sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Figura De Linguagem


Figura De Linguagem

Andou, correu e voou como numa gradação
Opôs-se à minha presença como numa antítese
Pensei que ia morrer de amor como numa hipérbole
E o tum tum do meu coração se fez como numa onomatopeia
O seu olhar em omissão como numa elipse
Chovendo, assim, no molhado como num pleonasmo
Seduziu, sensualizou, dançou como num assíndeto
 E dançou, e dançou, e dançou, e dançou como numa anáfora
Sorria pra mim, mas me ignorava como numa ironia
O copo de cerveja falava comigo como numa personificação
Fazendo a minha loucura parecer sã como num hipérbato
Com paixão, com amor e com tesão como num polissíndeto
Surrupiou o meu coração de mim como num eufemismo
Tornando-se a minha razão de viver como numa metáfora
Queria trocar a minha paixão por você como numa metonímia
Posso ter todas as figuras de linguagem para tentar retratar
Mas a sintaxe do nosso amor não se explica
A minha gramática e só te amar e amar
Ironicamente, nosso romance não se escreve em verso ou prosa
É literatura moderna, que toma qualquer forma ou conteúdo
É Machado, é Rodrigues, é Coloneze, é Seidel, é Marques
O nosso amor é qualquer coisa, como uma figura de linguagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário