tudo pela minha família, gosto de planejar meus programas, já tive rolo com muitas amigas minhas, falo palavrão, falo gírias, sou reclamão, odeio frio, sou alérgico à muitas coisas, ou seja, sou cheio dos defeitos, e quando falo cheio, quero dizer cheio mesmo. Ocorre que demonstro tudo isso logo de cara, não mascaro quem sou ou finjo ser uma outra pessoa.
Pra mim, importa e muito ser autêntico e original, me mantenho fiel a mim mesmo e aos meus princípios, desta feita, acabo sento enfático sobre o que quero e o que eu não quero e assim, me mostro, em certos aspectos, uma pessoa difícil de lidar, contudo, só até a página dois. Sou do tipo de pessoa que quando você aprende a lidar, sou uma seda, mas se você não sabe, sou uma lixa. Por ser muito direto e honesto sobre como sou e como gosto de ser, não abro muita brecha para intepretações ambíguas ou desconexas sobre quem sou e como sou. A pessoa percebe que comigo o papo é muito reto, não tenho muito rodeio pras coisas.
O engraçado disso tudo, é que as pessoas ainda assim me acham surpreendente, por muitos me verem sempre com a cara fechada, ando assim como uma forma de espantar mesmo as pessoas chatas que gostam de puxar papo comigo na rua, BRT e metrô, julgam que eu seja um cara mal-humorado e tal, mas quando convivem mais comigo, percebem que não é nada disso. Eu sou do tipo de pessoa que choco de primeira, as pessoas se assustam um pouco, com um homem, negro, relativamente alto, corpulento, que fala alto e anda rápido e de cara fechada.
Mas o meu padrão real não é esse. Eu sou muito mais do que a superfície mostra. Quem me olha na rua, nunca vai imaginar que eu sou dono desse espaço, onde mostro um lado mais calmo e sensível, olha aí eu sendo surpreendente. Como já falei num outro texto, eu sou vários eus, o meu padrão é de ser multifacetado, de ter diversos jeitos e estilos, de ter minha vida sempre com várias possibilidades e nunca fechada em um único padrão. Eu sou aquele ponto fora da curva. Até por isso, muita gente acaba se surpreendendo ao saber que tenho certos pensamentos tão diferentes da imagem que as pessoas me associam.
Então, seguindo assim, realmente não sou pra quem quer conviver comigo, sou pra quem pode, sou pra pessoas sem mimimi, pessoas que não tenham frescura com palavrão, com gente que não esquenta por eu falar alto, por eu ser aficionado por algumas músicas e ficar ouvindo elas ininterruptamente, por eu ter um jeito de lidar com os meus problemas, por ser independente ao extremo, chegando a parecer quase individualista em certos momentos, mas não por mal, só por não gostar de causar problema aos outros, sou daqueles que não se apaixona, mas ama profundamente, não tenho muito saco para pessoas com muita frescura, gosto de gente que é mais povão...
Logo, fico por aqui, explicando, que não sou do tipo de pessoa que todo mundo vai gostar, que todo mundo vai querer perto, que todo mundo vai se amarrar em ter como amigo ou ter em sua vida de alguma forma, não sou desses, sou para quem quer me ter por perto, para quem valoriza ter alguém que é autêntico, que não é comum, não é ordinário, sou do tipo de pessoa que é diferente e gosta disso, que valoriza as suas diferenças, que ao se fazer original consegue gerar interesse nas pessoas, se mostra uma pessoa diferenciada e cheia de surpresas para quem está disposto a conhecer esse seu lado B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário